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Até agora aprendemos como utilizar o ambiente do Visual Studio .NET e conhecemos as aplicações do tipo Console e Windows Form. Vamos começar agora a conhecer os elementos do C# e sua sintaxe.
A documentação do Microsoft .Net Framework da as seguintes recomendações para a nomeação das variáveis:
Para usar a convenção PascalCasing para nomear suas variáveis, capitalize o primeiro caractere de cada palavra. Exemplo:
void InitializeData();
A microsoft recomenda usar o PascalCasing quando estiver nomeando classes, métodos, propriedades, enumeradores, interfaces, constantes, campos somente leitura e namespaces.
Para usar esse tipo de convenção, capitalize a primeira letra de cada palavra menos da primeira. Como o exemplo:
int loopCountMax;
A Microsoft recomenda usar essa convenção na nomeação de variáveis que definem campos e parâmetros.
Para maiores informações sobre convenção de nomes pesquise “Naming Guidelines”, na documentação do Visual Studio.
A linguagem C# reserva setenta e cinco palavras para seu próprio uso. Estas palavras são chamadas de palavras reservadas e cada uma tem um uso particular.
Palavras reservadas também não são permitidas como nome de variáveis.
Segue uma lista que identifica todas estas palavras:
abstract | as | base | Bool |
break | byte | case | Catch |
char | checked | class | Const |
continue | decimal | default | Delegate |
do | double | else | Enum |
event | explicit | extern | false |
finally | fixed | float | for |
foreach | goto | if | implicit |
in | int | interface | internal |
is | lock | long | namespace |
new | null | object | operator |
out | override | params | private |
protected | public | readonly | ref |
return | sbyte | sealed | short |
sizeof | stackalloc | static | string |
struct | switch | this | throw |
No painel de código do Visual Studio .NET as palavras reservadas são identificadas pela cor de letra azul.
Antes de usar uma variável é necessário declará-la. Neste momento alucamos espaço para esta variável na memória e dizemos que tipo de dado pode ser armazenado nela. O tipo de dado indica qual o tamanho do espaço vai ser reservado para a variável.
O C# pode armazenar diferentes tipos de dados: como inteiros, números de ponto flutuante, textos e caracteres. Assim que declaramos uma variável precisamos identificar que tipo de dado ela armazenará.
Declaramos especificando o tipo de dado seguido do nome da variável como no exemplo:
int contador;
Esse exemplo declara uma variável chamada contador do tipo integer. Ou seja ela deverá armazenar números inteiros, mais a frente estudaremos melhor o que armazenar em cada tipo de dado.
Podemos também declarar múltiplas variáveis de uma vez, fazemos isso da seguinte maneira:
int contador, numeroCarro;
Estamos declarando nesse exemplo duas variáveis do tipo integer, uma chamada contador e a outra numeroCarro.
Depois de declarar sua variável você precisa atribuir um valor a ela. No C# você não pode usar uma variável antes de colocar um valor nela, isso gera um erro de compilação.
Exemplo de como atribuir um valor a uma variável:
int numeroFuncionario;
numeroFuncionario = 23;
Primeiro nos declaramos nossa variável do tipo integer. Depois atribuímos o valor 23 a ela. Entendemos pelo sinal de igual como recebe. Assim numeroFuncionario recebe 23.
Podemos também atribuir um valor a variável quando a declaramos, dessa forma:
int numeroFuncionario = 23;
Isso faz a mesma coisa que o exemplo anterior, só que tudo em uma linha.
Mais um exemplo:
char letraInicial = ‘M’;
A seguinte tabela mostra os tipos do C# com sua referencia no Framework.
Os tipos da tabela abaixo são conhecidos como tipos internos ou Built-in.
C# Type | .NET Framework type |
bool | System.Boolean |
byte | System.Byte |
sbyte | System.SByte |
char | System.Char |
decimal | System.Decimal |
double | System.Double |
float | System.Single |
int | System.Int32 |
uint | System.UInt32 |
long | System.Int64 |
ulong | System.UInt64 |
object | System.Object |
short | System.Int16 |
ushort | System.UInt16 |
string | System.String |
Cada tipo no C# é um atalho para o tipo do Framework. Isso quer dizer que se declararmos a variável desta forma:
string nome;
ou dessa forma
System.String nome;
teremos o mesmo resultado. O atalho serve apenas para facilitar na hora de desenvolver a aplicação.
A seguinte tabela mostra os tipos de variáveis e os valores possíveis de se armazenar em cada uma delas.
C# Type | Valores possíveis de se armazenar |
bool | Verdadeiro ou Falso (Valores booleandos) |
byte | 0 a 255 (8 bits) |
sbyte | -128 a 127 (8 bits) |
char | Um caractere (16 bits) |
decimal | ±1.0 × 10−28 a ±7.9 × 1028 (128 bits) |
double | ±5.0 × 10−324 a ±1.7 × 10308 (64 bits) |
float | ±1.5 × 10−45 a ±3.4 × 1038 (32 bits) |
int | -2,147,483,648 a 2,147,483,647 (32 bits) |
uint | 0 a 4,294,967,295 (32 bits) |
long | –9,223,372,036,854,775,808 a 9,223,372,036,854,775,807 (64 bits) |
ulong | 0 a 18,446,744,073,709,551,615 (64 bits) |
object | Qualquer tipo. |
short | -32,768 a 32,767 (16 bits) |
ushort | 0 a 65,535 (16 bits) |
string | Seqüência de caracteres (16 bits por caractere) |
Todos os tipos na tabela com exceção dos tipos object e string são conhecidos como tipos simples.
Para retornar o tipo de qualquer variável do C# você pode usar o método GetType(); Como no exemplo:
Console.WriteLine(minhaVariavel.GetType());
Isso retornaria o tipo da variável minhaVariavel.
Para maiores informações sobre tipos de variáveis consulte a documentação do Visual Studio por “data types”.
É muito comum precisarmos adicionar ou subtrair valores de uma variável usando no calculo o valor que já esta armazenado na mesma.
O código seguinte declara uma variável do tipo integer chamada contador e armazena o valor 2 nesta variável, depois incrementa o valor 40:
int contador;
contador = 2;
contador = contador + 40;
No final do código acima a variável contador tem qual valor?
A resposta é 42, claro, criamos a variável, adicionamos o valor 2 nela e após, pegamos o valor dela (que era 2) e adicionamos 40, e armazenamos o valor na mesma.
Preste atenção na seguinte linha de código:
contador = contador + 40;
Perceba que para somar o valor a variável precisamos repetir o nome da variável.
Podemos fazer da seguinte forma também em C#:
contador += 40;
Isso teria o mesmo resultado e é uma maneira mais elegante.
Você pode subtrair também valores, como o exemplo:
contador -= 23;
Isso subtrairia 23 do valor da variável.
Na verdade você pode fazer isso com todos os operadores aritméticos, como multiplicação e divisão também.
Para saber mais você pode consultar a documentação do Visual Studio e procurar por “assignment”.
Embora não tenhamos feito nenhum exercício neste tutorial você pode compreender como declarar uma variável, de que forma nomear as variáveis, quais as palavras que não podem ser usadas na nomeação de variáveis e quais os tipos de dados e valores que eles suportam. Os exercícios sobre esse conteúdo serão feitos sempre, já que sempre faremos uso de variáveis em nossos programas, assim fique tranqüilo aos pouco isso será bem familiar a você.
Aprendeu um pouco também sobre atribuição de valores a uma variável.
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