Você está aqui: Principal > Artigos > Certificações
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  05/02/2002   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
 
LIVROS
Access e Banco de Dados
Excel e VBA
Gerenciamento de Projetos
Programação
Redes, Windows Server e Linux
SAP, Negócios e Carreira
VÍDEO-AULAS
Access e Banco de Dados
Concursos Públicos
CSharp
Delphi
Excel
Office
Photoshop
Programação
Redes e TCP/IP
VBA no Excel
Vídeo e Áudio
Webdesign
Windows
E-BOOKS
Access e Banco de Dados
BrOffice
Carreira e Negócios
SAP
Excel
Hardware e Montagem
Programação
Redes e TCP/IP
Windows
Word
CURSOS ONLINE
Access e Bancos de Dados
Carreira e Trabalho
Excel
Formações Completas
Hardware Montagem e Manutenção
Programação
Redes
SAP
Segurança e Recuperação de Dados
Windows e Linux
O desafio do exame 70-175

Nesta coluna vamos apresentar algumas dicas para facilitar a vida do candidato que pretende passar no exame 70-175: Designing and Implementing Distributed Applications with Microsoft Visual Basic 6.0. Este exame testa o conhecimento do candidato em projetar, desenvolver e implementar "aplicações distribuidas", baseadas no modelo de três ou mais camadas, utilizando o Visual Basic 6.0. Mais adiante falaremos um pouco mais sobre distributed applications.

Embora, na minha opinião, este exame não seja "tão fácil" quanto o exame 70-176, tratado na coluna do mês de dezembro, o exame 70-175 é bastante acessível, não podendo ser classificado de difícil. Porém, cabe ressaltar que é muito importante que o candidato já tenha experiência com desenvolvimento/projeto de aplicações baseadas no modelo de três ou mais camadas, pois este conhecimento prático é de grande ajuda para a aprovação no exame.

Este exame segue o formato clássico, com questões do tipo múltipla escolha, mas também inclui questões com simulações. Temos questões com uma única resposta correta e com múltiplas respostas corretas. As questões com simulações apresentam uma tela onde o candidato deve marcar ou desmarcar algumas opções, de acordo com o enunciado da questão. A Microsoft informa em seu site que este exame poderá apresentar o formato adaptativo, porém, na prática, este formato não tem sido utilizado para o exame 70-175.

Aplicações distribuídas

O exame testa as habilidades do candidato em projetar, desenvolver e implementar aplicações cliente/servidor baseadas no modelo de três ou mais camadas, utilizando o Visual Basic 6.0. Aplicações distribuidas são aquelas criadas para serem utilizadas por vários usuários em uma rede de computadores. O cliente pode ser instalado nas estações do usuário ou, simplesmente, ser uma página Web, armazenada no servidor IIS – Internet Information services (camada de aplicação).

Os dados ficam armazenados em um banco de dados, no servidor de banco de dados, normalmente o SQL Server (camada de dados), mas os dados nunca são acessados diretamente pelo cliente. Ao invés disso, o cliente utiliza objetos COM/COM+ disponíveis nos servidores da rede. Os objetos COM/COM+ (camada de lógica) contêm toda a lógica de acesso aos dados. O cliente faz a solicitação para o objeto COM/COM+ e este acessa os dados de acordo com a lógica definida no próprio objeto. O objeto COM/COM+ recebe a resposta do servidor de banco de dados e repassa a resposta para o cliente.

Está fora do escopo desta coluna uma discussão completa sobre o modelo da aplicações distribuídas baseado em três ou mais camadas. Para mais detalhes sobre o modelo de três ou mais camadas, consulte o capítulo I, páginas 10 a 16, do meu último livro: ASP.NET: Uma Nova Revolução na Criação de Sites e Aplicações Web, publicado pela editora Axcel Books.

Segundo a classificação do site Cramesession, o exame 70-175 apresenta grau de dificuldade três, em uma escala que vai até cinco. Embora, segundo o Cramesession, o exame 70-175 (aplicações distribuídas) tenha o mesmo grau de dificuldade do exame 70-176, eu considero o 70-175 um pouco mais difícil do que o exame 70-176 (desktop applications).

O exame conta com 71 questões e o candidato tem 120 minutos para fazer a prova. Segundo os sites Cramsession e ExamNotes, o tempo médio de realização da prova é de 58 minutos.

Sem a menor dúvida, o simulado da Transcender é o que apresenta o melhor conjunto de questões, com tópicos muito semelhantes aos que você vai encontrar no exame. O único porém deste simulado é o preço: U$ 180,00. Mas você pode fazer o download de um demo do simulado da Transcender para o exame 70-175.

Vale lembrar que desde o início do ano, a Microsoft não informa mais a nota mínima para aprovação e nem o desempenho do candidato em cada exame. A empresa apenas informa se o candidato foi ou não aprovado. Para mais informações sobre este assunto, consulte o site: CertCities.

Cursos oficiais

No site da Microsoft você encontra uma tabela com a descrição de todo o conteúdo que faz parte do exame 70-175. A Microsoft recomenda os treinamentos listados abaixo, como forma de preparação para este exame. Vale lembrar que todos eles podem ser encontrados no TI Master no formato on-line.
  • Course 1013: Mastering Microsoft Visual Basic Development


  • Course 1016: Mastering Enterprise Development Using Microsoft Visual Basic 6


  • Course 1298: Mastering Distributed Application Design and Development Using Microsoft Visual Studio 6.0
  • Para todos os gostos

    Meu conselho é que o candidato respeite o seu próprio estilo de estudar. Treinamentos oficiais são uma ótima opção para quem não é autoditada e prefere estudar de forma tradicional, com o apoio de material oficial e de professores. Se você é do tipo autodidata, recomendo a leitura de um dos seguintes livros (o primeiro deles é o mais indicado):
  • McSd Visual Basic 6 Exams: exams 70-175 and 70-176 training guide(The Training Guide Series). Este é um excelente livro, com cerca de 1300 páginas. Aborda todo o conteúdo do exame 70-175 e também para o exame 70-176 (assunto da coluna do mês passado). Acompanha um CD-ROM com o conteúdo do livro no formato eletrônico (.pdf) e alguns simulados;


  • MCSD VB6 Distributed Exam Cram: exam 70-175. Um excelente resumo para ser lido uns dois ou três dias antes do exame. Eu recomendo, pois aborda, de maneira resumida, todo o conteúdo do exame;


  • Distributed Applications with Microsoft Visual Basic 6.0 McSd Training Kit: for exam 70-175 (Dv-McSd Training Kit. O Training Kit Oficial da Microsoft. Se você tiver tempo para estudar, é um bom complemento para os dois primeiros livros.
  • Na Web

    Como sempre, a Internet é de grande valor. Mas é preciso ter cuidado com o material baixado da Web, pois existem muitos sites com informações repletas de erros. O ideal é utilizar os sites já consagrados, como Cramsession, ExamNotes e CertCities.

    Nos endereços abaixo, você pode encontrar bons resumos para o Exame 70-175. Eles são ideais para serem lidos, por exemplo, uma ou duas horas antes do exame, pois apresentam um resumo dos principais tópicos relacionados ao exame.
  • Cramsession – exame 70-175. Está no formato.pdf ou html. Excelente. Eu recomendo


  • ExamNotes – exame 70-175. Está no formato.pdf ou html. Excelente. Eu recomendo
  • Você pode encontrar simulados gratuitos, em inglês, nos seguintes endereços:
  • MS Expert


  • Cert 21


  • UCertify
  • Há sites onde é possível se inscrever para receber uma questão por dia, via e-mail. A maioria destes sites envia a questão em um dia e a resposta com comentários no dia seguinte. As questões são elaboradas pela equipe do próprio site. Todos os que estão abaixo são gratuitos:
  • Cramsession


  • ExamCram


  • ExamNotes
  • Simulados pagos. São programas que procuram simular a interface do exame. Você pode adquirir simulados nos seguintes endereços:
  • Transcender



  • Measureup
  • Vamos supor que você disponha de duas semanas para se preparar para o exame 70-175 e você precisa passar neste exame para garantir o seu emprego. Para isso você está disposto a estudar quatro horas todas as noites e oito horas nos finais de semana. Neste caso você dispõe de um total de 72 horas para estudar (quatro horas por dia em um total de dez dias, mais quatro dias - dois finais de semana - a oito horas por dia).

    A questão é a seguinte: "Com o tempo disponível é possível passar neste exame?". A resposta é um sonoro sim. Para tal sugiro o seguinte programa de estudo:

    Material utilizado Tempo de estudo (horas)
    Livro McSd Visual Basic 6 Exams : Exams 70-175 and 70-176 Training Guide (The Training Guide Series). Parte referente ao exame 70-176, com cerca de 650 páginas, mais os simulados disponíveis no CD-ROM que acompanha o livro. 36
    Resumos disponíveis nos sites Cramsession e ExamNotes. 06
    Simulado da Transcender: Fazer e revisar os resultados 12
    Revisão do livro e dos resumos 10
    Revisão final: Principalmente do Transcender e dos resumos. Deve ser feita na véspera do exame 08
    Total 72

    Seguindo este plano, você terá grandes chances de ser aprovado.

    Tópico Peso/Importância
    MTS - Microsoft Transaction Services 30%
    COM/DCOM 30%
    Web Applications 15%
    N-Tier ApplicationsAplicações de n camadas 10%
    Visual Basic (linguagem) 5%
    Distribuição/implementação 5%
    Modelo RelacionalDesign de banco de dados 5%

    Há tópicos que fazem parte do exame 70-176 e que voltam a aparecer no exame 70-175. Para uma relação completa destes tópicos, consulte o seguinte endereço: http://studyguides.cramsession.com

    Conclusões e novidades

    O Exame 70-218: Managing a Win2K Network Environment já está disponível em sua versão final, desde o dia 22 de janeiro de 2002. Mais informações no seguinte endereço: http://www.mcpmag.com

    Quem já é MCSE-2000 só precisa fazer o exame 70-218 (e ser aprovado) para obter a certificação MCSA (Microsoft Certified Systems Administrator). Os primeiros 5 mil candidatos que obtiverem a certificação MCSA, receberão alguns benefícios adicionais. Mais detalhes no seguinte endereço: http://certcities.com

    Como mensagem final para quem pretende fazer o exame 70-175, gostaria de salientar que este exame não pode ser considerado um exame difícil. Com um bom plano de estudo e um pouco de dedicação você pode vencer mais esta barreira rumo a certificação MCSD.

    E você, amigo leitor, já fez o exame 70-175? Pretende fazê-lo em breve? Achou fácil ou difícil? Envie a sua opinião e também suas sugestões. Entre em contato através do e-mail webmaster@juliobattisti.com.br. Até a próxima coluna, quando voltaremos com dicas sobre o exame 70-210 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows 2000 Professional.


    Simulados Gratuitos On Line em Português
    Exame Simulados
    70-210 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-215 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-216 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-217 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 02
    70-218 Exame 01 :: Exame 02
    70-228 Exame 01 :: Exame 02
    70-290 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    Exame Artigos
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 3
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 2
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 1
    Geral Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician
    Geral O caminho para as certificações da Microsoft
    Geral Como se tornar um MCSE para Windows 2000
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 1
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 2
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 3
    Geral Como se tornar um MCSD
    Geral Tudo sobre a nova Certificação MCAD
    Geral 50 Dicas para os Exames da Microsoft
    Geral Saiba Tudo sobre o MCSE - 2003
    70-100 70-100: Um exame diferente
    70-175 O desafio do exame 70-175
    70-176 Exame 70-176: uma prova 'light'?
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 1
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 2
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 3
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 4
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 5
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 1
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 2
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 3
    70-218 Como passar no exame do MCSA - 70-218
    70-228 Dicas: Exame de Admin. SQL Server: 70-228
    70-240 O desafio do exame 70-240
     

    VÍDEO-AULAS E-BOOKS LIVROS CURSOS ONLINE CONTEÚDO GRATUITO
  • Access e Banco de Dados
  • Administração e Negócios
  • CAD
  • Concursos Públicos
  • Excel
  • Internet
  • Office
  • Photoshop
  • PowerPoint
  • Programação
  • VBA no Excel
  • Redes e TCP/IP
  • VBA no Excel – Sistemas Prontos
  • Hardware e Montagem
  • Vídeo e Áudio
  • CSharp
  • Delphi
  • Webdesign
  • Windows
  • Access e Banco de Dados
  • Área Gráfica
  • BrOffice
  • CAD
  • Carreira e Negócios
  • Certificações Microsoft
  • Concursos Públicos
  • Cultura e Interesse Geral
  • Finanças
  • E-BOOKS DE SAP
  • Excel
  • Formação Pessoal
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Linux
  • Literatura e Outros
  • Matemática e Física
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e TCP/IP
  • Vìdeo
  • Webdesign
  • Windows
  • Word e PowerPoint
  • Access e Banco de Dados
  • Aplicativos
  • AutoCAD
  • Carreira e Trabalho
  • Concursos Públicos
  • Criação de Sites e Design
  • Cultura e Interesse Geral
  • Exames de Certificação
  • Excel e VBA
  • Finanças e Investimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gráficos e CorelDraw
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Matemática e Física
  • Office 2007
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes, Windows Server e Linux
  • SAP, Negócios e Carreira
  • Segurança
  • Windows e Linux
  • Word
  • Access e Bancos de Dados
  • Carreira e Trabalho
  • Computação Gráfica e Editoração
  • Criação de Lojas Virtuais
  • Criação de Sites e Webdesign
  • Excel
  • Formações Completas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Hardware Montagem e Manutenção
  • Programação
  • Redes
  • SAP
  • Segurança e Recuperação de Dados
  • Windows e Linux
  • Word
  • INSTITUCIONAL

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server