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ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 058 - Módulo 04 - Criando Formulários - Exemplo Prático

Exemplo 01: Criar um formulário para cadastro de clientes. Salvar o formulário com o nome de "Cadastro de Clientes". O formulário será baseado na tabela Clientes. Utilizar o Assistente de formulário para a criação do formulário.

Para criar o formulário proposto faça o seguinte: 

Abra o banco de dados ExFormularios.mdb, que está na pasta C:\CursoAccBasico.

Dê um clique na opção Formulários.

Dê um clique duplo na opção "Criar formulário usando o assistente".

Surge a tela inicial do assistente.

Nesta etapa temos que definir em qual tabela/consulta o formulário será baseado.

Na lista "Tabelas/Consultas", selecione Clientes, conforme indicado na figura a seguir:

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Definindo a tabela na qual será baseado o formulário. 

Ao selecionar uma tabela, os campos da respectiva tabela são exibidos na lista "Campos disponíveis:"

Podemos adicionar todos os campos ou somente alguns campos selecionados.

Para adicionar campos utilizamos os botões descritos a seguir:

Para executar esta ação

Faça o seguinte

Adicionar um campo

Clique no campo a ser adicionado e depois clique no botão >

Adicionar todos os campos

Clique no botão >>

Remover um campo

Clique no campo a ser removido, na lista da direita e depois clique no botão <

Remover todos os campos

Clique no botão <<

Clique no botão >> para adicionar todos os campos.

Clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa devemos selecionar um dos "layout" predefinidos. Um layout define uma série de formatações para os aspectos visuais do formulário.

O layout também define a maneira como os campos e registros serão exibidos. Se um registro por vez, se um registro abaixo do outro, etc. No nosso exemplo vamos selecionar a opção Coluna. Esta opção faz com que seja exibido um registro por vez, o que é o ideal para formulários de cadastro/alteração de dados.

Selecione a opção Coluna e dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa temos uma série de estilos predefinidos. Um estilo defini configurações de cores e outros formatos gráficos para o formulário. Ao clicarmos em um estilo, o Microsoft Access exibe uma prévia das configurações associadas com o estilo.

Selecione o estilo "Expedição" e dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

Na tela final do assistente definimos o título para o Formulário.

Digite o seguinte título: Cadastro de Clientes.

Nesta tela também podemos escolher se queremos abrir o formulário no modo Formulário e já visualizar os resultados obtidos - opção "Abrir o formulário para visualizar ou inserir informações"; ou se queremos que o formulário seja aberto no modo estrutura, para que possamos alterar o formulário - opção "Modificar a estrutura do formulário".

Certifique-se de que a opção " Abrir o formulário para visualizar ou inserir informações" esteja selecionada, conforme indicado na figura a seguir e dê um clique no botão Concluir.

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Tela final do assistente. 

O formulário é criado e aberto no modo Formulário, conforme indicado na figura a seguir:

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Formulário para Cadastro dos Clientes.

Agora vamos para o modo Estrutura do formulário e vamos aprender a fazer uma série de alterações.

Para ir para o modo Estrutura selecione o seguinte comando:Exibir -> Modo estrutura.

O modo estrutura do formulário é composto por cinco partes distintas:

  1. Cabeçalho do Formulário: É exibido no início da primeira página do formulário.
  2. Cabeçalho da página: É exibido no início de cada página, caso o formulário tenha várias páginas.
  3. Rodapé do Formulário: É exibido no final da última página.
  4. Rodapé da Página: É exibido no final de cada página, caso o formulário tenha várias páginas.
  5. Seção Detalhe: Esta é a parte principal (também conhecida como Corpo do Formulário) do formulário. É onde são exibidos os controles associados com os campos de uma tabela ou consulta. É a única parte obrigatória do formulário, ou seja, não existe formulário sem a seção Detalhe.

Para exibir o Cabeçalho/rodapé da página, utilizamos o seguinte comando: Exibir -> Cabeçalho/rodapé da página.

Para exibir o Cabeçalho/rodapé do formulário, utilizamos o seguinte comando: Exibir -> Cabeçalho/rodapé do formulário.

Você pode definir o tamanho que cada parte do formulário terá. Por exemplo, podemos controlar o tamanho do Cabeçalho/rodapé da página. Para alterar o tamanho de um destes elementos, basta colocar o mouse na divisória entre os elementos, conforme destacado na figura a seguir. O mouse transforma-se em uma seta de ponta dupla. Basta clicar e arrastar para definir o tamanho.

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Dimensionando os elementos do formulário.

Para exibir informações em um formulário o Microsoft Access utiliza elementos conhecidos como Controles.

Existem diversos tipos de controles.

O tipo de controle mais conhecido é o tipo "Caixa de texto", onde são exibidos os campos de cada registro.

No nosso exemplo, temos um controle para o Código do Cliente, um para o Nome da Empresa, um para o Nome do Contato e assim por diante.

O controle Caixa de texto é formado de duas partes, conforme destacado na figura a seguir:

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Partes de um controle do tipo Caixa de Texto. 

A parte da esquerda (Rótulo) é simplesmente um texto descritivo do controle. O rótulo pode, inclusive, ser excluído, sem que isso afete a funcionalidade do formulário.

A parte da direita (Valor do campo) é o campo propriamente dito, ou seja, é esta parte que está vinculada a um campo da tabela ou consulta na qual foi baseada o formulário. Nesta parte será exibido o respectivo valor do campo, valor este armazenado na tabela ou consulta.

No exemplo da figura anterior, o controle é vinculado ao campo CódigoDoCliente, da tabela Clientes.

Nota: Sempre que eu me referir, por exemplo, ao campo CódigoDoCliente, de um formulário, estou fazendo referência a parte do Valor do campo, ou seja, a caixinha da direita, do controle.

Podemos mover os controles dentro do formulário. Para mover um controle dê um clique no respectivo controle para seleciona-lo.

Uma vez selecionado o controle a ser movido, aponte o mouse para o controle até que a seta do mouse transforme-se em uma pequena mão.

Quando a seta estiver no formato de uma pequena mão, clique no controle a ser movido, mantenha o botão pressionado e arraste o controle para a nova posição. A medida que você vai movimentando o mouse, o controle acompanha a seta do mouse. Chegando na posição desejada é só liberar o mouse que o controle será movimentado para a nova posição.

Quando movemos um controle, as duas partes que compõem o controle: Rótulo e Valor do campo, são movidas ao mesmo tempo. Em determinadas situações pode ser necessário mover apenas o rótulo ou apenas a parte do Valor do campo. É possível movimentar cada parte, independentemente.

Para movimentar somente uma das partes de um controle, faça o seguinte: Clique no controle para seleciona-lo. Quando um controle está selecionado, surgem pequenos quadrados, no contorno do controle. Observe que existe um quadrado, no canto superior esquerdo, que é maior do que os outros, conforme destacado na figura a seguir:

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Quadradinho maior para mover cada parte separadamente.

Para mover uma das partes do controle, separadamente, aponte o mouse para o quadradinho maior da parte a ser movida. A seta do mouse transforma-se em uma mão fechada, com o dedo indicador apontando para o quadrado maior. Agora é só clicar e arrastar, que a parte clicada será movida, sem que a outra parte do controle seja movida.

Em determinadas situações pode ser necessário selecionar vários controles ao mesmo tempo. Por exemplo, pode ser que queremos formatar o texto de todos os rótulos com uma fonte em negrito e de cor Azul marinho.

Para selecionar vários controles ao mesmo tempo faça o seguinte: Pressione a tecla Shift e mantenha-a pressionada. Com a tecla Shift pressionada vá clicando com o mouse, nos controles a ser selecionados. A medida que você for clicando, cada controle clicado passa a ficar selecionado.

Uma vez selecionados os controles desejados, utilizamos os mesmos botões de formatação do Word, para definir as características da fonte, tais como Negrito, Itálico, Sublinhado, Cor e tamanho da fonte, etc.

Para selecionar o tipo de fonte podemos utilizar a lista com o nome das fontes ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti) na barra de ferramentas. As fontes mais utilizadas são: Arial, Times New Roman e Courier New. Existem dezenas de fontes disponíveis. Como uma regra geral não devemos utilizar mais do que três fontes diferentes em um mesmo formulário para evitar que o texto fique poluído visualmente.

Para formatar em Negrito: Para formatar os controles selecionadas para Negrito, podemos utilizar o botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti) na barra de ferramentas. Você também pode utilizar a combinação de teclas Ctrl+N.

Para alterar a cor da Fonte: Para alterar a cor da fonte,utilizamos o botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti). Clique na setinha para baixo que será exibida uma matriz com as diversas cores disponíveis, conforme indicado na figura a seguir:

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Matriz com as cores disponíveis.

Agora é só clicar na cor desejada.  

Para definir sublinhado: Para formatar os controles selecionados com sublinhado, podemos utilizar o botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti) na barra de ferramentas. Você também pode utilizar a combinação de teclas Ctrl+S.

Para definir itálico: Para formatar os controles selecionados com texto em itálico, podemos utilizar o botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti) na barra de ferramentas. Você também pode utilizar a combinação de teclas Ctrl+I.

Para definir o tamanho da fonte: Para alterar o tamanho da fonte, utilizamos o botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti) na barra de ferramentas.

Em determinadas situações pode acontecer de o conteúdo do campo não caber no tamanho definido para o controle. Nestas situações pode ser necessário aumentar o tamanho do campo.

Para alterar o tamanho de um controle, faça o seguinte:Clique no controle para seleciona-lo. Aponte o mouse para um dos pequenos quadrados que surgem no contorno do controle selecionado. A sete do mouse se transforma em uma seta de ponta dupla. Quando aparecer a seta de ponta dupla, dê um clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha este botão pressionado. A medida que você for movendo o mouse, ainda com o botão esquerdo pressionado, o controle será aumentado ou diminuído, dependendo da direção em que você estiver movimentando o mouse.

Pode acontecer de, após termos movido e redimensionado alguns controles, de os controles estarem desalinhados, tanto na vertical quanto na horizontal.

Para alinhar controles o procedimento é o seguinte:Selecionar os controles a serem alinhados e, utilizar um dos comandos da tabela a seguir, conforme for o caso:

Para

Utilize o comando

Alinhar os controles selecionados à esquerda.

Formatar -> Alinhar -> à esquerda.

Alinha os controles selecionados à direita

Formatar -> Alinhar -> à direita.

Alinhar os controles selecionados no nível do controle mais de cima

Formatar -> Alinhar -> superior

Alinhar os controles selecionados no nível do controle mais de baixo

Formatar -> Alinhar -> inferior

Com a linha de grade mais próxima

Formatar -> Alinhar -> À grade

Utilizando os detalhes apresentados até agora, mova os controles do formulário Cadastro de clientes mais para o centro do formulário, mantendo o alinhamento entre os controles, conforme indicado na próxima figura.

Salve o formulário com o nome de "Cadastro de Clientes.

Vá para o modo Formulário e observe os resultados obtidos.

No próximo exemplo vamos fazer mais algumas alterações no formulário Cadastro de Clientes,que por enquanto deve estar conforme indicado na figura a seguir:

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Formulário Cadastro de Clientes.

Observe que movemos os controles mais para o centro, afastamos os rótulos da parte do valor do campo, alteramos a cor de fundo e a cor da fonte dos rótulos e também alteramos o alinhamento dos rótulos, onde definimos alinhamento do texto, dentro do rótulo, à esquerda.

Também observe que adicionamos um título no Cabeçalho do formulário. Vamos aprender como se faz para adicionar este título.

Para adicionar um título faça o seguinte: Aumente o espaço do Cabeçalho do formulário, conforme descrito no início deste exemplo.

Se o cabeçalho não estiver aparecendo, utilize o comando Exibir -> Cabeçalho/rodapé do formulário.

Para adicionar um título, vamos utilizar um controle do tipo rótulo.

Para que possamos adicionar controles ao formulário, precisamos exibir a Caixa de ferramentas.

Selecione o comando Exibir -> Caixa de ferramentas. Se não tiver um sinal de certo, ao lado deste comando, de um clique nele para colocar o sinal de certo.

A caixa de ferramentas possui vários botões, para os diversos tipos de controles que podem ser adicionados ao formulário, conforme destacado na figura a seguir:

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A Caixa de ferramentas.

Alguns tipos de controles serão estudados neste curso e os demais no curso de Access Avançado.

O controle do tipo Rótulo é cessado através do botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti).

Para adicionar um controle do tipo Rótulo faça o seguinte:

Clique no botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ).

Libere o mouse.

A seta do mouse se transforma em uma pequena cruz.

Aponte o mouse para o Cabeçalho do formulário, no local onde deve iniciar o título.

Pressione o botão esquerdo e mantenha-o pressionado.

Vá movimentando o mouse para fazer um retângulo. Este retângulo defino o tamanho que terá o título.

Ao liberar o mouse, o cursor fica "piscando" dentro do retângulo, agora é só digitar o título desejado.

Digite: "CADASTRO DE CLIENTES - EMPRESA ABC LTDA" e pressione Enter.

Para alterar a formatação do título, basta clicar no título para selecionar o controle do tipo rótulo e usar os comandos de formatação explicados anteriormente.

Salve novamente o formulário.

Vá para o modo Formulário, para isso utilize o comando Exibir -> Modo formulário.

Você obtém os resultados indicados na figura a seguir:

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Formulário Cadastro de Clientes. 

Feche o formulário Cadastro de Clientes.

Nas próximas lições veremos mais alguns aspectos teóricos sobre formulários. Em seguida vamos fazer algumas alterações no formulário Cadastro de Clientes. Também faremos alguns exercícios para fixar os conceitos apresentados.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
057. Formulários - Definições e Usos
058. Criando Formulários - Exemplo Prático
059. Modos de Exibição de um Formulário
060. Controles Básicos da Caixa de Ferramentas
061. Exemplos e Exercícios


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