[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosAlgoritmos : Quatro_motivos
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

4 motivos porque os programadores estão revolucionando o mundo

Embora hoje exista um grande crescimento de interesse por cursos de programação em geral, ainda é pouco o número de profissionais que conseguem fazer o intercâmbio de profissões que a princípio não estão relacionadas entre si. Vez por outra aparecem médicos que desenvolveram um sistema que facilitou suas rotinas, um personal trainer que criou uma aplicativo para controlar as série de exercícios de seu clientes.

Neste artigo vou mostrar que mesmo atuando em uma área diferente de TI você pode aprender programar e interagir sua profissão com a de programador e obter excelentes resultados. Você vai conhecer algumas áreas que estão se dando muito bem com esta nova visão e ver as infinitas oportunidades que estão surgindo a cada dia mais e mais.

AGRONEGÓCIOS

Umas grande áreas que atualmente vem se utilizando e muito bem da tecnologia é a do agronegócio, cada vez temos visto o uso de drones, big data, controle em tempo real do nascimento ao abatimento dos gados, rastreamento dos produtos agrícolas e afins. O que deve ser observado com bastante cuidado aqui é presença maciça de profissionais da área de TI que atuam juntamente com profissionais de outras áreas totalmente diferentes da suas de origem. Não é mais estranho ver um produtor rural também ser um programador que desenvolve sistemas de acordo com as necessidades vão surgindo no sua fazenda ou plantação.

Com aproximação digital que temos visto atualmente, é altamente recomendado que estes empreendedores esteja atualizados com a dinâmica de seus negócios tanto no Brasil quanto no mundo afora. Não tem mais como ficar isolados em suas terras se preocupando unicamente com a criação de seus animais ou suas plantações, pois devido as exigências do mercado internacional o empreendedor rural tem que se adaptar e para isto precisa sair um pouco do meio de costume.

A presença do programador neste cenário é fundamental, pois tem desafios que vão desde o controle do volume de água usados para molhar as plantações até o acompanhamento dos animais da fazenda como da criação bovina, suína, aves e peixes. São muitas as soluções que um programador precisa ter neste setor, uma vez que é exigido um alto grau de precisão e qualidade dos empreendedores diante de seus clientes e até mesmo da sociedade em geral.

A realidade do programador nestes empreendimento é tão forte que hoje existem até premiações e eventos voltados somente para o setor de tecnologia no agronegócio.

SAÚDE

Uma outra área que tem uma presença forte de programadores e que vem ganhando cada vez mais espaço e importância é na área da saúde como um todo. Diversos avanços na medicina hoje pode ser visto e tendo uma participação fundamental de programadores em parcerias com médicos, neurocirurgiões, enfermeiros e tantos outros agentes que atuam no melhor desenvolvimento da saúde.

Com a troca de experiência destes profissionais várias rotinas atualmente foram automatizada e isso vem crescendo de forma exponencial com uma tendência de permanecer neste ritmo acelerado. Um exemplo disto podemos no monitoramento remoto de pacientes, que antes obrigatoriamente tinha que permanecer nos leitos hospitalares para que pudessem ter acompanhamento médico, hoje estes podem ficar nas suas residências e continuarem tendo monitoramento com alto grau de precisão.

Embora não seja uma realidade em nosso país, o monitoramento remoto de paciente tem um impacto nas despesas pública, uma vez que os custos para manter um paciente internado no hospital tem elevado valor nos cofres, tendo este acompanhamento a distância os gastos diminuem com saúde e abrem espaços para os casos mais graves que são imprescindíveis a presença médica mais de perto.

Análise de dados de paciente de uma determinada nação pode trazer mais precisão e opções aos administradores públicos. Tecnologias como o bigdata oferece a opção de conhecer antecipadamente as necessidades população e se preparar para possíveis surtos de doenças e epidemias. Pode gerar indicações de enfermidades locais e as possíveis causas, cabendo aos órgãos públicos tomarem as decisões e soluções dos casos.

O simples exame de sangue que antes levavam dias de análises para poder dar o diagnóstico, hoje em questão de minutos pode dar resultados precisos de uma infinidade de doenças das mais simples como uma simples virose a casos mais graves como um câncer ou HIV. O disruptivo projeto Genoma, com todas as suas metas e objetivos ousados, só pode se tornar real com a ajuda tanto das máquinas modernas atuais quanto dos programadores que trabalharam incessantemente na automatização e controle de dados e informações que fez ser possível o mapeamento do DNA humano.

Na neurologia é perceptível o papel do programador no avanço do mapeamento dos estudos do cérebro humano, todo o seu comportamento sendo registrado e armazenado em banco de dados para serem acessados e estudados mais a fundo na busca por novos tratamentos ou mesmo para melhor compreensão do seu comportamento. Todas os procedimentos são rigidamente controlados e seguem protocolos para serem analisados com maior precisão e proporcionar novos tratamentos para doenças como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, AVC e tantas que atingem o cérebro e sistema nervoso.

ECONOMIA E MERCADO DE BOLSAS

A área de finanças dos governos e investimentos independentes também tem uma enorme presença do programador. Por ser naturalmente uma área considerada como exata, o papel do programador não chega a ser uma novidade, visto que os próprio segmento já apresenta uma certa lógica, fator indispensável para quem quer ser programador ou quem já trabalha na área de TI.

Até a alguns anos a típica imagem das corretoras das bolsas de valores era aquela de pessoas presas ao telefone, uma gritaria eufórica, stress ao nível máximo e muita gente de um lado para outro procurando a melhor forma de fechar um investimento. Contudo, esta imagem hoje é algo mais nostálgico e estereotipado, uma vez que tudo é resolvido pelos sistemas de computadores que já apresentam todas as simulações, situação do mercado, acompanhamento em tempo real, balanços do dia, interligações com outras bolsas estrangeiras e podendo ser feito até mesmo de sua residência.

Com o advento da internet, esse processo pode ser automatizado e não apenas facilitando, mas também agilizando negociações em diferentes países ao mesmo tempo com uma margem de economia de tempo e investimentos infinitamente maior que no processo tradicional. O programador aqui tem uma função essencial, pois um pequeno erro nos seus algoritmos pode levar a desastres econômicos catastróficos.

Tanto as empresas privadas quanto Governos trabalham baseados nos resultados dos dados gerados por estes sistemas e simulações ou mesmo informações reais que vão influenciar diretamente nos lucros dos empresários ou mesmo nas contas públicas de um país, estados ou cidades. Por se uma função de grande risco, programadores são muito valorizados neste setor e tem um grau de exigência de conhecimento bem maior.

EDUCAÇÃO

Mais uma vez o programador marca presença, pois como já se pode imaginar, a área de educação tem evoluído e ganhado infinitas ferramentas e recursos que são aplicados no aprendizado das crianças, jovens e adultos. Os recursos midiáticos que interagem com os alunos ajudam a reforçar a fixação do que está sendo ministrado pelo professor e muda a forma tradicional de ensinar.

Cresce o número de escolas que se utilizam de aulas online para ajudar a reforçar o conhecimento que foi passado na sala de aula e o aluno tem este reforço acessando de sua própria casa e podendo assistir quantas vezes achar necessário. Universidades no mundo inteiro hoje pode lecionar em tempo real para alunos de diferentes países, tendo espaço para tirar dúvidas, aceitar sugestões que levam os professores a estarem em constante busca de melhorias nas suas explanações.

A grande maioria das faculdades hoje pode acompanhar o desenvolvimento de seus alunos através de sistemas online que disponibilizam boletins, grade curricular, informações de professores, solicitações de documentos como declarações, transferências e outros tudo de forma rápida e sem ter de ficar esperando em uma fila. Professores e alunos podem trocar mensagens diretamente dos sistemas da faculdade, gerando interação e continuidade do ensino mesmo após as aulas presenciais.

Através de softwares hoje o alunos podem simular experimentos químicos, conhecer particularidades e ver reações que surgem através das misturas de substâncias e tudo em fração de segundos, sem correr o risco de gerar algum desastre ou imprevistos. Estudantes da área de saúde podem conhecer e estudar com mais detalhes as partes do corpo humano e se familiarizar com estes antes de partirem para parte prática em corpos reais, fazer simulações do funcionamento da máquina humana com imensa riqueza de detalhes.

Na engenharia o progresso e eficiência não são diferentes, visto que antes tudo tinha que ser feito na mão, desenhar projetos de casas, edifícios, carros, aparelhos mecânicos e tantos outros que, por melhor que fosse o profissional, levava um tempo enorme para conclusão e ainda podia apresentar erros, forçando a refazer todo o processo demorado novamente. Hoje com programas como AutoCAD, SketchUp, Revit, e tantos outros voltados especificamente para estas finalidades aceleram o processo de desenvolvimento e melhora infinitamente a precisão e o tempo de correção, caso seja necessário.

EMPREENDEDORISMO

Os cursos online hoje é uma realidade no cenário mundial e que tende a crescer cada vez mais, sem contar que qualquer pessoa hoje pode aprender uma nova profissão estudando direto de seu quarto ou sala de estar da sua casa, diminuindo consideravelmente o seu investimento financeiro, porém obtendo resultados altíssimos em termos de conhecimento. Os programadores se fazem presente nesta mudança de paradigmas que democratizam o aprendizado com alto grau de qualidade em diversos cursos.

É interessante salientar que estes cursos online são feitos diretamente de residências por pessoas comuns, pessoas que têm certos domínios em determinadas áreas e que passam estas experiências para outras que querem entrar no ramo. Um fato curioso é que programadores hoje estão contribuindo com estas mudanças não apenas com a execução de projetos e sistemas, mas também ensinando pessoas que não tem nenhum conhecimento na área e os ensina a se tornarem programadores, é o caso dos cursos do professor Mjailton, que tem cursos de PHP, Java, Android, JavaScript, jQuery, matemática e vários outros que podem ser facilmente adquiridos e você assiste de sua casa através de uma plataforma online criada pelo próprio professor.

Hoje o empreendedorismo digital é uma realidade e que só tende a crescer, pessoas que antes tinha que fazer investimentos altíssimos para abrir uma empresa, alugar estabelecimentos comerciais e passar por uma verdadeira maratona de burocracias, hoje com apenas uma câmera, um computador, um headphone e um conexão à internet podem criar seus negócios de forma rápida e simples. Tem ainda os casos em que você nem mesmo precisa ter “todo este trabalho”, pois pode simplesmente se afiliar a plataformas de vendas de inforprodutos como Hotmart e Eduzz e começar vender, sem nenhum custo de produção.

O mais interessante do empreendedorismo digital é que não há limites, qualquer habilidade pode ser transformada em produto/serviço e qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor, independente de seu país, condição social, nível de escolaridade, é livre para todos. Perceba que o programador tem papel fundamental neste processo, uma vez que tudo isto é abrigado em uma plataforma online, é uma via de mão dupla entre empreendedor e cliente e o programador é quem faz esta ligação ser possível.

COMO SE TORNAR UM PROGRAMADOR

Estas são apenas algumas razões que demonstram a importância do programador no cenário mundial na atualidade, poderiam ser citadas muitas outras e facilmente veríamos o papel deste profissional agindo, ainda que no silêncio e bastidores. Espero realmente que com este post você tenha aberto sua visão para as infinitas oportunidades que surgem na sua vida quando você se torna um programador profissional.

Talvez a sua grande pergunta neste momento seja o que fazer para se tornar um programador, quais os primeiros passos, o que devo estudar e como estudar. Um curso que super recomendo e que vai tirar todas estas e muitas outras dúvidas é o curso PHP Prime do professor Mjailton, nele você vai se deparar com uma estrutura totalmente voltada para ensinar você a arte de programar ainda que não tenha nenhum conhecimento ou experiência em programação.

Com o método criado pelo próprio professor baseado na sua experiência nestes últimos 10 anos de ensino online e da relação com seus alunos, ele hoje tem o roteiro preciso e eficiente que vai literalmente tirar você da total condição de leigo e fazer você se tornar um programador profissional em apenas 4 meses. Isso mesmo, em apenas 4 meses você vai ver sua vida mudada através de um nova profissão que você vai adquirir seguindo prontamente o método apresentado por ele.

Caso esteja curioso e queira conhecer mais detalhes, não deixe de clicar aqui e conhecer você mesmo o que ele tem a oferecer, acredite, vai valer muito a pena cada minuto que você parar para ouvi-lo, pois ele vai mostrar porque você até hoje não aprendeu a programar e o que você precisa saber para alcançar o seu objetivo.

Então agora é com você, mostrei as possibilidades de atuação de um programador, porque eles estão sendo fundamentais na transformação que o mundo está passando e agora como você pode também ser um destes profissionais que o mercado tanto procura. Comece agora mesmo a sua mudança, seja um programador profissional e de qualidade clicando aqui. Um abraço e até a próxima.

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI