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ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 060 - Módulo 04 - Controles Básicos da Caixa de Ferramentas

A seguir descrevo os principais controles que podem ser utilizados em Formulários do Microsoft Access. Estes controles estão disponíveis na Caixa de ferramentas, no modo Estrutura do formulário. Se a Caixa de ferramentas não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Caixa de Ferramentas.

Selecionar Objetos 

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti      

Essa é a ferramenta padrão quando você exibe a Caixa de Ferramentas. É com ela que se move, dimensiona e seleciona controles.

Rótulo

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Você utiliza rótulos em um formulário ou relatório para exibir textos descritivos, tais como títulos, legendas ou instruções breves. Os rótulos não exibem valores de campos ou expressões; são sempre não acoplados (um controle que não está conectado a um campo de uma tabela ou consulta) e não são alterados conforme você se move de registro em registro. 

Um rótulo pode ser anexado a um outro controle. Quando você cria uma caixa de texto, por exemplo, ela possui um rótulo anexado que exibe uma legenda para aquela caixa de texto. Esse rótulo aparece como um título de coluna no modo Folha de Dados de um formulário. 

Quando você cria um rótulo utilizando a ferramenta Rótulo, o rótulo fica isolado - ele não fica anexado a nenhum outro controle. Você utiliza rótulos independentes para informações como o título de um formulário ou relatório, ou para outros textos descritivos. Rótulos independentes não aparecem no modo Folha de Dados.

Para criar um rótulo faça o seguinte: 

* Utilize este procedimento para criar um rótulo autônomo (um rótulo que não esteja anexado a um outro controle). Para criar um rótulo que esteja anexado a um controle, basta criar o controle. O Microsoft Access anexa automaticamente um rótulo ao controle quando você o cria. 

1. Abra um formulário no modo Estrutura ou um relatório no modo Estrutura.

2. Clique na ferramenta Rótulo na caixa de ferramentas.

3. No formulário ou no relatório, clique no local onde você deseja colocar o rótulo e, em seguida, digite o texto do rótulo. 

Observações: 

  • Se você deseja exibir o texto do rótulo em mais de uma linha, você pode redimensionar o rótulo depois de digitar todo o texto, ou pode pressionar CTRL+ENTER no final da primeira linha de texto para inserir um retorno de carro. Se você inserir um retorno de carro, o Microsoft Access irá quebrar automaticamente as linhas subseqüentes conforme você as digitar. Para inserir manualmente uma quebra de linha em uma linha subseqüente, pressione CTRL+ENTER outra vez. A largura máxima do rótulo é determinada pelo comprimento da primeira linha de texto.
  • Se você deseja utilizar um E comercial (&) em um rótulo, deve digitá-lo duas vezes. Isto se deve ao fato de o Microsoft Access utilizar o E comercial em um rótulo ou botão para definir uma tecla de acesso. 

Para alterar o texto de um rótulo faça o seguinte: 

  1. Clique no controle Rótulo a ser alterado.
  2. O controle será selecionado.
  3. Estando o controle selecionado, dê um clique no texto do rótulo.
  4. O cursor irá para dentro do texto do rótulo.
  5. Altere o texto e pressione Enter.

Caixa de Texto 

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Você utiliza caixas de texto em um formulário ou relatório para exibir dados de uma tabela, de uma consulta ou de uma instrução SQL. Esse tipo de caixa de texto é chamada caixa de texto acoplada porque está acoplada aos dados de um campo. As caixas de texto podem também ser não acopladas. Por exemplo, você pode criar uma caixa de texto não acoplada para exibir os resultados de um cálculo ou para aceitar entrada de um usuário. Os dados em uma caixa de texto não acoplada não são armazenados em um campo de uma tabela e, quando o formulário é fechado, estes valores são descartados. 

Para criar uma caixa de texto acoplada faça o seguinte: 

1. Abra um formulário no modo Estrutura.

2. Clique no botão Lista de Campos ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ), na barra de ferramentas para exibir a lista de campos da tabela ou consulta associada ao formulário.

3. Selecione um ou mais campos da lista de campos.

4. Arraste o(s) campo(s) da lista de campos e coloque-o(s) no formulário.

Observações:  

  • Você deve arrastar o(s) campo(s) da lista de campos. Se você clicar no(s) campo(s) da lista de campos e, em seguida, clicar no formulário ou relatório, o Microsoft Access não criará o controle.
  • O Microsoft Access coloca uma caixa de texto no formulário para cada campo que você selecionar na lista de campos. Cada caixa de texto está acoplada a um campo na fonte de dados base do formulário. Cada caixa de texto também tem por padrão um rótulo acoplado. 

5. Dimensione a caixa de texto de forma que ela tenha o tamanho apropriado para os dados que você deseja mostrar.

6. Altere o texto do rótulo, se for necessário.

7. Alterne para modo Formulário ou modo Folha de Dados para testar o controle. 

Para criar uma caixa de texto não acoplada faça o seguinte: 

1. Abra um formulário no modo Estrutura.

2. Clique na ferramenta Caixa de Texto na caixa de ferramentas.

3. Clique em qualquer lugar do formulário ou do relatório para criar uma caixa de texto de tamanho padrão ou arraste para criar uma caixa de texto do tamanho desejado. 

Botão de Comando 

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Você utiliza um botão de comando em um formulário para iniciar uma ação ou um conjunto de ações. Por exemplo, você poderia criar um botão de comando que abrisse um outro formulário ou um botão de comando para ir para o próximo registro.  

Observação: Você pode criar mais de 30 tipos diferentes de botões de comando com o Assistente de Botão de Comando. Você pode exibir texto em um botão de comando definindo sua propriedade Legenda ou exibir uma figura definindo sua propriedade Figura. 

Para criar um botão de comando com um assistente faça o seguinte: 

1. Abra um formulário no modo Estrutura.

2. Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Botão de Comando.

3. No formulário, clique onde você deseja colocar o botão de comando. 

Siga as instruções nas caixas de diálogo do assistente. Na última caixa de diálogo, clique em Concluir para exibir o botão de comando no modo Estrutura do Formulário. 

A folha de Propriedades

No Microsoft Access, você utiliza propriedades para determinar as características das tabelas, consultas, campos, formulários e relatórios. Cada controle em um formulário ou relatório tem propriedades também. As propriedades dos controles determinam a estrutura, aparência e o comportamento de um controle, bem como as características do texto ou dados que ele contém. Para definir propriedades, utilize a folha de propriedades. 

Para chamar a folha de propriedades de um determinado objeto, você precisa selecionar objeto e pressionar o botão Propriedades ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ) na barra de ferramentas. Outra forma de chamá-la é dando um duplo clique no objeto para visualizar as propriedades.  

Cada objeto tem suas propriedades particulares, sendo assim, a Folha de Propriedade é diferente para cada tipo de objeto/controle. Por exemplo, a folha de propriedades do formulário é diferente da folha de propriedades de um controle do tipo Rótulo. 

O número de propriedades para cada objeto selecionado é muito grande. Vamos apresentar apenas algumas propriedades básicas. As propriedades mais avançadas serão vistas no treinamento: Microsoft Access - Recursos Avançados. 

Na figura a seguir vemos a folha de propriedades de um controlo do tipo Caixa de texto. Este controle está associado com o campo NomeDaEmpresa, do formulário Cadastro de Clientes, formulário este que criamos no Exemplo 01. 

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Folha de propriedades do controle NomeDaEmpresa.

Origem do Registro

A definição da propriedade OrigemDoRegistro pode ser o nome de uma tabela, de uma consulta ou uma instrução SQL. Ou seja, onde serão lidos os registros para serem visualizados no formulário.

Origem do Controle 

Você pode utilizar a propriedade OrigemDoControle para especificar quais dados aparecem em um controle. Ela especifica de onde serão lidos os dados para exibição. Esta origem de dados pode ser nome de um campo, uma expressão (cálculo) ou simplesmente não ter vínculo com nenhum dado.

Modo Padrão

Você pode utilizar a propriedade ModoPadrão para especificar o modo de abertura de um formulário. 

As definições da propriedade Modo Padrão são: 

Definição

Descrição

Formulário Simples

(Padrão) Exibe um registro de cada vez

Formulários Contínuos

Exibe vários registros (tantos quantos couberem na janela atual), cada um em sua própria cópia da seção detalhe do formulário.

Folha de Dados

Exibe os campos do formulário organizados em linhas e colunas como uma planilha.

Você pode utilizar a propriedade ModosPermitidos para especificar se usuários podem alternar entre modo Folha de Dados e modo Formulário clicando no comando Modo Formulário ou Modo Folha de Dados do menu Exibir ou clicando na seta próxima ao botão Exibir e clicando no Modo Formulário ou Modo Folha de Dados. 

As definições da propriedade Modos Permitidos são: 

Definição

Descrição

Ambos

(Padrão) Os usuários podem alternar entre modo Formulário e modo Folha de Dados.

Formulário

Os usuários não podem alternar de modo Formulário para modo Folha de Dados.

Folha de Dados

Os usuários não podem alternar de modo Folha de Dados para modo Formulário.

O modo Estrutura está sempre disponível (a menos que as permissões determinem o contrário).

Os usuários poderão exibir os dados no modo Formulário ou no modo Folha de Dados. No modo Formulário, os dados serão exibidos como foram construídos. E no modo Folha de Dados, serão vistos os campos que foram colocados no formulário, só que como se fosse uma planilha, em linhas e colunas.

Barras de Rolagem

Você pode utilizar a propriedade BarrasDeRolagem para especificar se aparecerão barras de rolagem em um formulário ou em um controle caixa de texto. 

A propriedade BarrasDeRolagem utiliza as definições a seguir: 

Definição

Descrição

Nenhuma (Formulários)

(Padrão para caixas de texto)

Nenhum (caixas de texto)

Nenhuma barra de rolagem aparece no formulário ou caixa de texto.

Somente Horizontal (formulários)

(formulários) A barra de rolagem horizontal aparece no formulário. Não aplicável a caixas de texto.

Somente Vertical (formulários)

Vertical (caixas de texto)

A barra de rolagem vertical aparece no formulário ou caixa de texto.

Ambas (formulários)

(Padrão para formulários) As barras de rolagem vertical e horizontal aparecem no formulário. Não aplicável a caixas de texto.

Seletores de Registros 

Você pode utilizar a propriedade SeletoresDeRegistros para especificar se um formulário exibirá seletores de registros no modo Formulário.  

A propriedade SeletoresDeRegistros utiliza as definições a seguir: 

Definição

Descrição

Sim

(Padrão) Cada registro tem um seletor de registro.

Não

Nenhum registro tem um seletor de registro.

Esta propriedade deve ser utilizada para remover a barra à esquerda da seção detalhe do formulário, chamada de Seletor de Registro, caso não se queira que ela apareça. Esse seletor funciona para marcar o registro que está sendo exibido.

Botões de Navegação 

Você pode utilizar a propriedade BotõesDeNavegação para especificar se botões de navegação e uma caixa de número de registro são exibidos em um formulário. Os botões de navegação aparecem na parte de baixo da janela. São pequenos botões que servem para "navegar" entre os registros. O botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ) vai para o próximo registro. O botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ) volta para o registro anterior. O botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ) vai para o último registro. O botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ) vai para o primeiro registro. 

A propriedade BotõesDeNavegação utiliza as definições a seguir: 

Definição

Descrição

Sim

(Padrão) O formulário tem botões de navegação e uma caixa de número de registro.

Não

O formulário não tem botões de navegação nem caixa de número de registro.

Os botões de navegação fornecem um meio eficiente de se mover para o primeiro registro, o anterior, o próximo, o último ou um registro vazio (novo). A caixa de número de registro exibe o número do registro atual. O número total de registros é exibido próximo aos botões de navegação. Você pode inserir um número na caixa de número de registro para ir para um determinado registro. 

Se você remover os botões de navegação de um formulário e desejar criar seus próprios meios de navegação para ele, você pode criar botões de navegação personalizados e adicioná-los ao formulário. Faremos este exercício no Exemplo 02, mais adiante.

Caixa de Controle

Você pode utilizar a propriedade CaixaDeControle para especificar se um formulário tem um menu Controle no modo Formulário e modo Folha de Dados. 

A propriedade CaixaDeControle utiliza as definições a seguir: 

Definição

Descrição

Sim

(Padrão) O formulário tem um menu Controle no modo Formulário e modo Folha de Dados.

Não

O formulário não tem um menu Controle no modo Formulário e modo Folha de Dados.

Para exibir um menu Controle em um formulário, a propriedade CaixaDeControle deve estar definida como Sim e a propriedade EstiloDaBorda do formulário deve estar definida como Fino, Ajustável ou Diálogo.

Mesmo quando a propriedade CaixaDeControle de um formulário está definida como Não, o formulário tem sempre um menu Controle quando aberto no modo Estrutura. 

Os comandos Maximizar e Minimizar não estarão disponíveis no menu Controle se a propriedade do formulário EstiloDaBorda estiver definida como Diálogo ou se sua propriedade Botões Min Max estiver definida como Nenhum.

Botões Min e Máx

Você pode utilizar a propriedade BotõesMinMax para especificar se os botões Maximizar e Minimizar estarão visíveis em um formulário.

A propriedade BotõesMinMax utiliza as definições a seguir: 

Definição

Descrição

Nenhum

Os botões Maximizar e Minimizar não estão visíveis.

Min Ativado

Somente o botão Minimizar está visível.

Máx Ativado

Somente o botão Maximizar está visível.  

Ambos Ativados

(Padrão) Ambos os botões Minimizar e Maximizar estão visíveis.

Clicar no botão Maximizar de um formulário amplia o formulário para preencher toda a janela do Microsoft Access. Clicar no botão Minimizar reduz o formulário a uma pequena barra de título na parte inferior da janela do Microsoft Access. 

Para exibir os botões Maximizar e Minimizar em um formulário, você deve definir a propriedade EstiloDaBorda como Fina ou Ajustável e a propriedade CaixaDeControle como Sim. Se você definir a propriedade EstiloDaBorda como Nenhum ou Diálogo, ou se definir a propriedade CaixaDeControle como Não, o formulário não terá botões Maximizar ou Minimizar, apesar da definição da propriedade BotõesMinMax. 

Mesmo quando a propriedade BotõesMinMax está definida com Nenhum, um formulário sempre tem botões Maximizar e Minimizar no modo Estrutura. 

Se a propriedade BotõesMinMax de um formulário estiver definida com Nenhum, os comandos Maximizar e Minimizar não estarão disponíveis no menu Controle do formulário.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
057. Formulários - Definições e Usos
058. Criando Formulários - Exemplo Prático
059. Modos de Exibição de um Formulário
060. Controles Básicos da Caixa de Ferramentas
061. Exemplos e Exercícios


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