NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosBd : Comandossql007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

POSTGRES– COMANDOS SQL. Parte 7

Objetivo:

O objetivo deste tutorial é continuar o aprendizado sobre a utilização de  comandos SQL usando  o banco de dados postgresql,  neste você vai continuar aprendendo a  utilizar funções simples, sempre de forma objetiva e prática.

Pré-requisito:

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo informática básica.

Ola! Pessoal, continuando esta série de tutoriais de comandos sql utilizando o postgres, vamos aprender nesta parte a usar algumas funções simples, mas de grande utilidade, a primeira função que iremos aprender será “BIT_LENGTH (string), esta  ira retornar o tamanho em bits de uma string. Para que você possa compreender melhor o exemplo a seguir irei mostrar em duas telas em conjunto, utilizaremos a tabela “calculos” fazendo uma consulta normal para mostrar todos os nomes que sera mostrado na primeira tela, na segunda tela utilizaremos uma consulta utilizando a função.

select _length(nome) from calculos;

Tela 001

A próxima função será “CHARACTER_LENGTH(string) esta ira retornar o tamanho em caracteres de uma string, ou seja se um nome, como exemplo utilizando a tabela calculos, digamos que você queira saber quantas letras os nomes contidos nela.

select character_length(nome) from calculos;

Tela 002

A próxima função “SESSION_USER” poder ser utilizado para retornar o usuario que esta logado.

select session_user;

Tela 003

Vamos aprender a função “CURRENT_DATE” para retornar a data do dia atual.

select current_date;

Tela 004

Agora aprenderemos a utilizar a função “CURRENT_TIME”, esta retorna a hora do exato momento que a consulta for executada.

select current_time;

Tela 005

Podemos também utilizar a função “CURRENT_TIMESTAMP” para retornar a data e hora juntos.

select current_timestamp;

Tela 006

Outra função  bem útil é “EXTRACT (campo From expr), pedendo ser utilizado em conjunto com a função current_date, serve para extraír um determinado campo de uma hora ou data.

select extract(month from current_date);

Tela 007

Outra função é “TO_CHAR” utilizado com números , por exemplo, iremos retornar na consulta abaixo os sálarios separados por uma vírgula.

select to_char(salario,'L99,999') from calculos;

Tela 008

Conclusão:

Neste tutorial  ensinei você a utilizar mais operadores de concatenação e também a utilizar funções básicas para mostrar data e hora,, através de exemplos simples e práticos, objetivo, no próximo tutorial irei continuar ensinado os camandos SQL. Bons estudos e até a próxima parte.

Untitled Document
Oracle - Administração Básica
1INSTALAÇÃO DO ORACLE SERVER
1Instalação do Oracle Lite
1Visão geral e conceitos fundamentais do Oracle
1Introdução ao Oracle – Parte I
1Executando e parando o Oracle 10g Database Express Edition – Parte I
1Gerenciando conexões à rede – Parte I
1Introdução ao Oracle – Parte I
1Gerenciando conexões à rede – Parte II
1Gerenciando conexões à rede – Parte III Gerenciando memória do banco de dados – Parte I
1Gerenciando memória do banco de dados – Parte II
1Gerenciando o armazenamento do banco de dados – Parte II
1Gerenciando o armazenamento do banco de dados – Parte III
1Gerenciando o armazenamento do banco de dados – Parte IV
1Conectando ao banco de dados – Parte II
SQL Server
1Stored Procedure Dinâmica
Postgres Básico
1Postgres - Comandos SQL - Parte 1
1Postgres - Comandos SQL - Parte 2
1Postgres - Comandos SQL - Parte 3
1Postgres - Comandos SQL - Parte 4
1Postgres - Comandos SQL - Parte 5
1Postgres - Comandos SQL - Parte 6
1Postgres - Comandos SQL - Parte 7
Business Intelligence
1Datawarehouse x Datamart
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI