Você está aqui: Principal > Artigos > Certificações
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  05/05/2004   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
 
LIVROS
Access e Banco de Dados
Excel e VBA
Gerenciamento de Projetos
Programação
Redes, Windows Server e Linux
SAP, Negócios e Carreira
VÍDEO-AULAS
Access e Banco de Dados
Concursos Públicos
CSharp
Delphi
Excel
Office
Photoshop
Programação
Redes e TCP/IP
VBA no Excel
Vídeo e Áudio
Webdesign
Windows
E-BOOKS
Access e Banco de Dados
BrOffice
Carreira e Negócios
SAP
Excel
Hardware e Montagem
Programação
Redes e TCP/IP
Windows
Word
CURSOS ONLINE
Access e Bancos de Dados
Carreira e Trabalho
Excel
Formações Completas
Hardware Montagem e Manutenção
Programação
Redes
SAP
Segurança e Recuperação de Dados
Windows e Linux

Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações

Introdução:

Neste artigo, apresentarei alguns comentários sobre mais dez dúvidas mais freqüentes, que recebo via e-mail, sobre as certificações Microsoft.

Onde estão as dúvidas de 01 a 10? Não deixe de conferir o primeiro artigo, onde apresento outras 10 dúvidas, também muito freqüentes:

Recebo dezenas de e-mails, diariamente, com uma série de dúvidas que vão desde o melhor método de estudo, se é possível passar sem fazer os cursos oficiais da Microsoft, se é recomendado ou não fazer os exames em Português, se o candidato deve continuar a estudar para os exames do Windows 2000 ou ir direto para os exames do Windows Server 2003 e por aí vai.

Este artigo servirá como uma espécie de lista de dúvidas mais freqüentes (FAQ), sobre as Certificações Microsoft. Na medida do possível, pretendo sempre atualizar esta lista, incluindo novos itens.

Dúvida 11: Onde eu faço os exames de certificação? Pode Ser pela Internet?

R: Os exames são feitos nas chamadas CTECs. Uma CTEC é um centro de treinamentos, autorizado pela Microsoft. Você tem que entrar em contato por telefone ou comparecer pessoalmente em uma CTEC, para marcar o exame que você pretende fazer, com uma antecedência de, no mínimo, 48 horas. No endereço a seguir, você encontra uma lista de todas as CTECs do Brasil:

Dúvida 12: Como encontrar o programa oficial de cada exame, ou seja, onde encontro a lista dos itens que são cobrados em cada exame?

R: A Microsoft publica um guia para cada um dos exames. Estes guias são publicados no site MCP em Inglês, no seguinte endereço: www.microsoft.com/mcp. Você pode acessar o guia de cada exame, diretamente, conforme exemplos da tabela a seguir:

70-210

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-210.asp

70-215

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-215.asp

70-216

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-216.asp

70-217

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-217.asp

70-290

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-290.asp

70-291

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-291.asp

70-292

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-292.asp

70-296

http://www.microsoft.com/learning/exams/70-296.asp

Dica : Observe que só muda o nome do arquivo (parte final do endereço), o qual indica o guia a ser acessado.

Dúvida 13: Já existe uma data prevista para a retirada dos exames do Windows 2000?

R: NÃO. A Microsoft ainda não se manifestou se irá ou não retirar os exames do Windows 2000 e, se retirar, quando fará isso. Já surgiram boatos dizendo que os exames seriam retirados no meio de 2004 ou no final de 2004. São apenas boatos, sem nenhum fundamento. O fato é que, na minha opinião, dificilmente a Microsoft irá descontinuar os exames do Windows 2000, antes do final de 2005 ou 2006.

Dúvida 14: É verdade que os exames do Windows Server 2003 tem um nível de dificuldade maior do que os exames do Windows 2000?

R: SIM. A Microsoft elaborou questões mais “inteligentes” para os exames do Windows Server 2003. São questões que não exigem apenas memorização (a boa e velha “decoreba”), ou seja, são questões que exigem raciocínio e um bom domínio dos conceitos cobrados. Por isso é fundamental que você se prepare bem, usando diferentes materiais e dedicando um bom tempo ao estudo e ao entendimento dos conceitos cobrados em cada exame.

Dúvida 15: Você poderia indicar uma lista de bons sites, com conteúdo sobre Certificações Microsoft?

R: SIM. A seguir apresento uma lista dos meus sites favoritos, sobre Certificações Microsoft:

Dúvida 16: Após ter completado os exames para obter uma determinada Certificação, como faço para receber o Certificado?

R: Quando o candidato completa todos os exames necessários a uma certificação, ele pode solicitar o chamado Welcome Kit. Por exemplo, existe o MCP Welcome Kit, o MCSA Welcome Kit, o MCSE Welcome Kit e assim por diante. Após ter completado o último exame, o candidato receberá um e-mail, com um link para acesso ao site restrito dos MCPs. Se o candidato ainda não tiver uma MSN Passport, ele terá que criar uma conta no Hotmail, a ser utilizada como Passport. Tendo uma conta no Hotmail, o candidato poderá preencher o formulário de acesso ao site exclusivo dos MCPs. Após ter acesso ao site exclusivo dos MCPs, o candidato poderá informar o seu endereço completo e solicitar o envio do referido Welcome Kit. Maiores detalhes no endereço a seguir:

Dúvida 17: O que contém o Welcome Kit?

R: O Welcome Kit de cada certificação contém os seguintes itens:

  • Certificado do candidato, assinado pelo próprio Bill Gates.
  • Orientações sobre o uso dos logotipos da Certificação.
  • Cartão com o nome do candidato, a data em que obteve a certificação e todas as certificações que o Candidato possui
  • Broche de lapela, com a sigla da Certificação

Dúvida 08: Quais os benefícios que o candidato obtém com cada certificação ?

R: Na tabela a seguir, coloco os endereços, onde você encontra a descrição dos benefícios que o candidato obtém com cada uma das certificações:

MCP

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcp/benefits.asp

MCP+I

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcpi/benefits.asp

MCP+SB

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcpsb/benefits.asp

MCSA

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcsa/benefits.asp

MCSD

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcsd/benefits.asp

MCSE

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcse/benefits.asp

MCAD

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcad/benefits.asp

MCSE+I

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcsei/benefits.asp

MCDBA

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcdba/benefits.asp

MCT

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mct/benefits.asp

Dúvida 19: Qual o salário que poderei obter com uma certificação MCSE ou MCSA ou com as demais certificações?

R: Não existe ainda, uma resposta a esta questão. Os salários, para a mesma função, variam de Região para região. Por exemplo, um MCDBA em São Paulo é melhor remunerado que um MCDBA em Porto Alegre (em contra-partida, gasta bem mais para sobreviver em São Paulo do que em Porto Alegre, o que faz com que sobre mais para o MCDBA em Porto Alegre do que para o de São Paulo. E eu sempre digo, não tem a mínima importância o que você ganha, mas sim o que sobra no final do mês.). O candidato também deve entender que somente uma certificação não é garantia, nem sequer, de emprego, quanto mais de uma boa remuneração. A certificação é apenas um atestado dos conhecimentos técnicos do candidato, em uma área específica. Porém, ter a capacidade de aplicar estes conhecimentos técnicos para gerar resultados para a empresa, é outra história bem diferente. As empresas querem candidatos com iniciativa, criatividade, focados na solução e não no problema, em fim, profissionais completos. Para uma descrição das características que as empresas esperam de um bom profissional, leia o meu artigo: O Profissional Atual = Um Ser Humano completo.

Para um estudo sobre a remuneração dos profissionais certificados Microsoft, nas diferentes regiões dos EUA, consulte um dos endereços a seguir:

Dúvida 20: Já sou um MCSA 2000 ou um MCSE 2000. Vale a pena fazer os exames de atualização ou o melhor é fazer todos os exames do Windows Server 2003?

R: Sim . Recomendo aos candidatos que façam os exames de Upgrade, ao invés de fazer os exames do Windows Server 2003, um a um. A seguir mais detalhes.

Upgrade do MCSA 2000 para o MCSA 2003:

Quem já for um MCSA 2000, para obter o MCSA 2003, basta passar no Exame 70-292: Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment for an MCSA Certified on Windows 2000 . Eu já fiz este exame e pode-se dizer que é um exame que pode até ser considerado fácil. É um exame típico de administração de redes baseadas no Active Directory e no Windows Server 2003, ou seja, não é um exame onde você encontrará questões de planejamento.

Na sexta-feira, dia 02-04 passei no Exame 70-292. No final não é informada a nota que eu tirei e nem a nota mínima para passar. Apenas fui informado:

Congratulations, You Pass in this Test.

De certa forma dá para dizer que o exame é "decepcionantemente" fácil, com questões absolutamente óbvias. Todos os tópicos cobrados no Exame 70-290 também são cobrados no 70-292. Itens como tipos de backup, estratégias de backup/restore, estratégias de recuperação a desastres, permissões NTFS e de compartilhamento, gerenciamento de contas de usuários, grupos e computadores, SUS, GPOs (muita coisa sobre GPOs) são presença certa neste exame.

Assim que o tempo permitir, escreverei alguns artigos com dicas para este exame, os quais publicarei aqui no site. Por enquanto não deixem de conferir o fórum de discussão sobre Certificações Microsoft, disponível aqui no site, no seguinte endereço:

Upgrade do MCSE 2000 para o MCSE 2003:

Quem já for um MCSE 2000, para obter o MCSE 2003, deverá passar em dois exames de atualização:

Este examefoi uma verdadeira batalha (estudo durante todo o mês de Abril), mas valeu a pena. Na última sexta-feira, dia 30 de Abril, passei no Exame 70-296. Como eu já havia passado no Exame 70-292, conclui os exames de atualização e agora obtive o meu MCSE-2003.

Fiz o exame em Inglês, como sempre recomendo a todos os candidatos. O Exame é dividido em duas partes. Na primeira parte são 26 questões. Você tem uma hora e meia para responder estas 26 questões. Uma vez encerrada a primeira parte, você não poderá voltar às questões da primeira parte, para revisá-las. A segunda parte tem 24 questões e você tem mais uma hora e meia para responder. Ou seja, temos um total de 50 questões, com um tempo total de 3 horas para resolução.

Eu classificaria o exame com um nível de dificuldade de 4,5, em uma escala que vai de um a cinco. É um exame que versa bastante sobre planejamento, diferente do Exame 70-292 que é um exame do tipo mão na massa, ou seja, Administração.

Em breve apresentarei uma série de artigos sobre os exames 70-292 e 70-296. Por enquanto, descrevo os principais tópicos a serem estudas (e muito bem estudados), para o Exame 70-296:

  • Backup e Recuperação a Desastres
  • Backup e Restore do Active Directory
  • Certificados Digitais e o Certificates Services
  • Cluster Services e Network Load Balancer
  • Como aplicar templates de segurança de maneira padronizada
  • DNS, DNS e um pouco mais de DNS
  • Gerenciamento de usuários e Grupos
  • GPOs, GPOs, GPOs, GPOs e mais GPOs
  • IPSec e Criptografia
  • Níveis de funcionalidade do domínio e da floresta
  • Recuperação à desastres
  • Relações de Confiança entre domínios e florestas
  • Segurança de redes Wireless
  • Sites e replicação entre sites
  • Templates de Segurança

É isso pessoal. Nos meses de maio e Junho disponibilizarei uma série de artigos sobre os exames 70-290, 70-291, 70-292, 70-270 e 70-271.

Conclusão:

Neste segundo artigo, sobre as dúvidas mais comuns em relação as Certificações Microsoft, procurei colocar mais 10 dúvidas muito freqüentes, as quais recebo, diariamente, via e-mail. Sempre que novas dúvidas forem surgindo, publicarei novas partes deste artigo, com as novas dúvidas e respostas.

Entre em contato, envie suas críticas, sugestões e, por que não, elogios, através do e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br

Super promoção : Não deixe de conferir a promoção do CD-09 , no qual estão incluídos materiais de estudo que abordam alguns dos tópicos relacionados aos Exames do MCSE-2000:

•  Windows Server 2000 - Admin. Básica - 432 páginas.
•  Introdução ao TCP/IP - 196 páginas.
•  Certificações Microsoft - 428 páginas.
Total de 1016 páginas de conteúdo, por apenas R$ 30,00 , já inclusas todas as despesas de envio para qualquer localidade do Brasil. Clique aqui para saber como comprar o CD-09 .
Simulados Gratuitos On Line em Português
Exame Simulados
70-210 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
70-215 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
70-216 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
70-217 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 02
70-218 Exame 01 :: Exame 02
70-228 Exame 01 :: Exame 02
70-290 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
Exame Artigos
Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 3
Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 2
Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 1
Geral Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
Geral 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
Geral MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician
Geral O caminho para as certificações da Microsoft
Geral Como se tornar um MCSE para Windows 2000
Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 1
Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 2
Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 3
Geral Como se tornar um MCSD
Geral Tudo sobre a nova Certificação MCAD
Geral 50 Dicas para os Exames da Microsoft
Geral Saiba Tudo sobre o MCSE - 2003
70-100 70-100: Um exame diferente
70-175 O desafio do exame 70-175
70-176 Exame 70-176: uma prova 'light'?
70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 1
70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 2
70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 3
70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 4
70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 5
70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 1
70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 2
70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 3
70-218 Como passar no exame do MCSA - 70-218
70-228 Dicas: Exame de Admin. SQL Server: 70-228
70-240 O desafio do exame 70-240
 

VÍDEO-AULAS E-BOOKS LIVROS CURSOS ONLINE CONTEÚDO GRATUITO
  • Access e Banco de Dados
  • Administração e Negócios
  • CAD
  • Concursos Públicos
  • Excel
  • Internet
  • Office
  • Photoshop
  • PowerPoint
  • Programação
  • VBA no Excel
  • Redes e TCP/IP
  • VBA no Excel – Sistemas Prontos
  • Hardware e Montagem
  • Vídeo e Áudio
  • CSharp
  • Delphi
  • Webdesign
  • Windows
  • Access e Banco de Dados
  • Área Gráfica
  • BrOffice
  • CAD
  • Carreira e Negócios
  • Certificações Microsoft
  • Concursos Públicos
  • Cultura e Interesse Geral
  • Finanças
  • E-BOOKS DE SAP
  • Excel
  • Formação Pessoal
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Linux
  • Literatura e Outros
  • Matemática e Física
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e TCP/IP
  • Vìdeo
  • Webdesign
  • Windows
  • Word e PowerPoint
  • Access e Banco de Dados
  • Aplicativos
  • AutoCAD
  • Carreira e Trabalho
  • Concursos Públicos
  • Criação de Sites e Design
  • Cultura e Interesse Geral
  • Exames de Certificação
  • Excel e VBA
  • Finanças e Investimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gráficos e CorelDraw
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Matemática e Física
  • Office 2007
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes, Windows Server e Linux
  • SAP, Negócios e Carreira
  • Segurança
  • Windows e Linux
  • Word
  • Access e Bancos de Dados
  • Carreira e Trabalho
  • Computação Gráfica e Editoração
  • Criação de Lojas Virtuais
  • Criação de Sites e Webdesign
  • Excel
  • Formações Completas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Hardware Montagem e Manutenção
  • Programação
  • Redes
  • SAP
  • Segurança e Recuperação de Dados
  • Windows e Linux
  • Word
  • INSTITUCIONAL

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server