NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 06 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 066 - Módulo 06 - Introdução à Macros e Eventos

Nesta lição aprenderemos a utilizar Macros. Veremos o que são e quais as possibilidades de utilização das macros, aprenderemos o conceito de evento e os principais eventos disponíveis e também as diversas macros oferecidas pelo Microsoft Access.

Com Macros podemos automatizar uma série de tarefas repetitivas, economizando tempo. Uma macro pode conter uma ou mais ações, tais como: Executar uma consulta, Abrir um Formulário, Aplicar um Filtro, etc.

A correta utilização das Macros nos propicia uma série de facilidades e benefícios as quais somente poderiam ser obtidas com a utilização de programação (Visual Basic for Applications - VBA, que será tratado no curso de Access Avançado, com previsão de início para o final de Julho-2002). Porém, conforme veremos, a utilização de Macros é muito mais simples e intuitiva. 

Veremos os seguintes itens: 

  • Eventos
  • O que são as Macros e onde utilizá-las
  • Criando Macros e as Ações de Macro
  • Associando Macros a Eventos

Eventos:

Abaixo temos um conceito de Evento conforme definido na ajuda do Microsoft Access: 

O que é um evento? 

"Um evento é uma ação específica que ocorre sobre ou com um determinado objeto. O Microsoft Access pode responder a vários eventos: cliques de mouse, alterações em dados, abertura ou fechamento de formulários e muitos outros. Os eventos geralmente são o resultado da ação do usuário."

Utilizando um procedimento de evento ou uma macro, você pode adicionar sua própria resposta personalizada a um evento que ocorra em um formulário, relatório ou controle.  

Conforme podemos concluir pela definição acima, um evento normalmente é resultante da ação do Usuário, Por exemplo, um clique de Mouse em um Botão de comando de um formulário, gera o evento "Ao Clicar", associado com o Botão. Um clique duplo no nome de um formulário para abrir o formulário, gera o evento "Ao Abrir" associado com o formulário. Ao entrar em um campo de dados e alterar o valor do campo, ao sair do campo o usuário terá gerado o evento "Após atualizar" associado com o campo, e assim por diante.

Além disso podemos associar Macros e Procedimentos a eventos. Com isso ao ocorrer um determinado evento, podemos fazer com que seja executada uma Macro (ou um Procedimento) em resposta a este evento. Por exemplo, ao selecionar um Fornecedor em um lista de Fornecedores, você pode fazer com que o Microsoft Access exiba somente os produtos do respectivo Fornecedor, em uma lista de produtos. Isto pode ser obtido, associando-se uma Macro ao evento Após Atualizar da lista de fornecedores. Essa Macro atualiza a lista Produtos, de tal maneira que somente sejam exibidos os Produtos do Fornecedor selecionado. 

A Utilização de eventos em associação com Macros e Procedimentos, nos oferece inúmeras possibilidades. Muitos dos problemas diários na utilização do Microsoft Access com formulários e relatórios podem ser resolvidos através da associação entre eventos e Macros  ou Procedimentos. 

Na figura abaixo podemos ver os diversos eventos associados com um formulário: 

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Alguns eventos associados com um Formulário. 

Para acessar os eventos de qualquer elemento, basta fazer o seguinte: 

  • Em um Formulário ou Relatório, no Modo Estrutura, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o elemento cujos eventos você quer acessar.
  • No menu que surge dê um clique em Propriedades.
  • Na janela que surge, dê um clique na Guia Evento, indicada na figura anterior. 

Na próxima lição aprenderemos a Criar Macros e associá-las a eventos de Formulários e Relatórios.

O que são Macros e como utilizá-las:

As macros são objetos de banco de dados, assim como formulários, tabelas, consultas, etc. As macros fornecem o meio mais fácil de automatizar o seu banco de dados. Quaisquer procedimentos que você tenha que fazer repetidamente, são bons candidatos a serem transformados em macros.  

As macros no Microsoft Access são completamente diferentes das macros em outras aplicações. Uma macro no Microsoft Access  não é apenas uma série gravada de toques no teclado ou cliques de mouse, para automatizar tarefas repetitivas; ela realiza muitas funções que, de outra forma, exigiriam codificação. As macros economizam tempo por automatizar tarefas comuns, mas elas (quando escritas adequadamente) também ajudam a evitar erros assegurando que cada passo da macro é executado na ordem e exatamente como é necessário que seja feito. 

Você pode definir uma macro para executar, praticamente, qualquer tarefa que pode ser iniciada com o teclado ou com o Mouse. Um dos grandes benefícios das Macros é a sua capacidade de automatizar as respostas para muitos tipos de eventos, seja o evento uma modificação nos dados, a abertura ou fechamento de um formulário ou relatório, ou qualquer um dos tantos eventos disponíveis no Microsoft Access. 

Uma Macro pode conter uma única ação (como executar uma consulta por exemplo) , ou pode conter diversas ações. As ações podem ser executadas incondicionalmente, ou podemos colocar condições para que as ações sejam executadas. Por exemplo, posso fazer com que uma macro Emitir Pedido, associada ao evento Ao Fechar do formulário pedidos, somente seja executada após as 17:00. 

Em que situações Práticas do dia-a-dia devo utilizar macros:

  • Podemos utilizar Macros para abrir uma tabela, consulta, formulário ou relatório em qualquer modo disponível (estrutura, folha de dados, visualização de impressão, etc). Também podemos utilizar uma macro para fechar qualquer tabela, consulta, formulário ou relatório que estiver aberto.
  • Podemos usar as macros para abrir um relatório em Visualizar Impressão ou para enviar um relatório diretamente para a impressora. Também podemos utilizar as macros para enviar um relatório para um arquivo do Word, uma Planilha do Excel, um arquivo de texto, ou outros formatos. 
  • Podemos utilizar macros para abrir uma consulta de seleção no Modo Folha de Dados. Podemos basear os parâmetros da consulta em controles de qualquer formulário que esteja aberto. Por exemplo, podemos escolher Brasil em uma lista de países e dar um clique em um Botão Pesquisar. Uma macro associada ao evento Ao Clicar do botão pode conter uma ação para Abrir uma consulta a qual utiliza PaísDeDestino igual a Brasil como critério.
  • É possível utilizar uma Macro para executar outras Macros ou módulos do Microsoft VBA. Também podemos utilizar macros para definir o valor de qualquer controle de um formulário ou relatório. Podemos simular as ações do teclado e fornecer entrada para caixas de diálogo do sistema, através da ação "EnviarSeqüênciaDeCaracteres", que veremos mais adiante.
  • Podemos utilizar as macros para aplicar um filtro, ir para qualquer registro ou procurar dados na tabela ou consulta-base de um formulário.
  • Podemos utilizar as macros com qualquer formulário para definir uma barra de menus personalizada e substituir a barra de menus padrão oferecida pelo Microsoft Access.
  • Macros podem ser utilizadas para executar qualquer um dos comandos em qualquer  um dos menus do Access.
  • As macros podem ser utilizadas para dimensionar, minimizar, maximizar ou restaurar qualquer janela dentro da área de trabalho do Microsoft Access. Podemos mudar o foco para uma janela ou qualquer controle dentro de uma janela.
  • Podemos exibir mensagens informativas e som a fim de chamar a atenção para as mensagens. Também podemos desativar os avisos do sistema quando tivermos macros que executam diversas consultas de ação (Atualização, Anexação, Criação de Tabela ou Exclusão), para que não tenhamos que responder Sim para uma série de perguntas.
  • Podemos utilizar as macros para renomear qualquer objeto do nosso Banco de Dados. Podemos fazer uma cópia de qualquer objeto (Tabela, Consulta, etc) selecionado ou copiar um objeto para outro Banco de Dados do Microsoft Access. Podemos excluir objetos do Banco de Dados. Também é possível importar, exportar ou anexar tabelas de outros bancos de dados, ou importar ou exportar planilhas ou arquivos de texto.
  • Podemos iniciar outros aplicativos através de uma macro, tanto no DOS quanto aplicativos do próprio Windows, e trocar dados com o aplicativo usando Dynamic Data Exchange (DDE) ou a Área de Transferência.  
  • Podemos enviar dados de uma tabela, consulta, formulário ou relatório para um arquivo de saída, e depois abrir esses arquivos no aplicativo adequado. Também é possível enviar seqüências de teclas para o aplicativo de destino. 

Podemos fazer muito através das macros. Agora aprenderemos como construir macros, e quais as principais ações de macro disponíveis no Microsoft Access. Será fornecido uma lista com todas as ações disponíveis, os parâmetros de cada ação e a forma de utilização. 

Na compra do arquivo .pdf, com todo o conteúdo do curso, você também recebe um arquivo com a descrição de todas as macros do Access, bem como todos os parâmetros de cada macro.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
066. Introdução à Macros e Eventos
067. O Primeiro Exemplo Prático
068. Mais Exemplos e Conclusão


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI