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Lição 052 - Módulo 03 - Consultas Parametrizadas: Teoria e Prática | |||
Até este momento, trabalhamos com consultas nas quais colocávamos, diretamente, no modo estrutura, os critérios desejados. Por exemplo, para filtrar apenas os pedidos para o Brasil, colocamos o seguinte critério no campo PaísDeDestino: "Brasil". Podemos criar consultas mais genéricas, as quais ao serem executadas nos solicitam que seja digitado um determinado valor para um determinado critério. Por exemplo, ao invés de colocarmos Brasil como critério para o campo PaísDeDestino, podemos fazer com que o Microsoft Access solicite um valor para o critério cada vez que a consulta for executada. Isso torna a consulta bem mais ágil, pois cada vez que ela é executada, podemos digitar um critério diferente, de tal maneira que não precisamos entrar no modo estrutura para digitar um critério diferente. Este tipo de consulta é chamada de "Consulta Parametrizada". Para criarmos uma consulta parametrizada, ao invés de digitarmos diretamente um valor para o critério, digitamos uma expressão do seguinte tipo: [Digite o Valor para o País de Destino :] A expressão deve estar entro colchetes ([]). O texto dentro dos colchetes não pode ser igual ao nome de nenhum dos campos das tabelas que fazem parte da consulta. O texto entre colchetes aparece como mensagem, na janela que solicita que seja digitado um valor para o parâmetro, quando a consulta for executada. Por exemplo, na linha critério, do campo PaísDeDestino, podemos digitar a expressão indicada anteriormente. O texto dentro dos colchetes é simplesmente um texto explicativo, que será exibido quando a consulta for executada e o valor do Parâmetro for solicitado. Este texto serve como orientação para os usuários que forem utilizar a consulta. Podemos utilizar expressões deste tipo em mais de um campo em uma mesma consulta. Por exemplo se você quiser que o Microsoft Access solicite o nome do PaísDeDestino ,uma data inicial e uma data final, de tal forma que somente sejam retornados os Pedidos para o país digitado e dentro do período especificado, você pode fazer isso sem maiores problemas. Existem algumas limitações com a utilização de parâmetros. Por exemplo, se você utilizar uma expressão para solicitar que o usuário digite um CPF. Ao digitar o CPF, o usuário terá que digitar os pontos e o traço da formatação do CPF, uma vez que não podemos colocar uma máscara de entrada para o parâmetro. De uma forma geral a utilização de consultas parametrizadas aumenta em muito a flexibilidade das consultas no Microsoft Access, pois não precisamos criar uma consulta diferente para cada critério que vamos utilizar. Ao invés disso podemos criar uma única consulta parametrizada, cada vez que executarmos a consulta o Microsoft Access solicita um valor para o valor para o parâmetro. Vamos usar a mesma abordagem do tópico anterior, isto é, vamos criar uma série de consultas que salientam os diversos aspectos da utilização de consultas parametrizadas. No final deste tópico serão propostos alguns exercícios para fixação dos conceitos apresentados. Exemplo 01: Criar uma consulta que liste o NúmeroDoPedido, DataDoPedido, Frete e PaísDeDestino da tabela Pedidos. Fazer com que ao ser executada a consulte solicite que seja digitado um nome de País e que sejam retornados somente os Pedidos para o País digitado. Para criar a consulta proposta faça o seguinte:
[Digite o País Desejado:]
Digite Brasil e dê um clique em OK, você verá os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Cada vez que você executar esta consulta, o Microsoft Access irá solicitar que você digite um valor para o campo PaísDeDestino, valor este que será utilizado como critério de seleção. Exemplo 02: Altere a consulta criada anteriormente, para que além de pedir que seja digitado o PaísDeDestino, a consulta também peça para que seja digitada uma Data Inicial e uma Data Final e exiba somente os Pedidos para o País digitado e dentro do período especificado. Para criar a consulta proposta faça o seguinte:
Between [Data Inicial:] E [Data Final:] Com a expressão acima, ao executarmos a consulta, o Microsoft Access solicitará que sejam digitadas duas datas. Ao digitar a data o usuário deve digitar inclusive as Barras Separadoras, por exemplo: 01/01/1995. O Microsoft Access também solicitará que seja digitado o nome de um País. No final será exibida uma listagem com todos os Pedidos para o País digitado e dentro do período digitado. Vá para o Modo Folha de Dados. O Microsoft Access começa a solicitar que os parâmetros sejam digitados. Na janela abaixo vemos o Microsoft Access solicitando que seja digitada a data inicial. Digite 01/01/1997 e dê um clique em OK, conforme indicado na figura a seguir:
Na janela abaixo vemos o Microsoft Access solicitando que seja digitada a data Final. Digite 31/12/1997 e dê um clique em OK.
Na janela abaixo, vemos o Microsoft Access solicitando que seja digitado o nome do País. Digite Brasil e dê um clique em OK.
Após Clicar em OK, o Microsoft Access irá para o Modo Folha de Dados, exibindo os registros que foram selecionados de acordo com os critérios digitados: Pedidos para o Brasil no ando de 1997 . Na janela abaixo podemos ver os resultados exibidos pelo Microsoft Access.
Nota: Observe a utilização do Operador Between em conjunto com os parâmetros, na seguinte expressão: Between [Data Inicial:] E [Data Final:] Quando executamos a consulta e digitamos os valores para a Data Inicial (01/01/1997) e para a Data Final (31/12/1997), o Microsoft Access coloca estes valores na expressão e o critério se transforma em O Microsoft Access substitui os parâmetros pelos valores digitados. O sinal de # é adicionado pelo Microsoft Access, pois se tratam de campos do tipo Data e valor do tipo data deve vir delimitado, para efeitos de critérios de pesquisa em consultas, pelos caracteres #, no início e no final da data. Exemplo 03: Altere a consulta criada no item anterior, de tal forma que o usuário possa digitar * quando for solicitado o nome do país, para que sejam exibidos os pedidos para todos os países, dentro do período especificado. Para criar a consulta proposta faça o seguinte:
Like '*'+[Digite o País Desejado (* para todos):]+'*' Vá para o modo Folha de Dados, ao ser solicitada a Data Inicial, digite 01/01/1997. Ao ser solicitada a Data Final, digite 31/12/1997. Ao ser solicitado o nome do país de destino, digite *, conforme indicado na figura a seguir:
Ao clicar em OK, será exibida uma listagem com todos os Pedidos, dentro do período especificado e para todos os países. Observe que alteramos o parâmetro no País De Destino em dois pequenos detalhes. Adicionamos um asterisco antes e um depois do parâmetro que vem dentro dos colchetes. Isso para que o Microsoft Access aceite o * (Um caractere coringa) como sendo todos os países de destino. Também alteramos o texto dentro dos colchetes (Digite o País Desejado (* para todos):), apenas para orientar o usuário sobre como proceder, quando da execução da consulta. O Principal benefício da utilização de parâmetros, é que estes tornam nossas consultas mais flexíveis. Não precisamos, cada vez que a consulta for executada, entrar no modo estrutura e alterar o parâmetro, uma vez que o Microsoft Access solicita um valor para o Parâmetro (Ou parâmetros), cada vez que a consulta for executada. |
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