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ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 064 - Módulo 05 - Exemplo 02

Exemplo 02: Agora vamos criar um relatório que utiliza o conceito de Grupos/totais. Neste tipo de relatório as informações são agrupadas de acordo com um ou mais campos. Por exemplo, posso ter um relatório de vendas agrupadas por país. Neste relatório aparece o nome do País e, logo em seguida, a listagem de todos os pedidos para aquele país. No final da listagem aparece a soma dos pedidos para o país. Na seqüência o próximo país, os pedidos para este país e assim por diante. Podemos agrupar por mais do que um campo. Por exemplo, podemos agrupar pelo país e, dentro do país, por cidade. Com isso apareceria o total para cada Cidade, o total para a cidade e no final o total para o país.

Neste exemplo vamos construir o relatório com grupos para o país de destino e, dentro do país para a cidade. Para construir este relatório precisamos, antes, construir uma consulta onde faremos o cálculo do total por pedido. Em seguida criaremos o relatório baseado nesta consulta. Vamos salvar esta consulta com o nome de "Total por pedido - relatório".

Vamos salvar o relatório com o nome de "Totais por País-Cidade". 

Para criar o relatório "Totais por País-Cidade", faça o seguinte:

  • Se o banco de dados ExRelatorio.mdb não estiver aberto, abra-o.
  • Vamos criar, em primeiro lugar, a consulta "Total por pedido - relatório". Esta consulta irá calcular o total por pedido. Depois criaremos o relatório baseado nesta consulta.
  • Utilizando os conceitos apresentados no item sobre consultas, crie uma consulta para obter os resultados indicados na próxima figura.
  • Salve a consulta com o nome de "Total por pedido - relatório".
  • Feche a consulta.  

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Consulta Total por pedido - relatório. 

  • Agora vamos criar o relatório Totais por País-Cidade, que será baseado na consulta criada anteriormente.
  • Dê um clique na opção Relatórios.
  • Dê um clique duplo na opção "Criar relatório usando o assistente".
  • Será aberta a primeira tela do Assistente do relatório.
  • Nesta etapa nos selecionamos em qual Tabela/Consulta, o relatório será baseado e quais os campos da Tabela/Consulta selecionada, serão exibidos no relatório.
  • Na lista Tabelas/Consultas selecione a consulta Total por pedido - relatório.
  • Na lista "Campos disponíveis dê um clique no botão (Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti), para adicionar todos os campos.
  • Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.
  • Na segunda etapa definimos como os dados serão exibidos. Para o nosso exemplo selecione a opção "por Detalhes do pedido".
  • Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.
  • Nesta etapa definimos se haverá algum tipo de agrupamento no relatório.
  • O primeiro nível da agrupamento será por país e, dentro do país, por Cidade.
  • Na lista de campos marque o campo PaísDeDestino e dê um clique no botão (>), para definir um agrupamento neste campo.
  • Agora vamos definir o segundo nível de agrupamento.
  • Na lista de campos marque o campo CidadeDeDestino e dê um clique no botão (>), para definir um agrupamento neste campo.
  • Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa do assistente.
  • Na quarta etapa do assistente definimos por qual/quais campos, o relatório será classificado. Podemos classificar por até quatro níveis.
  • No nosso exemplo, classificaremos primeiro pelo Paísdedestino e, dentro do país, por CidadeDeDestino. A listagem já é classificada, automaticamente, pelos campos nos quais definimos agrupamentos. No nosso exemplo a listagem já é, automaticamente, classificada por PaísDeDestino e, dentro do país, por CidadeDeDestino.
  • Dentro da CidadeDeDestino, vamos classificar por DataDoPedido.
  • Na lista 1, selecione o campo DataDoPedido e classificação A/Z.
  • Nesta etapa também podemos selecionar quais os cálculos desejamos ao final de cada grupo. Por exemplo, se queremos a soma dos pedidos, a média dos pedidos, o percentual em relação ao total e assim por diante.
  • Para definir estas opções, dê um clique no botão "Opções de resumo...".
  • Surge a janela "Opções de resumo".
  • Nesta janela marque as opções "Soma" e "Média".
  • Dê um clique no botão OK para fechar a janela "Opções de Resumo".
  • Você estará de volta ao Assistente de relatório.
  • Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa do assistente.
  • Nesta etapa definimos os aspectos visuais do relatório.
  • A opção Layout define a maneira como os controles serão dispostos no relatório.
  • Para Layout selecione a opção Nível.
  • Na opção Orientação definimos se o relatório será impresso no sentido normal da página ou com a página no sentido horizontal.
  • Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.
  • Na próxima etapa definimos o Estilo para o Relatório. Um estilo define um conjunto de cores e formatações.
  • Selecione o estilo Cinza claro.
  • Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.
  • Na etapa final vamos digitar um título para o Relatório.
  • Digite: Totais por País-Cidade
  • Certifique-se de que a opção Visualizar Relatório esteja selecionada.
  • Dê um clique no botão Concluir.
  • O Microsoft Access cria e exibe o relatório.
  • Observe que os dados estão agrupados primeiro por PaísDeDestino e dentro do país por CidadeDeDestino.
  • O relatório está classificado por PaísDeDestino, dentro do PaísDedestino por CidadeDeDestino e, dentro da Cidade pela DataDoPedido.
  • Observe ao final de cada cidade o valor da Soma e da Média dos pedidos para a cidade.
  • Observe ao final de cada país o valor da Soma e da Média dos pedidos para o país.
  • Vá para o modo Estrutura do formulário. Para isso selecione o comando Exibir -> Modo estrutura.
  • Salve o relatório.
  • Feche o relatório.  

Agora vamos fazer alguns exercícios para fixar os conceitos apresentados sobre relatórios.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
062. Relatórios - Definição e uso
063. Exemplo 01
064. Exemplo 02
065. Exercícios e Conclusão


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