NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 043 - Módulo 03 - Exercícios | |||
Agora faremos alguns exercícios para fixar a criação de campos calculados em consultas. Vamos "misturar", na mesma consulta, os conceitos vistos até agora. Por exemplo, vamos criar uma consulta onde utilizamos, ao mesmo tempo, a linha Total, campos calculados e critérios de pesquisa. Na proposição de alguns exercício apresentarei somente uma tela com os resultados desejados, sem especificar quais campos e quais tabelas devem fazer parte da consulta. O objetivo com essa metodologia é fazer com que você, tendo um problema proposto, analise o problema e, utilizando o Microsoft Access, busque uma solução. Com isso estamos simulando o trabalho diário que cada um enfrentará no seu dia-a-dia, onde existe a necessidade de se obter determinados resultados a partir de um conjunto de tabelas. Com base nas necessidades parte-se em busca de uma solução. Em caso de dúvidas entre em contato através do email:excel120@juliobattisti.com.br. 1. Criar uma consulta que exiba o total de vendas por funcionário, conforme indicado na figura a seguir:
Dica 01: O Nome e o Sobrenome do funcionário estão em campos separados, na tabela funcionários. Par fazer com que seja exibido o nome completo, criamos uma coluna calculada chamada Funcionário, onde utilizamos a seguinte expressão: Funcionário: [Nome]+" "+[Sobrenome] Neste exemplo utilizamos o operador "+" para concatenar o [Nome], um espaço em branco " " e o [Sobrenome]. Se não tivéssemos acrescentado o espaço em branco, o Nome sairia "grudado" com o Sobrenome. Dica 02: Embora iremos utilizar somente campos das tabelas Clientes e Detalhes do pedido, também devemos incluir a tabela Pedidos, para que as tabelas Clientes e Pedidos não fiquem "soltas", sem nenhum relacionamento entre elas. A tabela Pedidos é necessária para que o Microsoft Access saiba os relacionamentos que existem entre as tabelas. Se não adicionássemos a tabela Pedidos, o Microsoft Access não teria como saber para que cliente é um determinado pedido, com isso obteríamos resultados incorretos. Salva a consulta com o seguinte nome: Exemplo-Total de vendas por Func 2. Altere a consulta anterior para que o valor do [Frete] também seja incluído no cálculo do total de vendas por Funcionário. Você obterá os resultados indicados na figura a seguir:
3. Crie um consulta para determinar o total de vendas, considerando o Frete, por PaísDeDestino, somente para o ano de 1997. Classifique os resultados em ordem decrescente do total de vendas. Você deve obter os resultados indicados na figura a seguir:
|
|||
« Anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próximo » |
Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela
Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!
Para todos os detalhes, acesse:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI