NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
ASP.NET - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 026 - Capítulo 03 - Introdução | |||
Neste capítulo apresentaremos a linguagem C# - lê-se C Sharp. Vamos explicar o porquê de mais uma lingüagem de programação, sendo que já temos tantas. Também falaremos sobre as características que tornarão o C# uma alternativa atraente para o desenvolvimento de soluções corporativas. Em seguida veremos “a cara” de um programa escrito em C#. Vamos detalhar qual a estrutura de um programa, quais os elementos obrigatórios. Vamos apresentar os elementos que compõem um programa C#. Também falaremos dos comandos básicos para ler e escrever na tela, de tal forma que possamos apresentar alguns exemplos simples. Vamos entender como fazer uso das Classes do .NET Framework Class Library. Veremos que temos duas opções para usar métodos e propriedades das classes do .NET Framework Class Library. Explicaremos o uso da instrução Using e veremos como os comandos de um programa são diferentes dependendo de utilizarmos a instrução Using ou não utilizarmos. Vamos falar sobre os tipos básicos disponíveis no C#. Veremos que os tipos são disponibilizados pelo Framework .NET, no que é conhecido como CTS – Common Type System. O CTS disponibiliza um conjunto de tipos padronizados, o qual está disponível para qualquer linguagem do Framework .NET. Isso faz com que um tipo Int32, por exemplo, tenha a mesma estrutura e ocupe a mesma quantidade de memória, quer seja em um programa escrito em C# ou VB.NET ou qualquer outra linguagem do Framework .NET. A disponibilização de um sistema de tipos padronizado, facilita a integração entre programas escritos em diferentes linguagens. Para maiores detalhes sobre o CTS consulte os Capítulos 1 e 2. Na seqüência apresentaremos as estruturas da linguagem C#, para o controle do fluxo do programa. Veremos que estas estruturas são muito semelhantes as encontradas na linguagem C++, com algumas pequenas diferenças. Também apresentaremos os principais operadores matemáticos, lógicos e de atribuição. Novamente veremos uma certa semelhança com a linguagem C++. Juntamente com os conceitos apresentados estaremos mostrando a aplicação dos mesmos, através do uso de exemplos simples e didáticos. Se você já programa em C++ ou Java e tem um bom entendimento dos conceitos de orientação a objetos, verá que aprender C# será uma tarefa muito simples, rápida e agradável. Se você for programador iniciante, não tem problema. Os exemplos apresentados irão ajudá-lo a entender a estrutura e os comandos da linguagem. O código fonte com os exemplos dos capítulos 3, 4 e 5 estão disponíveis para Download no site da editora Axcel Books: www.axcel.com.br. Antes de começarmos faça o seguinte:Crie uma pasta chamada ExCSharp no drive C: ou em outro drive qualquer do computador que você está utilizando para acompanhar os exemplos deste livro. Na pasta ExCSharp crie uma subpasta chamada Cap3, outra chamada Cap4 e mais uma chamada Cap5. Colocarei em cada uma das subpastas, os exemplos dos capítulos respectivos. Dentro destas pastas ficarão gravados dois arquivos para cada exemplo. Um arquivo com a extensão .cs, o qual é o arquivo com o código fonte e um arquivo .exe que é o resultado da compilação do arquivo .cs. |
|||
Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI