NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigos › ASP 3.0 › Capítulo 08 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SITES DINÂMICOS COM ASP 3.0 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 063 - Capítulo 08 - O arquivo global.asa

O arquivo Global.asa é um arquivo opcional, porém é bastante comum a utilização do mesmo em nossas aplicações Web residentes no IIS. A extensão .asa é uma abreviatura para Active Server Applications. O arquivo global.asa trabalha em conjunto com os objetos Application e Session, para permitir o gerenciamento das informações de estado de cada usuário que acessa a aplicação.

No arquivo global.asa  é possível especificar scripts de eventos e declarar os objetos que têm escopo de seção (Session) ou de aplicação (Application).

Não se trata de um arquivo de conteúdo exibido para os usuários; em vez disso, o arquivo armazena informações de eventos e os objetos utilizados globalmente pelo aplicativo. Esse arquivo deve ser nomeado como Global.asa e armazenado na pasta raiz do aplicativo.

Um aplicativo só pode ter um arquivo Global.asa.

A capacidade de manter informações sobre cada usuário conectado com a aplicação é de fundamental importância, conforme já descrito anteriormente.  Quando a aplicação é acessada pela primeira vez, o arquivo global.asa é carregado na memória do servidor Web. Depois o arquivo global.asa é utilizado para acompanhar eventos da aplicação como um todo e de cada usuário conectado.

Através do arquivo global.asa podemos acompanhar os seguintes eventos:

Para o objeto Session podemos acompanhar os eventos:

  • Session_OnStart: Este evento ocorre quando o usuário acessar uma das páginas da aplicação Web. Quando o usuário acessar outras páginas, dentro da mesma aplicação este evento não ocorrerá novamente, ou seja, o evento Session_OnStart somente ocorre para a primeira página da aplicação que o usuário acessar. O evento Session_OnStart ocorre quando o servidor cria uma nova sessão. O servidor processa esse script antes de executar a página solicitada. O evento Session_OnStart é o momento adequado para definir as variáveis no nível de sessão, porque essa variáveis serão definidas antes de se acessar quaisquer páginas.
  • Session_OnEnd: Este evento ocorre quando a sessão do usuário é encerrada por TimeOut ou quando o usuário acessar uma página de outra aplicação Web.

Estes eventos são utilizados para o acompanhamento de informações de seções individuais de cada usuário, através da utilização do objeto Session. O objeto Session pode ser utilizado para passar informações entre as diversas páginas ASP da aplicação, dentro de uma seção de usuário. Não podemos utilizar o objeto Session para passar informações entre seções de usuários diferentes, para isso utilizamos o objeto Application.

Para o objeto Application podemos acompanhar os eventos:

  • Application_OnStart: Ocorre quando o primeiro usuário acessar uma das páginas da sua aplicação Web. O evento Application_OnStart ocorre antes da criação da primeira sessão nova, isto é, antes do evento Session_OnStart. Por exemplo, se você está desenvolvendo uma aplicação de comércio eletrônico, na qual os preços estão em dólar, mas o usuário tem a opção de converter os valores para reais, você pode utilizar o evento Application_OnStart para tornar disponível a cotação do dólar, para qualquer página dentro da aplicação.
  • Application_OnEnd: O evento Application_OnEnd ocorre quando o aplicativo é encerrado, após o evento Session_OnEnd

Estes objetos são utilizados para monitorar todos os objetos Application, os quais contém informações disponíveis para quaisquer usuários que acessarem a aplicação.

Na Listagem 8.1, temos um exemplo de um arquivo global.asa típico:

Listagem 8.1 – Um exemplo de arquivo global.asa.

1          <SCRIPT LANGUAGE=VBScript RUNAT=Server>

2          'Sub Session_OnStart

3          '** Código para o evento.

4          'End Sub

5          'EventName              Description

6          'Session_OnStart        Runs the first time a user runs any page in your application

7          'Session_OnEnd          Runs when a user's session times out or quits your application

8          'Application_OnStart    Runs once when the first page of your application is run for the first 9      time by any user

10        'Application_OnEnd      Runs once when the web server shuts down

11        </SCRIPT>

12        <SCRIPT LANGUAGE=VBScript RUNAT=Server>

13        Sub Application_OnStart

14            Application("nwind_ConnectionString") = "DSN=nwind;DBQ=C:\MEUS                                     DOCUMENTOS\NWIND.MDB;DriverId=281;FIL=MS Access;MaxBufferSize=2048;PageTimeout=5;"

15             Application("nwind_ConnectionTimeout") = 15

16             Application("nwind_CommandTimeout") = 30

17             Application("nwind_CursorLocation") = 3

18             Application("nwind_RuntimeUserName") = ""

19             Application("nwind_RuntimePassword") = ""

20        End Sub

21        </SCRIPT>

Observe que no evento Application_OnStart configuramos os parâmetros para uma conexão, via ODBC, com o Banco de dados C:\Meus documentos\nwind.mdb. Estas informações estarão disponíveis para quaisquer usuário que acessar a nossa aplicação Web, pois as mesmas foram definidas através do evento Application_OnStart.

Agora que já conhecemos a anatomia de uma aplicação Web no IIS, bem coma a função do arquivo global.asa, vamos estudar os objetos Session e Application, para que possamos aprender na prática a utilizá-los.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI