NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigos › ASP 3.0 › Introducao : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SITES DINÂMICOS COM ASP 3.0 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 004 - Capítulo 01 - Novidades e melhorias do IIS 5.0

O IIS 5.0 é a nova versão do Servidor Web da Microsoft, o qual é disponibilizado como um Serviço (conforme indicado pelo nome Services e não mais Server) do Windows 2000 Server. A versão anterior - IIS 4.0- , era instalada como parte do Option Pack 4.0, para o Windows NT Server 4.0. No Windows 2000 Server, o IIS 5.0 faz parte do próprio Sistema Operacional. Neste tópico, apresentaremos as principais novidades desta nova versão. Para simplificar o entendimento, classificarei as novidades em duas categorias, conforme descrito abaixo:

  • Administração e serviços (ftp e http).
  • Desenvolvimento de aplicações Internet/Intranet.

Administração e serviços.

Os novos recursos do IIS 5.0, aumentaram a sua estabilidade e segurança. Novos assistentes foram introduzidos para facilitar as tarefas mais comuns de administração e segurança. Eis algumas das novidades:

  • Reinicialização de Download : Agora o serviço de ftp é capaz de reinicializar um Download que tenha sido interrompido, a partir do ponto em que a interrupção ocorreu., isso evita que tenhamos que começar do zero. Característica de grande utilidade, principalmente para arquivos grandes, uma vez que a velocidade da Internet ainda não é nenhuma maravilha.
  • Compactação HTTP: Toda a informação, enviada via HTTP pode ser compactada. Para arquivos de texto (arquivos com código HTML, por exemplo), o ganho é considerável – na maioria dos casos, acima de 70%. Podemos utilizar compactação também com arquivos de imagens (.jpg, .gif), ou qualquer outro tipo de arquivo transmitido via HTTP. O Browser deve ser capaz de descompactar a informação.(Internet Explorer e o Netscape Navigator em versão 4.x , dentre outros).
  • Assistentes de segurança: Novos assistentes facilitam a execução de tarefas relacionadas com a segurança. Por exemplo, o Assistente de Permissões (Permissions Wizard), facilita a tarefa de atribuir permissões de acesso a nível de arquivo. Esta era uma tarefa complicada em versões anteriores, uma vez que a permissão efetiva, depende da combinação entre as permissões estabelecidas a nível de Sistema Operacional (permissões NTFS) e as permissões estabelecidas a nível do IIS. Temos também um assistente para gerenciar Certificados.
  • Contabilidade de Processos (Process Accounting): Modificações introduzidas no Kernel do Windows 2000 Server, permitem um controle bastante refinado, nos processos que estão rodando. Com isso, pode ser determinado o quanto de processador, cada Site Virtual está consumindo (lembrando que o IIS admite diversos Sites em um único Servidor). Com isso é possível determinar se um dos Sites está consumindo, desproporcionalmente, tempo do processador. Por exemplo, pode ser que uma página ASP mal implementada, esteja elevando a carga no Processador. Esta característica também pode ser utilizada por provedores de conteúdo, os quais hospedam sites de outras empresas, como um parâmetro para a cobrança do serviço de hospedagem do site.
  • Melhor Administração através do Browser: Administrar o IIS 5.0, remotamente, através do Browser ficou bem mais fácil. Além disso, a maioria das tarefas podem ser executadas através do Browser, o que não era possível em versões anteriores. O administrador também pode criar “Contas Administrativas” (conhecidas como Operadores), com permissões limitadas a determinadas tarefas, por exemplo, criar diretórios virtuais. Com isso é possível distribuir a administração do IIS entre diversos Administradores.
  • Web Distributed Authoring and Versioning (WebDAV): Permite que o autor de Páginas, possa remotamente editar, mover ou eliminar arquivos. Também é possível editar as propriedades de arquivos e diretórios, remotamente, através de uma conecção HTTP. Com WebDAV, o autor está utilizando o HTTP como um protocolo de compartilhamento de arquivo.
  • Autenticação Digest : Aumenta a segurança e a confiabilidade da autenticação dos usuários. Com a Autenticação Digest, é feito um hash das informações de senha antes da transmissão. Informações ligadas à sessão e a hora do sistema, são adicionadas ao hash. Com isso mesmo que a senha seja interceptada, a mesma não poderá ser decifrada. Os demais tipos de autenticação continuam existindo: HTTP Basic, Windows NT Challenge/Response e NTLM authentication (conhecida como “integrated Windows authentication”).

Desenvolvimento de aplicações Internet/Intranet.

Muitas melhorias foram feitas nesta área. Vamos descrever, resumidamente, algumas das novidades.

  • Proteção das Aplicações: Por padrão, todas as aplicações rodam em um processo comum, o qual é separado do processo do IIS 5.0. Porém é possível rodar aplicações de maior importância (ou que necessitem de maior desempenho) em um processo separado.
  • Principais novidades para páginas ASP – Active Server Pages: São muitas as melhorias. Vou citar algumas e explicar outras brevemente.

1.         Novos métodos para o controle de fluxo da aplicação (Server.Transfer, Server.Execute, etc).
2.         Melhorias no tratamento de erros. Teremos um capítulo deste livro dedicado ao Tratamento de erros em Páginas ASP.
3.         Scriptless ASP: Mesmo páginas que contenham somente código HTML podem ter a extensão .ASP. Com isso posso criar toda a estrutura do meu site utilizando páginas com a extensão .ASP e adicionar os Scripts no momento oportuno.
4.         Integração com o XML – Extensible Markup Language. Ainda não ouviu falar de XML ? O caso é sério. No capítulo final deste livro, estaremos introduzindo o conceito de XML.
5.         Novas maneiras para detectar as capacidades do Browser do cliente.
6.         Melhorias de performance : Capacidade de self-tunning das páginas ASP.

São muitas as melhorias do IIS 5.0. Uma das melhores fontes para saber mais sobre as novidades do IIS 5.0 é o livro Internet Information Services Resource Guide (em Inglês), o qual, conforme descrito anteriormente, faz parte do Windows 2000 Server – Resource Kit.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI