NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 06 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 068 - Módulo 06 - Mais exemplos e conclusão

Neste item veremos alguns exemplos de macros e a associação destas com eventos de formulários e relatórios. Utilizaremos algumas das ações apresentadas na tabela do item anterior. Através da utilização de exemplos práticos, poderemos entender melhor a utilização das Macros.

Exemplo 1: Vamos começar com um exemplo bem simples. Vamos criar uma macro chamada Maximiza, com uma única ação "Maximizar". Vamos associar esta macro a propriedade de evento "Ao Abrir", do formulário "Clientes" do banco de dados ExMacros.mdb, que está na pasta C:\CursoAccBasico. 

Para criar uma macro com uma ação Maximizar: 

  1. Abra o banco de dados ExMacros.mdb.
  2. Dê um clique na Guia Macros, depois dê um clique no botão Novo.
  3. Na coluna Ação Escolha "Maximizar". Na coluna comentários digite: "Maximiza um objeto. Associada ao Evento Ao Abrir."
  4. Dê um clique no botão com o disquete para salvar a macro. Ao ser solicitado o nome digite: Maximiza, e dê um clique em OK.
  5. Feche a Macro.

Para associar a macro Maximiza com o evento "Ao abrir" do formulário Clientes: 

Dê um clique na Guia Formulários,  dê um clique no formulário Clientes para marcá-lo e depois um clique no botão Estrutura. Não esqueça que toda e qualquer alteração sempre é feita no modo estrutura.

No modo estrutura, dê um clique com o botão direito do mouse na área cinza, fora da grade quadriculada, e no menu que surge dê um clique em propriedades. Na janela que surge, clique na guia Evento. Gostaria de chamar a atenção para este detalhe. O Evento que queremos é o evento Ao Abrir do formulário, o qual é acessível através das propriedades do formulário. Para acessar estas propriedades, devemos clicar com o direito na área cinza e não na grade quadriculada. A grade quadriculada é chamada de "Seção Detalhe".  Após clicar em propriedades, surge a janela indicada na figura a seguir. No título da Janela de propriedades deve aparecer Formulário, para você ter certeza que está acessando as propriedades do formulário e não da Seção Detalhe.

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Propriedades de Evento do Formulário. 

Dê um clique no evento Ao abrir. Esse campo oferece uma listagem de todas as Macros e Módulos disponíveis. Clique na flechinha para baixo para abrir esta listagem, e depois clique em Maximiza, conforme indicado pela figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti 
Associando a macro Maximiza com o evento Ao abrir do formulário Clientes.

Com isto você estará associando a Macro "Maximiza" com o evento "Ao abrir" do formulário Clientes. Na prática isso significa que toda vez que o formulário for aberto, ocorre o evento "Ao abrir", o qual por sua vez executa a macro Maximiza.

Salve o formulário e vá para o modo Folha de Dados. Se o formulário não estiver maximizado, o este será maximizado pela ação da macro Maximiza.

Este foi um exemplo simples, com o objetivo da salientar a associação de uma macro com um evento de formulário. Agora veremos alguns exemplos mais elaborados.     

Exemplo 2: Vamos supor que todo o final de mês você precisa gerar duas planilhas do Excel para enviar para o seu chefe. Uma das planilhas (vendas.xls) deve apresentar o total de vendas por PaísDeDestino. A outra planilha (pedidos.xls) deve apresentar o quantitativo de pedidos por vendedor (CódigoDoFuncionário). Para atender a esta solicitação você teria que fazer o seguinte: 

  1. Criar uma consulta que calcula o total por PaísDeDestino
  2. Criar uma consulta que contabiliza o quantitativo de pedidos por CódigoDoFuncionário
  3. Executar a primeira consulta e salvar o resultado como uma planilha do Excel
  4. Executar a segunda consulta e salvar o resultado como uma planilha do Excel

Com a utilização de macros podemos facilitar um pouco este processo. Em relação as duas consultas não tem jeito, precisamos criá-las. Após criadas as consultas, iremos utilizar uma macro para executá-las e exportar o resultado para as planilhas respectivas: vendas.xls e pedidos.xls. Esta macro deverá ser executada no final do expediente do último dia útil do mês.

Para criar as consultas:

Utilizando os conhecimentos apresentados no tópico sobre consultas, crie as duas consultas, uma para calcular o total por PaísDeDestino dentro do mês atual e outra que forneça o quantitativo de pedidos por CódigoDoFuncionário.

Salve as consultas como: "Totais de Vendas por País de Destino" e "Quantitativo de Pedidos por Funcionário", respectivamente.

Agora é a hora de criarmos a nossa macro, a qual conterá as seguintes ações:  

  • Uma Caixa de Mensagem
  • Uma ação SaídaPara que exporta o resultado da primeira consulta para o arquivo C:\CursoAccBasico\vendas.xls
  • Uma ação SaídaPara  que exporta o resultado da segunda consulta para o arquivo C:\CursoAccBasico\pedidos.xls
  • Outra Caixa de Mensagem informando que a macro chegou ao fim.

Iremos pedir que a macro crie os arquivos de Excel, na pasta C:\CursoAccBasico\. Também poderíamos pedir para que fosse salvo diretamente em um drive de rede, no qual o chefe tem acesso, por exemplo, X:\relatorios\chefe.

Para criar a macro "Gera planilhas para o chefe": 

Clique na guia macros e dê um clique no botão Novo. Será exibida a janela macros com uma macro em branco.

Adicione quatro ações, conforme indicado nas tabelas a seguir:

Ação 1:

Ação: CaixaDeMensagem

Comentário: "Inicializando a macro Relatórios do Chefe"

Parâmetros da Macro:

Mensagem: Geração de Relatórios de Vendas por PaísDeDestino   quantitativo por CódigoDoFuncionário

Alarme sonoro: Sim

Tipo: Aviso !

Título: Relatório de Vendas

 Ação 2: 

Ação: SaídaPara

Comentário: " Gera o arquivo c:\meus documentos\vendas.xls

Parâmetros da Macro:

Tipo de objeto: Consulta

Nome do Objeto: Totais de Vendas por País de Destino

Formato de saída: Microsoft Excel (*.xls)

Arquivo de saída: C:\CursoAccBasico\vendas.xls

Auto Iniciar: Não

Arquivo Modelo:

 Ação 3: 

Ação: SaídaPara

Comentário: " Gera o arquivo c:\meus documentos\pedidos.xls

Parâmetros da Macro:

Tipo de objeto: Consulta

Nome do Objeto: Quantitativo de Pedidos por Funcionário

Formato de saída: Microsoft Excel (*.xls)

Arquivo de saída: C:\CursoAccBasico\pedidos.xls

Auto Iniciar: Não

Arquivo Modelo:

 Ação 4: 

Ação: CaixaDeMensagem

Comentário: Mensagem de macro concluída com sucesso

Parâmetros da Macro:

Mensagem: Geração de relatórios concluída com sucesso !!!

Alarme sonoro: Sim

Tipo: Aviso !

Título: Macro finalizada.

Salve a macro com o nome de Gera planilhas para o chefe.

Execute a macro, depois verifique se foram criados os arquivos vendas.xls e pedidos.xls na pasta C:\CursoAccBasico\.

Exercício: 

Crie uma consulta do tipo Criação de Tabela, que selecione somente os pedidos para o ano da Data do Pedido igual a 1997 e cujo valor do frete seja superior a R$10,00. Incluir os campos NúmeroDoPedido, DataDoPedido, PaísDeDestino e Frete. Essa consulta deve criar uma tabela chamada "Pedidos para 1997". Salve esta consulta com o nome de "Gera Pedidos para 1997". Crie uma segunda consulta do tipo Atualização, a qual aumenta em 20 % o valor do campo Frete na tabela "Gera Pedidos para 1997". Salve esta consulta com o nome deAtualiza Pedidos de 1997.Criar uma macro que executa estas duas consultas em seqüência e depois exporta os dados da tabela "Pedidos para 1997" para uma planilha do Excel na pasta C:\CursoAccBasico\. O nome do arquivo será pedidos.xls. Após exportar para a planilha do Excel, a macro deverá excluir a tabela "Pedidos para 1997" e emitir uma Mensagem:" Macro concluída com sucesso !!!!". 

Conclusão:

Neste item tratamos sobre a criação de macros básicas. Aprendemos a criar macros e associa-las com eventos. Desta maneira quando um determinado evento acontece, a macro associada ao evento é executada. 

Neste curso nos tratamos dos aspectos básicos do Microsoft Access, tais como: 

  • O Modelo Relacional de dados.
  • Tabelas.
  • Consultas.
  • Formulários.
  • Relatórios.
  • Macros.

Em caso de dúvida sobre o conteúdo deste curso, você pode entrar em contato pelo seguinte e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
066. Introdução à Macros e Eventos
067. O Primeiro Exemplo Prático
068. Mais Exemplos e Conclusão


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI