NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 03 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 035 - Módulo 03 - Definindo Critérios de Filtragem e Ordenação em Consultas

Uma das maiores utilidades das consultas é a possibilidade de aplicarmos critérios que servem como filtro para os dados. Por exemplo, podemos querer uma listagem somente com os pedidos para o Brasil ou somente com os pedidos para a cidade de São Paulo. Podemos aplicar critérios de filtragem para qualquer campo, quer este campo seja do tipo Texto, do tipo Numérico, do tipo Data/Hora ou do tipo Lógico. Não podemos aplicar critérios de filtragem a campos do tipo Objeto OLE. 

Conforme veremos neste item, a definição de critérios de filtragem é extremamente simples. Para definir critérios, utilizamos as linhas "Critério" e "Ou", do modo Estrutura da consulta. 

Vamos alterar algumas consultas criadas anteriormente para aprendermos a definir critérios de pesquisa. Para alterar uma consulta, basta abrir a consulta a ser alterada, no Modo Estrutura.

Vamos fazer alguns exemplos práticos. A medida que formos fazendo os exemplos, explicaremos cada critério utilizado.

Exemplo: Definindo critérios para a consulta Exemplo1-Listagem de Pedidos: 

Abra o banco de dados ExConsultas.mdb, que está na pasta C:\CursoAccBasico.mdb, caso este ainda não esteja aberto.

Nas opções da janela banco de dados dê um clique em Consultas.

Dê um clique na consulta Exemplo1-Listagem de Pedidos, para seleciona-la.

Dê um clique no botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ), para acessar o modo estrutura desta consulta.

Vamos iniciar definindo um critério para o campo Paísdedestino.

Ao definirmos um critério utilizamos a linha Critério, porém o critério deve ser colocado na coluna na qual queremos aplicar o filtro. No nosso exemplo queremos aplicar um filtro para o campo País (somente pedidos para o Brasil), por isso devemos colocar o critério no campo Paísdedestino.

No campo PaísDeDestino, na linha critério, digite Brasil, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Definindo um critério para o campo PaísDeDestino.

Observe que após digitar o critério, o Microsoft Access põem o critério entre aspas. Isso acontece porque o campo PaísDeDestino é um campo do tipo texto e todo critério em campos do tipo Texto, deve estar entre aspas.

Agora vamos executar a consulta para observar os resultados obtidos. Para executar a consulta, basta irmos para o modo Folha de dados da consulta. Isto pode ser feito utilizando o comando Exibir -> Modo folha de Dados ou clicando no botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ).

Selecione o comando Exibir -> Modo folha de Dados.

Você obtém uma listagem de Pedidos somente com os pedidos para o Brasil.

Na figura a seguir temos o resultado desta consulta.

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Pedidos para o Brasil.

Você deve obter como resultado uma listagem com 83 pedidos, conforme indicado na parte inferior da tela.

Agora vamos voltar para o modo estrutura e classificar os resultados em ordem crescente do campo DataDoPedido, ou seja, do pedido mais antigo para o pedido mais recente.

Para voltar ao modo estrutura selecione o comando Exibir -> Modo estrutura.

No campo DataDoPedido, na linha Classificação, selecione Crescente, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Ordenando pelo campo DataDoPedido.

Vá para o modo Folha de dados e observe os resultados. Agora a listagem está classificada, em ordem Crescente, pelo campo DataDoPedido, conforme pode ser conferido pela figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Listagem ordenada pelo campo DataDoPedido.

Volte para o modo estrutura da consulta.

Agora vamos definir dois critérios de filtragem. Vamos manter o critério para PaísDeDestino como sendo Brasil e vamos definir um critério para a Cidade. Vamos fazer com que sejam exibidos apenas os pedidos para a cidade de São Paulo.

No campo CidadeDeDestino, na linha Critério digite "São Paulo".

Vá para o modo Folha de dados e observe os resultados. Agora são exibidos apenas os pedidos que atendem os dois critérios especificados: PaísDeDestino="Brasil" e CidadeDeDestino="São Paulo", conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Somente pedidos para o Brasil, para São Paulo.

Observe que temos apenas 31 registros que atendem a dois aos dois critérios especificados.

Quando definimos mais de um critério, na linha "Critério", todos os critérios definidos, devem ser atendidos para que um registro seja selecionado. Por exemplo, se definirmos critérios em quatro campos diferentes, e um determinado registro atender apenas os critérios de três dos quatro campos, este registro não será selecionado.

Vamos fazer um pequeno teste.

Volte para o modo estrutura e altere o critério do campo CidadeDeDestino. Exclua "São Paulo" e digite "Paris".

Vá para o modo Folha de Dados e observe que você não obteve nenhum registro, como resultado da consulta. Este resultado já era esperado, pois não existe Pedidos para o Brasil, em que a CidadeDeDestino é Paris, ou seja, nenhum registro atende os dois critérios. Existem Pedidos para o Brasil (mas não existe a cidade Paris no Brasil); também existem pedidos para Paris (mas para estes pedidos o PaísDeDestino é França e não Brasil).

Volte para o modo Estrutura da Consulta.

Exclua os critérios para o campo PaísDeDestino e para o campo CidadeDeDestino.

Vamos definir alguns critérios para o campo DataDoPedido. Vamos aplicar um filtro de tal maneira que somente sejam exibidos os Pedidos para o ano de 1997. Como definir este filtro??

Para aplicar um filtro em campos do tipo Data/Hora podemos utilizar os operadores de comparação descritos na tabela a seguir:

Operadores de comparação do Microsoft Access.

Operador

Função

Maior do que

Menor do que

>=

Maior ou igual

<=

Menor ou igual

<> 

Diferente

Internamente o Microsoft Access armazena as datas como sendo Números, por isso é possível utilizar os operadores de comparação para definir critérios de filtragem em campos do tipo Data/Hora.

Para fazer com que sejam exibidos apenas os Pedidos para o ano de 1997, na Coluna DataDoPedido, no campo Data/Hora, defina o seguinte critério:

>=#01/01/1997# E <=#31/12/1997#

Vamos explicar os detalhes do critério anterior.

Em primeiro lugar estamos utilizando o operador >= para dizer que somente devem ser selecionados os pedidos a partir de (com data maior ou igual) 01/01/1997. Um detalhe importante a observar é que, ao utilizarmos critérios para datas, devemos colocar o caractere # antes e depois da data. Ainda temos que limitar as datas somente ao ano de 1997, ou seja Datas até (com data menor ou igual) 31/12/1997. Quando temos dois critérios, que devem ser atendidos simultaneamente, para que o registro seja selecionado, devemos ligar estes critérios com o operador E. Neste caso um registro somente será selecionado se atender os dois critérios, ou seja, se a data for >=#01/01/1997# E também for <=#31/12/1997#. Por exemplo, se a Data for 08/03/1998; esta data atende o primeiro critério - >=#01/01/1997#, porém não atende o segundo - <=#31/12/1997#; portanto este registro não será selecionado, o que confere com os critérios especificados.

Vá para o modo Folha de Dados e observe que somente são exibidos os pedidos para o ano de 1997, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Filtrando somente os pedidos para o ano de 1997.

Volte para o modo Estrutura da Consulta.

Exclua o critério definido no campo DataDoPedido.

Vamos a mais um exemplo com critérios para datas.

Vamos definir um critério de tal maneira que somente sejam exibidos os pedidos para o último trimestre de 1996 (Out, Nov e Dez de 1996) e para o segundo trimestre de 1997 (Abr, Mai e Jun de 1997). Observe que temos dois critérios distintos, ou seja, para períodos diferentes. Quando temos dois critérios de conjuntos distintos, onde um ou outro deve ser atendido, para que o registro seja selecionado, utilizamos a linha Ou.

Critérios colocados em linhas diferentes (um na linha Critério e outro na linha Ou) são avaliados independentemente. Para que um registro seja selecionado basta que este registro atendo os critérios de uma das linhas; não é necessário que o registro atendo os critérios definidos nas duas linhas. No nosso exemplo, vamos colocar o critério para o último trimestre de 1996 na linha Critério e o critério para o segundo trimestre de 1997 na linha Ou, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Definindo critérios em linhas separadas.

Observe que na linha Critério, na coluna DataDoPedido, colocamos o seguinte critério: >=#01/10/1996# E <=#31/12/1996#

Observe que na linha OU, na coluna DataDoPedido, colocamos o seguinte critério: >=#01/04/1997# E <=#30/06/1997#

Vá para o modo Folha de Dados e observe que somente são exibidos os pedidos para os dois períodos definidos nos critérios, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Pedidos para o quarto trimestre de 1996 e para o segundo trimestre de 1997. 

Obtemos, como resultado, 175 registros.

Volte para o modo estrutura da consulta.

Agora vamos combinar critérios de texto e de data. Comece excluindo os critérios definidos no exemplo anterior.

Agora vamos definir critérios para que sejam exibidos somente ospedidos para o Brasil, no ano de 1998.

Neste caso temos dois critérios a serem definidos, ou seja, o campo PaísDeDestino deve ser Brasil e o campo DataDoPedido deve estar dentro do ano de 1998. Como os dois pedidos devem ser atendidos simultaneamente, devemos coloca-los na mesma linha. Faremos isso colocando os dois critérios na linha Critério, cada um em seu respectivo campo.

Na linha Critério, no campo DataDoPedido defina o seguinte critério: >=#01/01/1998# E <=#31/12/1998#

Na linha Critério, no campo PaísDeDestino defina o seguinte critério:"Brasil"

Vá para o modo Folha de Dados e observe que somente são exibidos os pedidos para o Brasil no ano de 1998. Obtemos 28 registros, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Pedidos para o Brasil, para o ano de 1998. 

Volte para o modo estrutura da consulta.

Vamos alterar um pouco o exemplo anterior.

Vamos supor que além dos pedidos para o Brasil, no ano de 1998, nos queremos que sejam também exibidos os pedidos para a Alemanha, independente do ano. Em resumo, queremos que sejam retornados os pedidos para o Brasil somente para o ano de 1998 e todos os pedidos para a Alemanha, independente da DataDoPedido.

Observe que são dois conjuntos de critérios completamente independentes, ou seja, para que um registro seja selecionado, este registro deve atender um ou outro critério. O critério para Brasil, ano de 1998 nos já havíamos definido no exemplo anterior.

Agora vamos definir o critério para Alemanha. Neste caso, na linha OU (pois são dois conjuntos de critérios independentes), na coluna PaísDeDestino, digite o seguinte critério: "Alemanha"

Vá para o modo Folha de Dados e observe que somente são exibidos os pedidos para o Brasil no ano de 1998 e todos os pedidos para a Alemanha, independentemente do ano. Obtemos 150 registros, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Pedidos para o Brasil/1998 e todos os pedidos para a Alemanha.

Volte para o Modo estrutura da consulta.

Exclua todos os critérios definidos no exemplo anterior.

Vamos definir critérios no campo Frete, que é um campo numérico. Para definir critérios em campos numéricos podemos utilizar os mesmos Operadores de Comparação descritos anteriormente.

Vamos definir um critério para o campo Frete. Vamos fazer com que sejam exibido somente os registros em que o valor do Frete for maior do que 300:   >300

Inicialmente retire a classificação Crescente do campo DataDoPedido. Para isso simplesmente seleciona a opção em branco, na linha Classificação do campo DataDoPedido.

Na linha Critério, do campo Frete, digite o seguinte critério: >300

Na linha Classificação, do campo Frete, selecione a opção Crescente.

Vá para o modo Folha de Dados e observe que somente são exibidos os pedidos com valores de Frete superiores a 300. Obtemos 35 registros, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Pedidos com frete maior do que 300. 

Volte para o modo estrutura e exclua o critério para o campo frete.

Feche a consulta. O Microsoft Access pergunta se você deseja salvar a consulta. Responda que não deseja salvar a consulta.

Com isso aprendemos uma série de detalhes sobre a definição de critérios básicos de filtragem. Agora vamos fazer alguns exercícios para fixar os conceitos apresentados.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
031. Consultas: Definições e Usos
032. Criando uma Consulta de Seleção
033. Criação de Consultas Simples
034. Consultas Baseadas em duas ou mais Tabelas
035. Definindo Critérios de Filtragem e Ordenação em Consultas
036. Criação de Consultas Simples com Critérios
037. Totalizando Valores em Consultas
038. Mais um exemplo de Totalização
039. Exercícios
040. Criando Campos Calculados em Consultas
041. Exemplo com Valores Calculados
042. Exemplo com Valores Calculados
043. Exercícios
044. Utilizando Operadores para Definir Critérios de Pesquisa
045. Exercícios
046. Utilizando Funções do Access em Consultas
047. Funções para Tratamento de Data e Hora
048. Funções Matemáticas e de Texto
049. Uso de Funções em Consultas
050. Exemplos e Exercícios
051. Exercícios
052. Consultas Parametrizadas: Teoria e Prática
053. Exercícios
054. Consultas de Referência Cruzada: Teoria e Prática
055. Outros Tipos de Consultas no Microsoft Access
056. Exemplos e Exercícios


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI