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Programando com C#

 

ARRAYS

 

Imagine que você tem que armazenar as faltas cometidas por cada jogador de um time em uma partida de futebol. Você precisaria armazenar o nome e o número de faltas que cada jogador cometeu. Como faria para armazenar isso em variáveis? Provavelmente você teria que declarar duas variáveis para cada jogador, uma para armazenar o nome e outra o número de faltas, chagando facilmente a 22 variáveis, isso, se não houver nenhuma substituição.

 

Arrays são usados para gerenciar grande quantidade de informação. Como variáveis, você precisa declarar seus arrays antes de usá-los. Os arrays também respeitam as mesmas regras de escopo que as variáveis, ou seja se declaradas dentro de procedimentos, ficam disponiveis apenas para o procedimento em questão.

 

Vamos fazer um exemplo, nele vamos criar o programa que armazenará os dados nos nomes dos jogadores e as faltas cometidas por eles.

 

1 - Entre no Visual Studio e crie um novo projeto do tipo Windows Application chamado Arrays.

 

 

2 - Arraste para o Form1 os seguintes controles:

 

» 3 Button

» 1 ListBox

» 2 Labels

» 2 TextBoxes

 

3 - Altere a propriedade Text do Button1 para “Inserir Jogador”.

 

4 – Altere a propriedade Text do Button2 para “Inserir Falta”

 

5 – Altere a propriedade Text do Button3 para “Visualizar Array”

 

6 - Altere a propriedade Text do Form1 para “Array”.

 

7 – Altere a propriedade Text do Label1 para “Jogador”.

 

8 – Altere a propriedade Text do Label2 para “Num. Faltas”

 

9 - Organize-os como a próxima figura:

 

 

10 - Na janela Solution Explorer clique no botão View Code para ir para o Painel de código.

 

11 - Digite dentro da classe do Form1 o seguinte código:

 

      string[] jogadores = new string[11];

 

Vai ficar assim:

 

 

Nesta linha declaramos um Array de tamanho fixo. O array que criamos é como uma tabela com 11 linhas, o suficiente para armazenar o nome do time inteiro, 11 jogadores.

 

12 - Na janela Solution Explorer clique em View Designer para voltar para o Form1 no modo Design, você pode também clicar na aba Form1.vb[Design] ao lado da aba Start Page, à essa altura do curso você ja deve estar familiarizado com o Visual Studio.

 

13 - De um clique duplo sobre o Button1 e digite o seguinte código:

 

      jogadores[0] = textBox1.Text;

 

Isso insere “Marcos” na primeira linha do Array, se colocassemos 6 ao invés de 0, por exemplo, seria na linha 7. O primeiro registro no array é sempre o 0, isso porque os índices sempre começam com 0.

 

14 - De um clique duplo sobre o Button3 (Visualizar Array) e digite o seguinte código:

 

      listBox1.Items.Add(jogadores[0]);

 

Isso insere na ListBox1 o conteúdo da primeira linha do array Jogadores, se colocassemos 6, exibiria o conteúdo da linha 7, lembre-se que de o primeiro registro do array tem sempre o índice 0 e assim sucessivamente.

 

Não se assuste com o código para inserir no ListBox1, se fosse em uma TextBox ou Label você poderia usar a seguinte linha de código:

 

      textBox1.Text = jogadores[0];

 

Só que para inserir um item no ListBox precisamos usar seu método Add.

 

15 – Execute a aplicação.

 

 

16 – Digite Marcos no textBox1 e clique em inserir Jogador.

 

17 – Clique em Visualizar Array.

 

 

Agora que você já compreende como inserir e ler dados do array vamos avançar no exemplo.

 

18 – Pare a execução.

 

19 - Digite dentro da classe do Form1 o seguinte código:

 

int contador = 0;

 

Isto cria uma variável que estará disponível para todos os procedimentos dentro da classe, ou seja, seu escopo é a classe. Também já atribuímos o valor 0 nela. Essa variável será usada para controlar o índice ou local do array onde vamos inserir cada jogador.

 

20 - Volte para o código do procedimento do Button1.

 

21 - Substitua o código pelo seguinte:

 

            if (contador <= 10 && textBox1.Text != "")

            {

                jogadores[contador] = textBox1.Text;

                contador += 1;

                textBox1.Text = null;

            }

            else

            {

                button1.Enabled = false;

            }

 

Vai ficar assim:

 

 

Não podemos adicionar jogadores no array se ele estiver cheio e se o conteúdo do textBox não tiver nada. Para isso usamos o if.

 

Depois adicionamos o conteúdo do textBox1 no array. A posição é informada pela variável contador.

 

Adicionamos 1 a variável contador, senão o array nunca vai para a próxima posição.

 

Para finalizar limpamos o textBox1.

 

No else apenas desabilitamos o Button1 caso o array esteja vazio ou não tenha nada nele digitado, ou seja, caso a expressão lógica do if retorne false.

 

22 - Mude o código do Button3 pelo seguinte:

 

for (int i = 0; i <= jogadores.Length - 1; i++)

            {

            listBox1.Items.Add(jogadores[i]);

            }

 

Vai ficar assim:

 

 

Aqui usamos o loop tor para passar por cada item do Array e adiciona-lo no ListBox1.

 

A propriedade Length retorna o numero de registros do array, que é 11, poderíamos simplesmente ter feito assim:

 

      for (int i = 0; i <= 10; i++)

 

Colocamos o -1 depois do Length porque o Lenght retorna 11, lembre-se que o índice do primeiro elemento do array é 0, então o ultimo é 10.

 

A cada passada pelo For o i assume o valor de uma linha do array até chegar ao final.

 

23 - Execute a aplicação.

 

24 – Digite o nome de um Jogador e clique no botão Inserir Jogador.

 

Faça isso sucessivamente até que o botão seja desabilitado, ou seja, que o array seja totalmente preenchido.

 

25 - Clique no botão Visualizar Array.

 

O nome dos 11 jogadores é listado.

 

 

Como você pode ver, trabalhamos facilmente com os nomes dos 11 jogadores em nosso array, podemos modificar os dados do nosso array facilmente, bastando para isso indicar qual linha deve ser alterada e o novo dado, como no exemplo:

 

      jogadores[10] = “Robinho”;

 

Um array pode conter mais de um coluna. Vamos entender como isso funciona implementando o código que vai armazenar o número de faltas de cada jogador.

 

Como um Array só pode conter um tipo de dado e nosso Array já é do tipo String, no nosso exemplo vamos adicionar o número de faltas como string mesmo, mas, a maneira correta seria criar um outro Array do tipo integer para armazenar as faltas.

 

Vamos optar pela primeira opção para você aprender a trabalhar com duas colunas.

 

26 - Altere o código que declara o Array para o seguinte:

 

      string[,] jogadores = new string[11,2];

 

Isso cria um Array com 11 linhas e 2 colunas.

 

27 - Localize no procedimento do evento do Button1, as seguintes código:

 

      jogadores[contador] = textBox1.Text;

 

28 - Mude-o para o seguinte:

 

         jogadores[contador,0] = textBox1.Text;

 

Isso apenas indica que vamos adicionar o nome na linha que o loop indicar, na coluna 1, de índice 0.

 

29 - Digite dentro da classe do Form1 o seguinte código:

 

int contadorFaltas = 0;

 

Esta variável fará o mesmo que a contador, só que para as faltas.

 

30 - Dê um clique duplo sobre o Button2 e digite o seguinte código:

 

            if (contadorFaltas <= 10 && textBox2.Text != "")

            {

                jogadores[contadorFaltas, 1] = textBox2.Text;

                contadorFaltas += 1;

                textBox2.Text = null;

            }

            else

            {

                button2.Enabled = false;

            }

 

Vai ficar assim:

 

 

Isso é semelhante ao código do Button1. Só que usamos a variável contadorFaltas, o textBox2 e o button2.

 

Note também que agora atribuimos os valores à segunda coluna, como mostra o código:

 

      jogadores[contadorFaltas, 1] = textBox2.Text;

 

O índice 1 se refere a segunda coluna.

 

Agora precisamos mudar o código do button3, que exibe os dados, para listar as faltas também.

 

31 - Mude o código do Button3 para o seguinte:

 

for (int i = 0; i <= 10; i++)

{

listBox1.Items.Add(jogadores[i,0] + " - Total de faltas: " + jogadores[i,1]);

}

 

O que fizemos foi concatenar os dados da coluna 1 com os da 2, e fazer um loop por cada linha do array de 0 a 10 ou seja pelas 11 linhas.

 

32 - Execute sua aplicação:

 

33 – Digite o nome de um Jogador e clique no botão Inserir Jogador.

 

Faça isso sucessivamente até que o botão seja desabilitado, ou seja, que o array seja totalmente preenchido.

 

34 – Digite uma quantidade de faltas para cada jogador como fez com o nome dos jogadores até o botão ser desabilitado.

 

35 – Clique no botão Visualizar array

 

 

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