NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 03 : 25
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 055 - Módulo 03 - Outros tipos de Consultas no Microsoft Access

Neste item veremos outros 4 tipos de consultas do Microsoft Access: 

  • Consulta criar tabela
  • Consulta atualização
  • Consulta acréscimo
  • Consulta exclusão

A Maneira de construir cada um destes tipos de consultas é bastante simples. O Importante é que saibamos qual o tipo de consulta utilizar na resolução de um determinado problema. Abaixo temos uma descrição de cada um dos tipos de consultas:

Consulta criar tabela: 

Definimos uma consulta como sendo do tipo Consulta criar tabela, através do menu consultas no modo estrutura. Ao definirmos a consulta como sendo do tipo Criar tabela, o Microsoft Access solicita que seja digitado um nome para a tabela que será criada e irá conter os dados retornados pela consulta. Para que a consulta seja executada e a tabela criada, não basta irmos para o modo Folha De Dados (como fazíamos nas consultas de seleção e de referência cruzada). O Modo folha de dados, neste caso, simplesmente nos mostra os registros que serão colocados na nova tabela que será criada. Para executar uma Consulta criar tabela (e em conseqüência criar a tabela) você tem que executar a consulta. Para executar uma consulta do tipo Consulta criar tabela, basta dar um clique no botão executar consulta: Botão com um Ponto de Exclamação vermelho (!). Ao clicar neste botão, o Microsoft Access avisa quantas linhas serão adicionadas a nova tabela e pede confirmação, basta clicar no botão Sim para confirmar a execução da consulta. Caso já exista uma tabela com o nome da tabela que está sendo criada, o Microsoft Access avisa que todos os registros anteriores serão excluídos e pede confirmação. 

Existem diversas situações práticas em que temos necessidade de utilizar uma consulta criar tabela: 

  1. Transferência de Dados consolidados para outros programas, banco de dados, planilhas, etc
  2. Criação de tabelas auxiliares de utilização temporária
  3. Transferência de dados para um disquete ou fita para transferência dos dados para outros sistemas
  4. Extração de dados para envio por e-mail ou outra forma de envio automaticamente.

Consulta atualização:

Definimos uma consulta como sendo do tipo Consulta atualização, através do menu consultas no modo estrutura. Ao definirmos uma consulta como sendo do tipo atualização, surge uma nova linha "Atualizar para", no modo estrutura da consulta. Um exemplo prático para utilização de consultas de atualização poderia ser uma situação em que temos que aumentar os valores de um campo em 20%. Por exemplo, poderíamos criar uma consulta de atualização para aumentar em 20% o valor do Frete de todos os pedidos. Outro exemplo, poderíamos criar uma consulta de atualização para substituir todos as ocorrências de EUA, do campo PaísDeDestino, por Estados Unidos da América. Para executar uma Consulta de atualização você tem que executar a consulta. Para executar uma consulta do tipo Consulta atualização, basta dar um clique no botão executar consulta: Botão com um Ponto de Exclamação vermelho (!). Ao clicar neste botão, o Microsoft Access avisa quantas linhas serão atualizadas e pede confirmação, basta clicar no botão Sim para confirmar a execução da consulta. Você também pode especificar critérios em uma consulta de seleção. Por exemplo, apenas aumentar em 20% os Pedidos cujo frete for maior do que R$15,00. Devemos tomar o cuidado de não executar uma mesma consulta de atualização diversas vezes. No nosso exemplo anterior, cada vez que a consulta for executada, o valor do Frete será aumentado em 20 %.

Consulta  acréscimo: 

Definimos uma consulta como sendo do tipo Consulta acréscimo, através do menu consultas no modo estrutura. Também conhecida como consulta de anexação. Bastante semelhante a consulta de criação de tabela, apenas com a diferença que ao invés de criar uma nova tabela e eliminar os registros caso a tabela já exista, a consulta de acréscimo, anexa o resultado da consulta aos registros já existentes em uma tabela especificada. A exemplo das consultas criar tabela e de atualização, a consulta de acréscimo também necessita ser executada. Ir para o modo folha de Dados, simplesmente nos mostra quais os registros serão anexados a tabela especificada, porém para anexar os registros precisamos executar a consulta. Para que a consulta de acréscimo tenha sucesso, algumas condições devem ser atendidas: O Número e o tipo dos campos da consulta e da tabela onde serão anexados devem ser compatíveis. O Nome dos campos, não necessita, obrigatoriamente, ser igual, embora esta seja um prática recomendada.

Podemos utilizar este tipo de consulta para irmos acumulando registros em uma tabela. Por exemplo, podemos criar um consulta que crie uma tabela com o total de vendas mensais e utilizar uma consulta de anexação para consolidar os resultados em um tabela de vendas anuais. 

Consulta exclusão: 

Definimos uma consulta como sendo do tipo Consulta exclusão, através do menu consultas no modo estrutura. Utilizamos uma consulta exclusão para eliminarmos registros em uma determinada tabela. Devemos tomar cuidado ao definirmos uma consulta do tipo exclusão, pois se não especificarmos nenhum critério de filtragem, todos os registros da tabela em questão serão excluídos, embora o Microsoft Access nos peça confirmação antes de efetivar a exclusão. A exemplo dos outros tipos de consultas vistos neste item, não basta ir para o Modo Folha de Dados. Para executar a consulta você precisa dar um clique no botão executar (botão com um Ponto de exclamação vermelho).  Por exemplo, poderíamos criar uma consulta do tipo exclusão para eliminarmos todos os Pedidos, cujo valor do frete fosse inferior a R$ 10,00. Ou poderíamos criar uma consulta para eliminar todos os registros cuja diferença, em dias, entre a DataDoPedido e a DataDeEntrega seja maior do que 15 dias.  

Conforme observaremos mais adiante, o Microsoft Access utiliza um ícone diferente para cada um dos tipos de consultas. Agora chegou a hora de exercitarmos um pouco.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
031. Consultas: Definições e Usos
032. Criando uma Consulta de Seleção
033. Criação de Consultas Simples
034. Consultas Baseadas em duas ou mais Tabelas
035. Definindo Critérios de Filtragem e Ordenação em Consultas
036. Criação de Consultas Simples com Critérios
037. Totalizando Valores em Consultas
038. Mais um exemplo de Totalização
039. Exercícios
040. Criando Campos Calculados em Consultas
041. Exemplo com Valores Calculados
042. Exemplo com Valores Calculados
043. Exercícios
044. Utilizando Operadores para Definir Critérios de Pesquisa
045. Exercícios
046. Utilizando Funções do Access em Consultas
047. Funções para Tratamento de Data e Hora
048. Funções Matemáticas e de Texto
049. Uso de Funções em Consultas
050. Exemplos e Exercícios
051. Exercícios
052. Consultas Parametrizadas: Teoria e Prática
053. Exercícios
054. Consultas de Referência Cruzada: Teoria e Prática
055. Outros Tipos de Consultas no Microsoft Access
056. Exemplos e Exercícios


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI