NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Neste tutorial você vai aprender a utilizar as janelas Watch e Command para exibir informações e localizar erros em seus programas.
JANELA WATCH
Para concluir este tutorial é necessário que você esteja com o exemplo criado no tutorial anterior aberto no Visual Studio.NET.
1 - No programa que criamos no tutorial anterior, marque um BreakPoint novamente na linha:
idade = TextBox1.Text
2 - Execute o programa.
3 - Digite 25 na primeira caixa de texto e clique em Testar.
O programa para no BreakPoint. E o Visual Studio entra no que chamamos de Break Mode.
Para usar a janela Watch você precisa estar em Break Mode.
4 - Clique na guia Watch 1, não tem nada na janela Watch ainda.
5 - Clique com o botão direito sobre o nome da variável idade, e selecione Add Watch, como na figura:
É adicionado uma linha com o nome da variável e seu valor na janela Watch.
O valor é 0 e o tipo da variável é tido como integer.
5 - Adicione também TextBox2.Text a janela Watch.
6 - Selecione a expressão idade < 20 e adicione a janela Watch.
Sua janela Watch deve estar assim:
Agora a cada passo do programa você vai poder acompanhar o valor de cada um destes itens.
7 - Clique no botão Step Into na barra de ferramentas Debug. Ao invés de clicar no botão você pode apertar F11 no teclado.
O valor da variável idade é mudado para 25 e a expressão idade < 20 é avaliada como False. Os valores são modificados na janela Watch em vermelho porque acabaram de ser atualizados.
8 - Clique em Step Into mais algumas vezes até a completa execução do código.
9 - Pare a execução do programa.
Para remover um item da janela Watch, clique sobre o mesmo, exemplo, idade < 20 e pressione a tecla Delete no teclado.
Para ver o conteúdo das varáaveis e propriedades durante a execução do programa você precisa usar a janela Watch, porque as janelas Autos e Locals, não mantem os valores durante a execução de todo o programa.
JANELA COMMAND
Para esse capitulo suponho que você tenha finalizado o anterior e o que o exemplo esta com o BreakPoint marcado.
1 - Execute o programa.
2- Na primeira caixa de texto digite 25 e clique em Testar.
Ele deve parar na linha marcada:
3 - Na barra de ferramentas Debug clique em Step Into ou pressione F11.
4 - No menu Debug, selecione Windows e clique em Immediate.
O cursor vai para a janela Command, no modo Immediate.
5 - Digite idade = 14 e pressione enter.
Agora você modificou o conteúdo da variável idade com a janela Command, o valor da variável idade é exibido na janela Autos em vermelho, imediatamente após a modificação, mostrando que acabou de ser modificada.
6 - Clique duas vezes sobre o botão Step Into na barra de ferrametas Debug.
7 - Digite o seguinte código na janela Command e pressione Enter:
TextBox2.Text = “Você tem uma boa idade”
A propriedade Text do objeto TextBox2 é imediatamente modificado.
Verifique na janela Autos.
8 - Clique no botão Step Into da barra de ferramentas Debug mais duas vezes.
O número 25 permanece na TextBox1, isso porque mudamos apenas o valor da variável e não o valor do TextBox1, já a TextBox2 mostra a mensagem nova que colocamos através da janela Command.
Em companhia com as janelas Autos e Watch a janela Command pode ser muito útil para encontrar e resolver difíceis erros de lógica em seus programas.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI