NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCisco : Discoveryprotocol001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cisco Discovery Protocol

Objetivos

Neste tutorial apresentarei o Cisco Discovery Protocol, bastante utilizado pelos administradores de rede para obter informações dos dispositivos vizinhos. Veremos os processos de configuração e como resolver alguns problemas utilizando o CDP.

Pré-requisitos: Conhecer os modos de execução de comandos. Saber configurar interfaces no roteador e salvar configurações na NVRAM.

Parte 1 – Apresentando o Cisco Discovery Protocol

O Cisco Discovery Protocol (CDP), é um protocolo de camada 2 utilizado pelos administradores para obter informações sobre os dispositivos diretamente conectados. O CDP faz parte de todos os dispositivos Cisco e independe do tipo de meio físico e do protocolo de camada de rede utilizado. Existem hoje algumas versões de CDP rodando nos Internetwork Operating System (IOS) dos roteadores e switches. A versão mais recente é o Cisco Discovery Protocol versão 2 (CDPv2), suportado a partir do IOS 12.0(3)T. Para O IOS 10.3 até o 12.0(3)T, temos o Cisco Discovery Protocol versão 1 (CDPv1) que já vem ativado automaticamente.

Como o principal objetivo do protocolo CDP é buscar informações dos dispositivos vizinhos, veremos abaixo que tipo de informações são essas:

Identificação do Dispositivo: Aqui conhecemos o nome ou o hostname do equipamento vizinho.

Interface Local: Mostra por qual interface este dispositivo vizinho está conectado.

Plataforma: Apresenta qual é a plataforma do dispositivo conectado, podemos ter plataforma 2500, 1700, catalyst 2950 entre outras.

Capacidade: Mostra qual é exatamente o tipo de dispositivo ou sua função, como por exemplo podemos ter roteadores, switches, bridges, repetidores etc.

Identificação da Porta: Qual o nome da porta do dispositivo vizinho.

Na versão CDPv2 podemos verificar também:

Nome do domínio de gerenciamento VTP

Modo full/half duplex

VLAN nativas

Todas essas informações são obtidas através do comando: show cdp neighbors

Parte 2– Configurando o CDP

Como foi mencionado anteriormente, nas versões anteriores a 12.0(3)T o protocolo CDP já vem ativo. De qualquer forma veremos como habilitá-lo independentemente da versão.

Podemos ativar o CDP para rodar em todo o dispositivo, ou seja, em todas interfaces. É possível também configurar este protocolo para trabalhar somente numa determinada interface.

Ativando o CDP para todo o equipamento:

Para isso vá até o modo de configuração global: configure terminal

digite o comando: cdp run

Ativando o CDP numa determinada interface:

Esta configuração deve ser feita na interface, para isso faça o seguinte:

  1. Vá até o modo de configuração global: configure terminal
  2. Entre na interface específica: interface serial 0
  3. Ative o CDP: cdp enable

Desativando o CDP para todo equipamento:

Da mesma forma que fizemos para ativá-lo, vamos até o modo de configuração global: configure terminal

Digite agora o seguinte comando: no cdp run

Desativando o CDP numa determinada interface

Vamos até o modo de configuração global: configure terminal

Em seguida até a interface: interface serial 0

Agora desabilitaremos: no cdp enable

Não podemos esquecer de salvar nossa configuração na NVRAM. Escolha a melhor configuração para o CDP e utilize o comando copy.

Parte 3– Verificando os vizinhos com o comando show cdp

Para obtermos informações dos dispositivos vizinhos, é preciso utilizar o comando show cdp. Este comando possui algumas variações bem interessantes, primeiramente verificaremos o seguinte comando:

Show cdp: Exibe informações sobre o tempo de atualização e versão do protocolo cdp.

show cdp interface : Este comando fornece informações sobre quais interfaces o cdp foi ativado, o status e os tempos de atualização.

show cdp neighbors : Mostra os tipos de dispositivos conectados, nome, capacidade, tipo etc. Podemos incluir ao final deste comando a opção detail, assim ele nos retornará informações de identificação da VLAN nativa, modo de operação half/full duplex e o nome do domínio VTP.

Show cdp entry + * : Exibe todas entradas cdp para o ambiente.

Parte 4– Solução de Problemas com o auxílio do CDP

É possível utilizarmos o protocolo CDP para verificarmos o tráfego entre os dispositivos diretamente conectados, desta forma identificaremos algum problema relacionado a perda de pacotes neste link. O comando show cdp traffic possui esta finalidade, veja abaixo:

Também podemos monitorar este tráfego, o comando acima apresentado apenas lista a quantidade de pacotes enviados, recebidos e os erros que possam ter ocorrido naquele momento.

Com o comando debug podemos certamente monitorar o tráfego de acordo com o tempo de atualização do CDP. Cabe informar que o Cisco Discovery Protocol envia suas atualizações a cada 60 segundos.

Veja como utilizar o debug:

Vá até o modo EXEC privilegiado: enable

Digite o comando: debug cdp ip

Logo após digite: debug cdp packets

Esses dois comandos monitoram o tráfego tanto para obter informações do protocolo IP, quanto para todos os pacotes que trafegam entre os dispositivos diretamente conectados. No exemplo abaixo o nome ROUTER_ABC é o roteador vizinho que está conectado ao meu roteador via interface serial 0.

Conclusão

Neste tutorial mostrei o quanto é importante utilizarmos o Cisco Discovery Protocol para obtermos informações sobre os dispositivos que estão diretamente conectados ao nosso equipamento. Abordei o processo de configuração e no final como usá-lo para resolver algum tipo de problema no link de comunicação.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI