Você está aqui: Principal > Artigos > Certificações
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  09/03/2004   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
 
LIVROS
Access e Banco de Dados
Excel e VBA
Gerenciamento de Projetos
Programação
Redes, Windows Server e Linux
SAP, Negócios e Carreira
VÍDEO-AULAS
Access e Banco de Dados
Concursos Públicos
CSharp
Delphi
Excel
Office
Photoshop
Programação
Redes e TCP/IP
VBA no Excel
Vídeo e Áudio
Webdesign
Windows
E-BOOKS
Access e Banco de Dados
BrOffice
Carreira e Negócios
SAP
Excel
Hardware e Montagem
Programação
Redes e TCP/IP
Windows
Word
CURSOS ONLINE
Access e Bancos de Dados
Carreira e Trabalho
Excel
Formações Completas
Hardware Montagem e Manutenção
Programação
Redes
SAP
Segurança e Recuperação de Dados
Windows e Linux
10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações

Introdução:

Neste artigo, apresentarei alguns comentários sobre as dez dúvidas mais freqüentes, que recebo via e-mail, sobre as certificações Microsoft. Recebo dezenas de e-mails, diariamente, com uma série de dúvidas que vão desde o melhor método de estudo, se é possível passar sem fazer os cursos oficiais da Microsoft, se é recomendado ou não fazer os exames em Português, se o candidato deve continuar a estudar para os exames do Windows 2000 ou ir direto para os exames do Windows Server 2003 e por aí vai.

Este artigo servirá como uma espécie de lista de dúvidas mais freqüentes (FAQ), sobre as Certificações Microsoft. Na medida do possível, pretendo sempre atualizar esta lista, incluindo novos itens.

Dúvida 01: Deve continuar estudando para os exames do Windows 2000 Server e completar as certificações para o MCSE ou MCSA 2000 ou já partir direto para os exames do Windows Server 2003?

R: Esta é, sem dúvidas, a dúvida que eu mais recebo via e-mail. Diariamente são entre 5 e 10 mensagens com esta dúvida. Apesar de ser a dúvida mais freqüente, ninguém tem uma resposta conclusiva em relação a esta questão. A Microsoft ainda não se manifestou se irá descontinuar os exames do Windows 2000 e, se descontinuar, quando fará isso. Eu recomendo ao candidato que continue estudando para os exames do Windows 2000 Server e conclua a certificação para o Windows 2000. Esta recomendação é baseada nos seguintes tópicos:
  •   A certificação do Windows 2000 é muito valorizada no mercado e acredito que continuará sendo valorizada, pelo menos por mais dois ou três anos.
  •   Você pode fazer os exames do Windows 2000, depois, para atualizar as suas certificações para o Windows 2003 Server, basta fazer os respectivos exames de atualização. Quem for MCSA 2000 e quiser obter o MCSA 2003, basta fazer o exame: 70-292 - Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment for an MCSA Certified on Windows 2000 . Se você tiver o MCSE 2000, para obter o MCSE 2003, basta passar em dois exames. No exame 70-292 já citado e no exame 70-296: Planning, Implementing, and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment for an MCSE Certified on Windows 2000

  • Então minha recomendação é que quem estiver estudando para os exames do Windows 2000, que continue estudando e faça os exames do Windows 2000, a não ser que surjam novidades nos próximos meses.

    Dúvida 02: A experiência prática, que a Microsoft cita no site é obrigatório, ou seja, tenho que comprovar a experiência prática, para fazer os exames?

    R: Não.
    No site da Microsoft, no guia de estudos para alguns exames, a Microsoft cita que os candidatos devem ter uma experiência prática de no mínimo um ou dois anos em determinadas áreas. Esta é uma experiência recomendada, não é obrigatória. Ou seja, você não precisa comprovar experiência prática, para poder se inscrever ou fazer os exames.

    Dica : Embora a experiência prática não seja obrigatória, no sentido de ter que ser comprovada, eu posso lhes assegurar que a experiência prática ajuda muito na hora dos exames. O candidato que já tem uma boa experiência, tem melhores condições para responder as questões dos exames.

    Dúvida 03: Devo fazer os exames em Inglês ou em Português?


    R: EM INGLÊS. Você pode estudar usando os materiais em Português disponíveis, complementando os estudos com outros materiais e simulados em Inglês. Mas o exame, sem dúvida nenhuma, deve ser feito em Inglês, pelos seguintes motivos:
  • As traduções são lastimáveis, péssimas. A impressão nítida que fica é que a equipe que faz a tradução não entende nada do assunto que está sendo traduzido. Já vi traduzirem Frame Relay por quadro de confiança, Querys por perguntas (As perguntas do SQL Server, Deus nos ajude), Broadcast por protocolo de difusão e por aí vai. Tem termos que simplesmente não deveriam ser traduzidos. Todo mundo que trabalha com TI sabe o que é um Broadcast, mas terá que pensar um bom tempo para tentar entender ou "adivinhar" o que é um protocolo de difusão. Por isso, o exame em Português dificulta, enormemente, a interpretação das questões.

  • Segundo e talvez mais importante: Que valor terá a certificação no mercado de TI, se o candidato não dominar, pelo menos, a leitura do Inglês técnico? Nada. Muitas das empresas brasileiras que usam o Windows 2000 Server ou Windows Server 2003, utilizam as versões em Inglês, pois as atualizações e correções sempre são liberadas, primeiro, para a versão em Inglês.
  • Dúvida 04: É possível fazer os exames sem fazer os cursos oficiais?

    R: SIM. A Microsoft não exige que você faça os cursos oficiais, para poder se inscrever para os exames.

    Dúvida 05: É possível passar nos exames sem fazer os cursos oficiais?

    R: SIM. É perfeitamente possível passar nos exames, sem fazer os cursos oficiais, estudando por conta. Permitam-me citar o meu próprio exemplo: até agora foram 26 aprovações, sem nunca ter feito um dos treinamentos oficiais. Para isso basta utilizar bons livros, a Internet e bons simulados. Veja a Dúvida 10, onde fala sobre como se estudar para os exames.

    Dúvida 06: É possível passar nos exames estudando só pelo material dos cursos oficiais?
     
    R: Muito difícil. Muitos candidatos entram em contato para saber se é possível passar nos exames estudando apenas pelas apostilas oficiais, o chamado MOC - Microsoft Official Curriculum . Eu não digo que é impossível, eu sempre digo que é muito difícil. Os cursos oficiais, na minha opinião, abordam algo em torno de 70% do que é realmente cobrado nos exames. O restante vem da experiência prática do candidato e do complemento do estudo, o qual sempre deve ser feito. Veja a Dúvida 10, onde dou dicas sobre o método de estudo e os materiais que eu utilizo para me preparar para cada um dos exames.

    Dúvida 07: Eu posso comprar as apostilas oficiais da Microsoft, para estudar por conta, sem fazer os cursos oficiais?

    R: Sim. Você pode comprar os chamados Training Kits. Estes estão disponíveis somente em Inglês e podem ser adquiridos diretamente no site da Microsoft Press: http://www.microsoft.com/mspress . Para cada exame existe um training Kig específico. Normalmente o Training Kit é composto de um livro, mais um CD com uma versão de avaliação do Windows ou do software ao qual se relaciona o Training Kit. Eu prefiro comprar os Training Kits no site http://www.amazon.com , no qual sempre é possível obter bons descontos.

    Dica: Os Training Kits do Windows Server 2003 estão um nível acima dos do Windows 2000. Neste ponto a Microsoft melhorou bastante.

    Dúvida 08: Quais os exames necessários para obter o MCSE-2000?

    R: Muitos candidatos entram em contato perguntando "Qual o exame devo fazer para obter o MCSE-2000". Na verdade não é "o exame", mas sim "quais os exames". Para obter o MCSE-2000 você deve ser aprovado em seis exames. Para todos os detalhes sobre quais os exames necessários, consulte o artigo de minha autoria: Como se tornar um MCSE para o Windows 2000 , o qual está disponível no endereço a seguir:

    /artigos/certificacoes/mcse2000.asp

    Dúvida 09: Quais os exames necessários para obter o MCSE-2003?

    R: Muitos candidatos entram em contato perguntando "Qual o exame devo fazer para obter o MCSE-2003". Na verdade não é "o exame", mas sim "quais os exames". Para obter o MCSE-2000 você deve ser aprovado em sete exames. Para todos os detalhes sobre quais os exames necessários, consulte o artigo de minha autoria: Saiba tudo sobre o MCSE 2003 , o qual está disponível no endereço a seguir:

    /artigos/certificacoes/mcse2003.asp

    Dúvida 10: Como eu faço para me preparar para os exames? Quantas horas devo estudar? Qual o método de estudo você recomenda?

    R: A seguir apresento o roteiro que eu utilizo para me preparar para cada exame de Certificação. Não significa que este seja o melhor roteiro, ou o roteiro mais indicado para todos os candidatos. O objetivo é que você possa usar este roteiro como um ponto de partida e adapta-lo ao seu próprio ritmo e necessidades.

    Sugestão de plano de estudos :

    Vamos supor que você disponha de três semanas para se preparar para um dos exames. Você precisa passar neste exame para garantir o seu emprego. Você trabalha durante o dia. Para isso você está disposto a estudar 4 horas todas as noites e oito horas nos finais de semana. A pergunta é: Você tem tempo suficiente para se preparar para o exame?

    A resposta é um sonoro SIM , você tem tempo até de sobra.

    Assim, você tem um total de 108 horas para estudar: 15 dias a 4 horas por dia, mais 6 dias (três finais de semana) a 8 horas por dia. A questão é a seguinte: "Com o tempo disponível é possível passar neste exame"? A resposta é um sonoro sim . Eu até diria que você tem tempo de sobra. Sugiro o seguinte programa de estudo:


    Material utilizado

    Tempo de estudo
    Livros: Sugiro a utilização de dois livros:
    •  O Training Kit Oficial Para o Exame
    •  Mais um bom livro de outra editora. Eu normalmente utilizo os livros da Editora News Rider (www.newsrider.com)
    60 horas
    Resumos: Disponíveis nos sites:
    •  www.cramsession.com
    •  www.examnotes.net

    10 horas
    Simulado da Transcender: Fazer e revisar os resultados.
    •  www.transcender.com
    20 horas
    Revisão do livro e dos resumos.
    10 horas
    Revisão final : Principalmente do Transcender e dos resumos, para ser feita na véspera do exame.
    08 horas
    Total:
    108 horas

    Seguindo este plano, você candidato terá grandes chances de ser aprovado. Volto a repetir: Eu estou até exagerando no tempo necessário e na quantidade de materiais a serem utilizados. Seguindo este plano de estudos você terá excelentes chances de ser aprovado.

    Conclusão

    Neste primeiro artigo, sobre as dúvidas mais comuns em relação as Certificações Microsoft, procurei coloca as 10 dúvidas que eu mais recebo, diariamente, via e-mail. Sempre que novas dúvidas forem surgindo, publicarei novas partes deste artigo, com as novas dúvidas e respostas.

    Entre em contato, envie suas críticas, sugestões e, por que não, elogios, através do e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br

    Super promoção : Não deixe de conferir a promoção do CD-09 , no qual estão incluídos materiais de estudo que abordam alguns dos tópicos relacionados aos Exames do MCSE-2000:
    •  Windows Server 2000 - Admin. Básica - 432 páginas.
    •  Introdução ao TCP/IP - 196 páginas.
    •  Certificações Microsoft - 428 páginas.
    Total de 1016 páginas de conteúdo, por apenas R$ 30,00 , já inclusas todas as despesas de envio para qualquer localidade do Brasil. Clique aqui para saber como comprar o CD-09 .
    Simulados Gratuitos On Line em Português
    Exame Simulados
    70-210 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-215 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-216 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-217 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 02
    70-218 Exame 01 :: Exame 02
    70-228 Exame 01 :: Exame 02
    70-290 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    Exame Artigos
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 3
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 2
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 1
    Geral Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician
    Geral O caminho para as certificações da Microsoft
    Geral Como se tornar um MCSE para Windows 2000
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 1
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 2
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 3
    Geral Como se tornar um MCSD
    Geral Tudo sobre a nova Certificação MCAD
    Geral 50 Dicas para os Exames da Microsoft
    Geral Saiba Tudo sobre o MCSE - 2003
    70-100 70-100: Um exame diferente
    70-175 O desafio do exame 70-175
    70-176 Exame 70-176: uma prova 'light'?
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 1
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 2
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 3
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 4
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 5
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 1
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 2
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 3
    70-218 Como passar no exame do MCSA - 70-218
    70-228 Dicas: Exame de Admin. SQL Server: 70-228
    70-240 O desafio do exame 70-240
     

    VÍDEO-AULAS E-BOOKS LIVROS CURSOS ONLINE CONTEÚDO GRATUITO
  • Access e Banco de Dados
  • Administração e Negócios
  • CAD
  • Concursos Públicos
  • Excel
  • Internet
  • Office
  • Photoshop
  • PowerPoint
  • Programação
  • VBA no Excel
  • Redes e TCP/IP
  • VBA no Excel – Sistemas Prontos
  • Hardware e Montagem
  • Vídeo e Áudio
  • CSharp
  • Delphi
  • Webdesign
  • Windows
  • Access e Banco de Dados
  • Área Gráfica
  • BrOffice
  • CAD
  • Carreira e Negócios
  • Certificações Microsoft
  • Concursos Públicos
  • Cultura e Interesse Geral
  • Finanças
  • E-BOOKS DE SAP
  • Excel
  • Formação Pessoal
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Linux
  • Literatura e Outros
  • Matemática e Física
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e TCP/IP
  • Vìdeo
  • Webdesign
  • Windows
  • Word e PowerPoint
  • Access e Banco de Dados
  • Aplicativos
  • AutoCAD
  • Carreira e Trabalho
  • Concursos Públicos
  • Criação de Sites e Design
  • Cultura e Interesse Geral
  • Exames de Certificação
  • Excel e VBA
  • Finanças e Investimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gráficos e CorelDraw
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Matemática e Física
  • Office 2007
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes, Windows Server e Linux
  • SAP, Negócios e Carreira
  • Segurança
  • Windows e Linux
  • Word
  • Access e Bancos de Dados
  • Carreira e Trabalho
  • Computação Gráfica e Editoração
  • Criação de Lojas Virtuais
  • Criação de Sites e Webdesign
  • Excel
  • Formações Completas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Hardware Montagem e Manutenção
  • Programação
  • Redes
  • SAP
  • Segurança e Recuperação de Dados
  • Windows e Linux
  • Word
  • INSTITUCIONAL

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server