Com o ASP 3.0, a tecnologia preferida para o acesso a diferentes fontes de dados é a tecnologia ADO – Activex Data Objects, trabalhando em conjunto com OLE-DB, conforme ilustrado na Figura 1.12
Figura 1.12 Acessando dados com ASP 3.0.
Activex Data Objects para o Framework .NET (ADO.NET) é um conjunto de classes que expõem serviços para acesso a diversas fontes e formatos de dados, para os programadores, utilizando qualquer linguagem habilitada ao .NET. Cabe ressaltar que ADO.NET não é um substituto para o ADO, pois as duas versões de componentes para acesso a dados podem continuar existindo em um mesmo servidor Web, por exemplo. Ao instalarmos o Framework .NET, o mesmo instala, além do suporte a páginas ASP.NET, todo o conjunto de classes do Framework .NET. Porém o acesso a páginas ASP tradicionais continua disponível, isso significa que mesmo após instalar o Framework .NET, todas as aplicações criadas com ASP 3.0 ou versões anteriores do ASP, continuarão funcionando sem problemas, até que você possa migrá-las para ASP.NET. Então em um mesmo servidor Web podemos ter uma página ASP, que acessa dados de um arquivo .mdb do Access utilizando ADO, convivendo com um aplicativo criado com ASP.NET, o qual acessa informações de uma caixa de correio do Exchange, utilizando ADO.NET.
ADO.NET foi projetado pensando nos desafios de criar programas baseados no modelo de 3 camadas, para a Internet, os quais precisam acessar dados de diferentes fontes. Além disso, as aplicações Internet atuais estão bem mais sofisticadas, onde é necessário manter o conceito de estado, o que é difícil em um mundo como o da Internet, conhecido como Connection Less. Na Internet o usuário faz a conexão com o servidor, requisita a página, recebe o resultado e desfaz a conexão. Para manter o estado entre uma conexão e outra, no ASP 3.0, utilizávamos os objetos Session e Application. Conforme veremos nos exemplos práticos, a partir do Capítulo 6, manter o estado ficou muito mais simples com ASP.NET e ADO.NET.
Outro fator importante a ser considerado é que, cada vez mais, as aplicações estão utilizando dados no padrão XML. ADO.NET fornece meios de utilizar dados no padrão XML.
Conforme veremos, os objetos e métodos de ADO.NET são bastante diferentes dos utilizados com ADO. Um dos primeiro objetos que “sentiremos falta” é do tradicional Recordset. Na Figura 1.13 temos uma visão geral da arquitetura do ADO.NET.
Nota! Esta figura foi retirada da documentação do Framework .NET.
Figura 1.13 Uma visão geral da arquitetura do ADO.NET.
Observe que não temos o tradicional objeto Recordset.
Para trabalharmos com ADO.NET, utilizaremos as seguintes classes da biblioteca de classes do Framework .NET ( .NET Framework Class Library).
Ao longo deste livro, principalmente nos Capítulos 10 e 11, estaremos utilizando ADO.NET em diversos exemplos de conexão de páginas ASP.NET com fontes diversas de dados. |