NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCertificacoes : Programandocsharp006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Programando com C# - OPERADORES

 

Operadores Aritméticos

 

O C# suporta os símbolos aritméticos que todos nós conhecemos para as operações aritméticas básicas como adição (+) e subtração (-), ele utiliza o asterisco (*) para multiplicação e barra pra frente (/) para divisão. Esses símbolos são chamados operadores, e “operam” os valores das variáveis. Exemplo:

 

long salario;

salario = 500 * 20;

 

A expressão acima multiplica 500 por 20 e armazena o resultado na variável salario.

 

Entretanto você não pode usar os operadores para qualquer tipo de dado. Os operadores matemáticos, por exemplo, só podem ser usados para os tipos char, int, long, float, double e decimal. Eles não podem ser usados para string e bool. Exemplo:

 

Console.WriteLine(“Londrina” – “São Paulo”);

 

Isso vai gerar um erro porque você não pode subtrair uma string de outra.

 

Console.WriteLine(“43” – “11”);

 

Isso também vai gerar um erro, porque valores entre aspas são sempre strings, para efetuar a subtração o correto é:

 

Console.WriteLine(43 – 11);

 

Vamos fazer um exemplo pratico de como utilizar os operadores.

 

1 – Cria uma Windows Application chamada Operadores.

2 – Arraste para o Form1 os seguintes controles:

 

3 Label

3 TextBox

1 Button

1 GroupBox

5 RadioButton

 

3 – Organize-os como a figura abaixo:

 

 

4 – Deixe vazio a propriedade Text dos três TextBox.

 

5 – Configure as propriedades dos controles conforme a tabela abaixo:

 

Controle
Propriedade
Valor
Label1
Text
Valor1
Label2
Text
Valor2
Label3
Text
Resultado
Button
Text
Calcular
GroupBox
Text
Operador
RadioButton1
Text
+ Adição
RadioButton2
Text
- Subtração
RadioButton3
Text
* Multiplicação
RadioButton4
Text
/ Divisão
RadioButton5
Text
% Resto Divisão

 

Vai ficar como a figura abaixo:

 

 

6 – Execute a aplicação, para isso você pode clicar no botão Start na barra de ferramentas.

 

 

Clique na TextBox1, pressione a tecla Tab do teclado, verifique que conforme você clica na tecla ele passa de um controle a outro.

 

Clique sobre os operadores, veja que você só pode selecionar um, essa é uma característica do controle RadioButton que não tinha sido usado até aqui. A GroupBox agrupa todos os RadioButtons dentro dela de forma que apenas um deles pode ser selecionado.

 

7 – Finalize a execução, para isso você pode simplesmente fechar a janela do Form1 ou clicar no botão Stop Debugging na barra de ferramentas.

 

8 - Vamos agora digitar o código que efetuará os cálculos, esse código vai ser executado quando o botão Calcular for clicado. De um clique duplo sobre o Button1 para digitarmos o seguinte código. (Atenção na hora de digitar, lembre-se que o C# é case-sensitive ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas).

 

Digitamos nosso código dentro do procedimento:

 

private void button1_Click(object sender, System.EventArgs e)

{

}

 

Esse procedimento é executado sempre que o Button1 é clicado. Sendo assim quando o botão é clicado, primeiro:

 

Declaramos as variáveis primeiroValor, segundoValor e resultato do tipo Long. O tipo Long é usado aqui porque armazena uma grande variedade de números. Perceba que declaramos as três variáveis em apenas uma linha de código, como foi mostrado no tutorial anterior.

 

long primeiroValor, segundoValor, resultado;

 

Depois atribuímos os valores das caixas de texto as variáveis primeiroValor e segundoValor.

 

primeiroValor = int.Parse(textBox1.Text);

segundoValor = int.Parse(textBox2.Text);

 

Como o valor que esta na caixa de texto é do tipo string convertemos para int usando int.Parse.

 

Depois de atribuir os valores as variáveis vamos verificar qual operação executar, para isto usamos a propriedade checked  de cada RadioButton.

 

if (radioButton1.Checked)

ou

else if (radioButton2.Checked)

 

Se o valor da propriedade Checked do RadioButton for True quer dizer que ele esta selecionado, então executamos o calculo correspondente ao RadioButton selecionado e atribuímos o resultado a variável resultado.

 

Agora atribuímos o valor da variável resultado à propriedade Text do textbox3 para que seja exibida na tela.

 

textBox3.Text = resultado.ToString();

 

Perceba que precisamos converter o valor da variável resultado para String.

 

Fizemos isto utilizando o método ToString.

 

9 – Execute o programa.

 

10 – Digite 9 para o valor1 e 2 para o valor2, selecione adição e clique em calcular.

 

 

Faça testes com os outros operadores.

 

Subtração:

 

 

Multiplicação:

 

 

Divisão, perceba que ele retorna um resultado em inteiro, o numero inteiro mais próximo do resultado:

 

 

Resto da Divisão, perceba que ele retorna o resto da divisão, 9 dividido por dois resulta em 4 com resto 1.

 

 

11 – Pare a aplicação.

 

Precedência de Operadores:

 

Operações dentro dos parênteses são sempre executadas primeiro, como nas operações matemáticas.

 

Em C#, operadores multiplicativos (*, /, %) tem precedência sobre os aditivos (+, -).

 

Vamos dar a ordem de precedência da seguinte expressão:

 

2 + 3 * 4

2 + 3 * 4

2 + 12

14

 

Para efetuar a soma primeiro podemos utilizar os parênteses:

 

(2 + 3) * 4

(2 + 3) * 4

5 * 4

20

 

Perceba que a ordem de precedência altera o valor do resultado, por isso devemos ter atenção com a precedência.

 

Conclusão

 

Neste tutorial aprendemos a fazer operações aritméticas em nossos programas, alem disso aprendemos sobre precedência de operadores. Para quem deseja aprender mais sobre o assunto de hoje recomendo que pesquise na ajuda do Framework os seguintes itens:

 

System.Int32.Parse

Tostring

Operator

System.Math

Precedence

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI