Você está aqui: Principal > Artigos > Certificações
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  10/11/2003   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
 
LIVROS
Access e Banco de Dados
Excel e VBA
Gerenciamento de Projetos
Programação
Redes, Windows Server e Linux
SAP, Negócios e Carreira
VÍDEO-AULAS
Access e Banco de Dados
Concursos Públicos
CSharp
Delphi
Excel
Office
Photoshop
Programação
Redes e TCP/IP
VBA no Excel
Vídeo e Áudio
Webdesign
Windows
E-BOOKS
Access e Banco de Dados
BrOffice
Carreira e Negócios
SAP
Excel
Hardware e Montagem
Programação
Redes e TCP/IP
Windows
Word
CURSOS ONLINE
Access e Bancos de Dados
Carreira e Trabalho
Excel
Formações Completas
Hardware Montagem e Manutenção
Programação
Redes
SAP
Segurança e Recuperação de Dados
Windows e Linux
MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician

A Microsoft lançou no último mês de Outubro uma nova certificação: MCSD – Microsoft Certified Desktop Support Technician. Como o próprio nome não deixa dúvidas, esta é uma certificação recomendada para os profissionais que trabalham com o suporte técnico, na famosa função de Help Desk. Em palavras mais simples, são os profissionais de suporte, que prestam assistência ao usuário final. Toda o telefone, do outro lado da linha está o usuário com uma reclamação mais ou menos assim: “Sumiu o Word do meu computador” ou “O Excel não abre mais” ou “O Windows não está inicializando” e por aí vai. Enfim, é o profissional que presta “socorro” diariamente aos usuários.

Muitas vezes vejo profissionais desta área reclamando: “O Usuário é um “bixo” realmente difícil. Como pode ainda não ter “pegou o jeito”, já fiz isso para ela umas dez vezes”. O que os profissionais de suporte não podem esquecer é que os usuários são somente “usuários”, ou seja, elas não passam o dia todo envolvidos com informática, muitas vezes até mesmo nem gostam de informática e tudo o que o usuário quer é utilizar o computador para executar suas tarefas diárias e, de preferência, que o computador não fique dando problema a todo instante. Como nem tudo é perfeito (na verdade está muito longe de o ser), quando ocorre algum problema, com quem o usuário vai se socorrer? Com o profissional de suporte. E é fundamental que o profissional de suporte tenha uma postura profissional e empática, entendendo que o usuário fica preocupado, eu diria até angustiado sempre que surge um problema. Por isso amigo profissional do suporte, adote uma postura simpática, empática com os anseios dos usuários. Não adote aquela postura de que você sabe muito e o usuário é um “pobre coitado”. Desta maneira você passará a ser visto com bons olhos, como aquele anjo da guarda que presta o socorro tão necessário, nos momentos mais difíceis. Pense com carinho sobre esta postura.

Muito bem, mas voltando a certificação MCDST, vamos ver quais os exames necessários, os treinamentos recomendados e dicas de alguns livros que podem ajudá-lo a se preparar para esta nova certificação.

Requisitos necessários para obter a Certificação MCDST

A certificação MCDST serve como atestado de que o candidato está habilitado para prestar suporte técnico ao usuário final e resolver problemas que ocorrem em estações de trabalho clientes em um rede Cliente/Servidor, estações estas baseadas em Windows.

Para obter o MCDST o candidato deverá ser aprovado em dois exames obrigatórios. Não será necessário passar em nenhum exame eletivo, ou seja, para obter a certificação MCDST, basta ser aprovado nos dois exames indicados na tabela a seguir:

Dois exames obrigatórios Cursos oficiais indicados Livros
Exame 70–271: Supporting Users and Troubleshooting Microsoft Windows Desktop Operating Systems Curso 2261: Supporting Users and Troubleshooting Microsoft Windows Desktop Operating Systems (3 dias) MCDST Self Paced Training Kit: Supporting Users and Troubleshooting Microsoft Windows XP (Exam 70-271)
Exame 70–272: Supporting Users and Troubleshooting Applications on a Microsoft Windows Desktop Operating System Platform Curso 2262: Supporting Users and Troubleshooting Applications on a Microsoft Windows Desktop Operating System Platform (2 dias) MCDST Self Paced Training Kit: Supporting Users and Troubleshooting Applications on a Microsoft Windows XP Platform (Exam 70-272)

Nota: Você encontra maiores detalhes sobre os livros indicados no site da Microsoft Press, no endereço a seguir: http://www.microsoft.com/mspress

Benefícios em obter a certificação MCDST:

Segundo informações do site de certificações da Microsoft (http://www.microsoft.com/mcp), o candidato que obtiver a certificação MCDST, terá os seguintes benefícios:
  • Reconhecimento do mercado de trabalho em relação aos conhecimentos e aptidões do candidato em trabalhar com tecnologias e produtos Microsoft.

  • Acesso a informações técnicas e informações sobre produtos, através do site MCP Secure Site, o qual é de acesso restrito, somente tendo acesso profissionais certificados Microsoft, mediante um MCP – ID (número de identificação único para cada profissional certificado)

  • Descontos na assinatura de revistas e outros produtos. Alguns dos descontos estão disponíveis apenas para as chamadas certificações top, tais como MCSE, MCSD e MCDBA.

  • Após ter passado nos dois exames necessários ao MCDST, no prazo de quatro a seis semanas, o candidato irá receber o MCDST Welcome Kit, no qual estão contidos o Certificado MCDST (assinado pelo próprio Bill Gates), uma cópia do Transcript do Candidato, no qual está a lista de exames no qual ele foi aprovado e as certificações que já obteve (este documento é um documento oficial, o qual, juntamente como os certificados, comprova a certificação do Candidato), Um cartão com o nome do candidato e com as certificações já Obtidas, um broche para usar na gola de camisas ou do casaco, o qual identifica o profissional como um profissional certificado, acesso a arquivos no formato .jpg com o logo oficial da certificação e o direito de usar estes arquivos no site do candidato (o download dos arquivos com o logo é feita através do site de acesso exclusivo aos profissionais certificados, conhecido como MCP Security Site).

  • Convites para eventos da Microsoft.

  • Acesso ao site Microsoft Certified Professional Magazine Online. Este site, em Inglês, disponibiliza o conteúdo integral da revista MCP Magazine. É uma excelente fonte de informações para quem está estudando para os exames de certificação e também para se manter atualizado em relação às novidades das Certificações Microsoft.

  • Um desconto de 50% na assinatura da revista Windows & .NET Magazine. Esta, sem dúvidas, a melhor revista técnica sobre Windows existente atualmente no mercado.
  • As dez Dúvidas freqüentes em relação a certificação MCDST

    A seguir relato algumas das dúvidas mais freqüentes em relação a nova certificação MCSD, com as respectivas respostas:

    P1: Eu já tenho as certificações MCSA ou MCSE no Windows 2000. Com isso, automaticamente, também serie um MCDST?

    R: Não, pois os exames do MCSD não contam como exames obrigatórios para o MCSA ou MCSE. Ou seja, você terá que fazer os dois exames (70-271 e 70-272), para obter a certificação MCDST, mesmo já sendo um MCSA ou MCSE.


    P2: Estou me preparando para obter a certificação MCDST, porém no futuro também pretendo obter a certificação MCSA. Os exames do MCDST servirão como exames eletivos para a certificação MCSA?

    R: Sim, os exames obrigatórios do MCDST contarão também como exames eletivos para o MCSA.

    P3: Quais as diferenças básicas entre as certificações MCDST e MCSA?

    R: A certificação MCDST é para profissionais de suporte, que atuam prestando suporte direto aos usuários de Desktop baseados em Windows e também no treinamento do usuário final A certificação MCSA é para profissionais responsáveis pela implementação e gerenciamento de ambientes de rede baseados no Windows 2000 Server ou Windows Server 2003. Em resumo, o MCDST é o profissional que dá suporte direto aos usuários finais da rede, já o MCSA é o profissional responsável pelos servidores da rede, fazendo a instalação e o gerenciamento de servidores e serviços baseados no Windows 2000 Server ou Windows Server 2003. Para complementar, podemos dizer que o MCSE vai ainda um passo adiante, sendo o profissional responsável pelo planejamento/projeto de uma rede baseada no Windows 2000 Server ou Windows Server 2003. O MCSE planeja de acordo com as necessidades da empresa, o MCSA implementa e gerencia os servidores e o MCDST presta suporte ao usuário final. Claro que em pequenas redes, é muito provável que um mesmo profissional exerça duas ou mais destas funções.


    P4: Como saber se a certificação MCDST é a mais indicada para mim?

    R: Conforme já descrito anteriormente, a certificação MCDST é para profissionais que prestam suporte ao usuário final, para estações de trabalho baseadas em Windows. Se você for um profissional de suporte técnico, ou exerce, em grande parte do tempo, funções de suporte técnico ao usuário final, então a certificação MCDST é a mais indicada para você. Já se o seu trabalho é instalar, configurar e gerenciar os servidores, baseados em Windows 2000 Server ou Windows Server 2003, a certificação mais indicada é a MCSA. Se você também é responsável pelo planejamento, análise de desempenho e expansão da rede, a certificação mais indicada é a MCSE. Nada impede que você obtenha as três certificações.


    P5: Eu já sou um MCSA ou MCSE (ou ambos). Eu devo obter o MCDST, ou seja, esta nova certificação acrescentará algum valor ao meu curriculum?

    R: Se você além das atividades de administração da rede, também trabalha no suporte aos usuários, resolvendo problemas no desktop dos usuários, fazendo instalação de hardware e software nas estações de trabalho, fazendo configurações e atualizações em estações baseadas no Windows XP e com o Office instalado, então a certificação MCDST será um importante acréscimo ao seu curriculum.

    P6: Qual a diferença entre a certificação MCDST e a certificação MOUS – Microsoft Office Specialist?

    R:
    A certificação MOUS é para o usuário final, para quem utiliza um dos programas do Office, como por exemplo o Word ou o Excel. A certificação MCDST é para quem presta o suporte técnico, quando ocorrem problemas no desktop do usuário. O profissional com a certificação MCDST deve conhecer bem o Windows, a instalação de hardware e de programas, a resolução de problemas na instalação de programas e de hardware, enfim, deve conhecer bem o ambiente Windows nas estações de trabalho dos usuários. Já o profissional certificado com MOUS, deve apenas demonstrar bons conhecimentos no uso de um dos programas do Office.

    P7: Quando os exames do MCDST estarão disponíveis?

    R: Segundo informações do site da Microsoft, até o final de 2003.

    P8: Conhecimentos sobre o ambiente de Desktop do Windows, são cobrados nos seguintes exames: “Exam 70-210: Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows 2000 Professional”, e “Exam 270: Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows XP Professional”. Porque estes exames não são aceitos como uma alternativa para os exames obrigatórios do MCDST, ou seja, o candidato que já tiver passado no exame 70-210 ou 70-270, teria que fazer somente mais um exame para obter o MCDST?

    R: Os exames 70-210 e 70-270 foram projetas no contexto do MCSA e do MCSE. O conteúdo destes exames é focado no ambiente de servidores da rede, ou seja, mostrando como a estação de trabalho utiliza os serviços disponibilizados pelos servidores baseados em Windows 2000 Server ou Windows Server 2003. Estes exames incluem conhecimento de configurações que estão fora do escopo do MCDST. Os exames do MCDST foram projetados com um conteúdo direcionado ao profissional de suporte, conforme já detalhado anteriormente.

    P9: Será disponibilizada a certificação MCDST baseada no Windows NT 4.0?

    R: Não, a certificação MCDST é baseada somente nas plataformas atualmente em uso, ou seja, Windows 2000 Professional ou Windows XP Professional.

    P10: Por ser uma certificação voltado ao suporte técnico a estações e trabalho da rede, os exames do MCDST serão mais fáceis do que os exames do MCSA ou do MCSE?

    R: Segundo a Microsoft não, os exames do MCDST serão do mesmo nível dos exames do MCSA ou do MCSE..

    Conclusão

    O MCDST é, basicamente, uma certificação para profissionais que trabalham no suporte técnico, a estações de trabalho de uma rede baseada em tecnologia Windows, sendo que as estações de trabalho são baseadas no Windows 2000 Professional ou Windows XP Professional.

    Se você for um profissional de suporte técnico, ou exerce, em grande parte do tempo, funções de suporte técnico ao usuário final, então a certificação MCDST é a mais indicada para você. Já se o seu trabalho é instalar, configurar e gerenciar os servidores, baseados em Windows 2000 Server ou Windows Server 2003, a certificação mais indicada é a MCSA. Se você também é responsável pelo planejamento, análise de desempenho e expansão da rede, a certificação mais indicada é a MCSE. Nada impede que você obtenha as três certificações.

    Nas próximas semanas publicarei mais alguns artigos, tratando sobre o conteúdo específico para cada um dos exames do MCSD: 70-271 e 70-272. Também publicarei links para recursos, materiais de estudo e simulados na Internet, a medida que estes recursos forem sendo disponibilizados.

    Para enviar as suas críticas e/ou sugestões ou para se inscrever para receber as novidades do site através da News Letter, entre em contato pelo email: batisti@hotmail.com ou pelo fone: 0-xx-(55)9957-2041 (santa Maria - RS).
    Simulados Gratuitos On Line em Português
    Exame Simulados
    70-210 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-215 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-216 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-217 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 02
    70-218 Exame 01 :: Exame 02
    70-228 Exame 01 :: Exame 02
    70-290 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    Exame Artigos
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 3
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 2
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 1
    Geral Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician
    Geral O caminho para as certificações da Microsoft
    Geral Como se tornar um MCSE para Windows 2000
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 1
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 2
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 3
    Geral Como se tornar um MCSD
    Geral Tudo sobre a nova Certificação MCAD
    Geral 50 Dicas para os Exames da Microsoft
    Geral Saiba Tudo sobre o MCSE - 2003
    70-100 70-100: Um exame diferente
    70-175 O desafio do exame 70-175
    70-176 Exame 70-176: uma prova 'light'?
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 1
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 2
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 3
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 4
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 5
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 1
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 2
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 3
    70-218 Como passar no exame do MCSA - 70-218
    70-228 Dicas: Exame de Admin. SQL Server: 70-228
    70-240 O desafio do exame 70-240
     

    VÍDEO-AULAS E-BOOKS LIVROS CURSOS ONLINE CONTEÚDO GRATUITO
  • Access e Banco de Dados
  • Administração e Negócios
  • CAD
  • Concursos Públicos
  • Excel
  • Internet
  • Office
  • Photoshop
  • PowerPoint
  • Programação
  • VBA no Excel
  • Redes e TCP/IP
  • VBA no Excel – Sistemas Prontos
  • Hardware e Montagem
  • Vídeo e Áudio
  • CSharp
  • Delphi
  • Webdesign
  • Windows
  • Access e Banco de Dados
  • Área Gráfica
  • BrOffice
  • CAD
  • Carreira e Negócios
  • Certificações Microsoft
  • Concursos Públicos
  • Cultura e Interesse Geral
  • Finanças
  • E-BOOKS DE SAP
  • Excel
  • Formação Pessoal
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Linux
  • Literatura e Outros
  • Matemática e Física
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e TCP/IP
  • Vìdeo
  • Webdesign
  • Windows
  • Word e PowerPoint
  • Access e Banco de Dados
  • Aplicativos
  • AutoCAD
  • Carreira e Trabalho
  • Concursos Públicos
  • Criação de Sites e Design
  • Cultura e Interesse Geral
  • Exames de Certificação
  • Excel e VBA
  • Finanças e Investimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gráficos e CorelDraw
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Matemática e Física
  • Office 2007
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes, Windows Server e Linux
  • SAP, Negócios e Carreira
  • Segurança
  • Windows e Linux
  • Word
  • Access e Bancos de Dados
  • Carreira e Trabalho
  • Computação Gráfica e Editoração
  • Criação de Lojas Virtuais
  • Criação de Sites e Webdesign
  • Excel
  • Formações Completas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Hardware Montagem e Manutenção
  • Programação
  • Redes
  • SAP
  • Segurança e Recuperação de Dados
  • Windows e Linux
  • Word
  • INSTITUCIONAL

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server