NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigos › ASP 3.0 › Capítulo 02 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SITES DINÂMICOS COM ASP 3.0 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 014 - Capítulo 02 - O que é VBScript?

VBScript é uma linguagem de criação de Scripts, a qual é derivada do Visual Basic (VB) e do VBA (Visual Basic for Applications). O Visual Basic é o ambiente de desenvolvimento gráfico,  mais utilizado para o desenvolvimento de aplicações para o ambiente Windows. Como o nome sugere, a programação em Visual Basic, é baseada na linguagem de programação Basic. O VBA é derivado do Visual Basic (de certa forma, podemos dizer que é um subconjunto do VB), e é a linguagem utilizada para automatizar tarefas nos aplicativos do Microsoft Office. Por exemplo, quando você precisa criar código para automatizar alguma tarefa no Microsoft Excel ou no Microsoft Access, você está utilizando o VBA.

Se você já conhece VB ou VBA, irá sentir-se bastante a vontade com VBScript. Muitos dos comandos básicos, como estruturas de controle, declarações de variáveis, operadores e funções, são idênticos. Na verdade alguns artigos definem VBScript como sendo um subconjunto do VB.

Devemos considerar alguns fatos importantes, dentre os quais podemos destacar:

  • VBScript é uma linguagem para a criação de scripts. Um script não é compilado para gerar um programa executável, ao invés disso, cada linha do script é interpretada, e executada.
  • O código é escrito juntamente com uma página HTML. A Página é enviada para o Navegador, o qual interpreta e executa o código VBScript, uma linha por vez. O suporte à VBScript é nativo no Internet Explorer, já no Netscape Navigator o suporte à VBScript se dá através da instalação de um Plug-in.

NOTA! Um Plug-in é um programa que estende a funcionalidade de um Navegador. No nosso exemplo estamos falando de um Plug-in que permite que o Netscape Navigator interprete e execute código VBScript.

  • Com a utilização do VBScript, podemos ampliar as capacidades de uma página HTML, tornando-a mais funcional e interativa. Podemos realizar cálculos, exibir mensagens em janelas Pop-up, detectar eventos tais como o clique em um link ou em um botão de comando, criar menus interativos, etc. Posso utilizar código VBScript para fazer a validação dos dados de um formulário. Com isso, caso exista erro em algum campo, ou algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, podemos retornar  uma mensagem para o usuário, com os dados que o mesmo preencheu, e indicando qual ou quais campos estão com problema. Com isso o usuário corrige os problemas, antes que os dados sejam enviados para o servidor, reduzindo com isso as possibilidades de erro e agilizando o processamento das informações. São muitas as possibilidades.
  • A linguagem VBScript foi desenvolvida, tendo-se a segurança como uma de suas diretrizes. Através do uso de VBScript, não é possível criar uma página, por exemplo, que tenha acesso ao sistema de arquivos do computador e possa apagar ou modificar informações. Evidentemente que a criatividade de hackers mal intencionados, não tem limites. Porém diversos cuidados foram tomados, pela Microsoft, para tornar a VBScript uma linguagem segura.
  • Pela semelhança com o Visual Basic, VBScript é uma linguagem de fácil aprendizado. Se você já programa em Visual Basic, aprender VBScript será simplesmente uma questão de saber o que é possível fazer com VBScript e quais são as suas limitações.

Conforme podemos concluir, VBScript é uma linguagem para a criação de scripts, os quais ampliam a funcionalidade das páginas HTML.

No próximo item faremos uma revisão rápida, dos principais elementos de uma página HTML. Como o código VBScript que roda no cliente, é “escrito”, dentro da própria página HTML, é importante que saibamos identificar os principais elementos de uma página HTML. Além disso, conforme veremos a partir do Capítulo 4, uma página ASP mistura elementos de código ASP, com elementos (as chamadas tags) HTML. Por isso é importante que saibamos reconhecer os principais elementos de uma página HTML. Para maiores informações sobre HTML, consulte o livro “Série Curso Básico & Rápido HTML 4.0”, da editora Axcel Books.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI