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Programando com VB.NET

 

Neste tutorial vamos continuar explorando um pouco mais o ambiente do Visual Studio .NET criando uma simples aplicação.

 

1 – Entre no Visual Studio.NET, eu estou usando a versão 2003, mas os exercícios funcionam em qualquer versão, ate mesmo nas betas.

 

 

2 – No menu File, aponte em New, e clique em Project. (Ou clique Ctrl+Shift+N).

 

A caixa de dialogo New Project aparece. Ela permite que criemos um novo projeto usando vários templates, como um Windows Application, Class Library, Console Application e vários outros.

 

 

3 – No painel Project Type, clique em Visual Basic Projects, aqui estão todos os templates disponíveis para a linguagem VB.NET

 

4 – No painel Templates clique em Windows Application.

 

5 – No campo Location, digite C:\Programando com VB.NET\Tutorial 2, se esta pasta não existir o Visual Studio vai cria-la pra você.

 

6 – No campo nome digite, tutorial2.

 

7 – Clique em OK.

 

 

A barra de menus (menu bar) possibilita o acesso aos comandos que você usa no ambiente de programação. Você pode usar o teclado ou o mouse para acessar o menu ou atalhos exatamente como usa em outros programas baseados em Windows.

 

A barra de ferramentas (toolbar) é localizada embaixo da barra de menus e disponibiliza botões que executam os comandos usados com mais freqüência. Cuidado para não confundir toolbar com toolbox.

 

A janela Solution Explorer mostra os nomes dos arquivos associados com o seu projeto. Você pode dar um clique duplo sobre o nome do arquivo para exibi-lo no painel de código (Code pane). Vamos examinar os arquivos que o Visual Studio criou como parte do seu projeto.

 

8 - Abra a pasta C:\Programando com VB.NET\Tutorial 2.

 

  • Tutorial2.sln organiza os projetos de cada solução, uma solução pode ter vários projetos, seu nome é representado no primeiro item na janela Solution Explorer só que sem a extensão do arquivo.
  • Tutorial2.csproj este é o arquivo do projeto VB.NET. Pode ser associado a vários arquivos de código. É reconhecido no Solution Explorer pelo nome do projeto apenas, no entanto é gravado no disco com a extensão .csproj.
  • Form1.vb é um arquivo de código do VB.NET. Você vai escrever seu código neste arquivo. O Visual Studio já adicionou algum código nele automaticamente, examinaremos esse código mais adiante.
  • AssemblyInfo.vb este é um outro arquivo de código do VB.NET. Você pode usar esse arquivo para adicionar atributos ao seu programa, como por exemplo, nome do autor, data que o programa foi escrito e outros. Vamos examina-lo também mais adiante no curso.
  • Form1.resx consiste em entradas XML que especificam objetos e strings dentro de tags XML.

 Outros arquivos e pastas serão estudados mais a frente, assim como um aprofundamento nos já citados. Desviando um pouco do assunto, você pode se perguntar porque eu não aprofundo nos assuntos assim que entro neles, eu respondo, como estamos nos preparando para uma prova e sabendo que a fixação do conteúdo vem da repetição eu procuro dar uma idéia geral do assunto e ir aprofundando aos poucos, assim fazemos uma revisão quase que automática sempre que voltamos em um assunto para aprender um pouco mais sobre ele.

 

Vamos criar agora a nossa interface com o usuário. Ela é criada no Form.

 

 

9 - Na Toolbox (barra de ferramentas), arraste para o Form os seguintes objetos:

  • 2 Button;
  • 3 Label;
  • 1 PictureBox;

 

10 – Organize os objetos no Form como a figura abaixo:

 

 

Agora vamos alterar as propriedades dos objetos que colocamos no Form.

 

11 – Clique no Button1 e na janela Properties altere sua propriedade Text para “Girar”.

 

 

12 – Faça o mesmo com o Button2, mas agora na propriedade Text coloque “Parar”.

 

13 – Altere as seguintes propriedades dos objetos Label1, Label2 e Label3.

 

BorderStyle = Fixes Single

Font = Arial, negrito, 14

Text = (vazio)

TextAlign = MiddleCenter

 

14 – Altere as seguintes propriedades do objeto PictureBox1.

 

SizeMode = StretchImage

Visible = False

Image = (selecione uma imagem no seu computador, eu escolhi uma que vem com o windows na pasta minhas imagens dentro de meus documentos tem uma pasta chama amostra de imagens, eu escolhi inverno).

 

15 – Execute a aplicação. Para isso você pode clicar em F5, ou no menu Debug clique em Start.

 

 

Note que a figura não aparece, isso porque determinamos sua propriedade Visible com False.

 

Nosso programinha não tem funcionalidade nenhuma também, vamos colocá-la agora. Para isso iremos usar o editor de código. Para abri-lo você pode clicar no botão View Code na janela Solution Explorer.

 

 

 

Para voltar para o desing clique no botão View Designer ao lado do botão View Code.

 

17 - De dois clique sobre o Button1, vamos dar uma funcionalidade pra ele.

 

18 – Para visualizar melhor o código, clique no botão Auto Hide da janela Solution Explorer.

 

 

19 – Faça o mesmo na janela Properties e demais janelas do lado direito.

 

20 – Digite o seguinte código dentro do Private Sub Button1_Click....

 

PictureBox1.Visible = False

Label1.Text = CStr(Int(Rnd() * 10))

Label2.Text = CStr(Int(Rnd() * 10))

Label3.Text = CStr(Int(Rnd() * 10))

 

If (Label1.Text = "7") Or (Label2.Text = "7") _

Or (Label3.Text = "7") Then

PictureBox1.Visible = True

Beep()

End If

 

Vai ficar assim:

 

 

Tudo que digitamos após aspas simples é um comentário e fica marcado em verde no Visual Studio .NET. Você pode e deve comentar seu código, como eu fiz.

 

Quando clicarmos no Button1 em execução, ele vai executar o código que acabamos de inserir. Primeiro ele vai esconder a figura se ela estiver visível, depois vai armazenar em cada Label um numero aleatório entre 0 e 9. Depois disso ele vai entrar em uma estrutura de decisão, iremos estuda-la mais na frente em detalhes, por enquanto basta saber que ela vai testar se algum dos Labels tem armazenado o numero 7, se sim ele vai deixar a figura visível e vai emitir um som.

 

21 – Volte ao design e de dois cliques sobre o Button2.

 

22 – Digite o seguinte código.

 

End

 

Vai ficar assim:

 

 

Isso finaliza o programa.

 

23 – Execute a aplicação.

 

24 – No programa em execução, clique em “Girar”.

 

25 – Depois de testar clique em “Parar”.

 

Conclusão

 

Embora simples, esse programinha nos ajudou a compreender melhor as ferramentes do Visual Studio abordadas no tutorial anterior. Para os mais adiantados, peço um pouco de paciência no começo, mas aos poucos vamos aprofundar bem mais nos assuntos. Fique firme e até o próximo tutorial.

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