NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCisco : Pcconsole001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Conectando um PC na console de um Roteador

Objetivos

Este é o primeiro de uma série de tutoriais que visam aprofundar os conhecimentos necessários à formação Cisco CCNA. Neste tutorial mostrarei como estabelecer a conexão física entre um PC e um Roteador Cisco, bem como definir as configurações necessárias do aplicativo Hyper Terminal para ter acesso as telas de configuração do dispositivo. No final será apresentado uma lista de possíveis problemas que possam ocorrer no caso de falhas na comunicação.

Recursos Necessários

  • PC com interface serial
  • Cabo rollover
  • Roteador Cisco
  • Adaptador RJ-45 para Serial DB9.

Nota: Existem hoje disponíveis na WEB, uma grande variedade de simuladores de roteadores que possibilitam testar vários comandos e configurações. Na maioria dos casos fica praticamente impossível adquirirmos um dispositivo simplesmente pelo alto custo deste equipamento. Todos os tutoriais fornecidos serão baseados na linha de roteadores Cisco 1700.

 

Parte 1 - Apresentando Conectores e Dispositivos

1. Adaptador RJ-45 para Serial DB9

 

2. Cabo Rollover

Pinagem do Rollover

  1. —   8
  2. —   7
  3. —   6
  4. —   5
  5. —   4
  6. —   3
  7. —   2
  8. —   1

3. Roteador Cisco 1700 (Porta Console)

4. Porta Serial DB9 do PC

 

Parte 2 – Iniciando a Conexão

Primeiramente devemos estabelecer todas as conexões físicas entre o roteador e o PC. Para isso devemos conectar o adaptador RJ-45 para DB9 na saída serial do microcomputador. Em seguida conectamos uma extremidade cabo rollover no adaptador RJ45/DB9 e a outra na porta console do roteador. Feito isso ligamos à energia tanto o roteador quanto o PC.

Todo o processo de configuração do roteador será feito com a utilização do aplicativo HyperTerminal instalado no sistema operacional Microsoft Windows XP Home Edition.

Agora devemos iniciar o aplicativo Hyper Terminal do Windows, para isso vá até Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Comunicações -> Hyper Terminal. Desta forma o Hyper Terminal será carregado conforme a figura abaixo:

Insira um nome para conexão e clique em OK para prosseguir com a configuração. O próximo passo é definir qual o tipo de porta que será utilizada, no caso do meu computador, porta COM 4. Conforme a figura abaixo:

Logo após selecionar a porta de comunicação, clique em OK. O próximo passo é definir as propriedades da comunicação. Forneça as seguintes opções para esta etapa :

Bits por segundo: 9600

Bits de Dados: 8

Paridade: Não

Bits de Parada: 1

Controle de Fluxo: Hardware

Definindo estas configurações, clique em OK. A partir deste momento já estamos conectados ao roteador.

Neste momento aparecerá a janela do Hyper Terminal já configurado e pronto para acessar a console, porém nada ainda será mostrado. Veja a figura.

Você deverá pressionar a tecla Enter para aparecer os primeiros caracteres do roteador. Logo após estamos prontos para começar nossas configurações. Veja abaixo como ficará nossa janela do Hyper Terminal pronta para ser utilizada.

Caso você tenha executado todos esses passos e no final sua console não estiver disponível, verifique os seguintes ítens:

  • Porta Serial do PC queimada ou com algum outro tipo de problema.

Possível Solução: Conecte seu adaptador noutra porta COM.

  • Cabo Rollover com problema.

Possível Solução: Verifique a pinagem de seu cabo conforme esquema mostrado anteriormente.

  • Porta Console do Roteador danificada.

Esse é um problema mais sério do que os anteriores, já aconteceu algumas vezes comigo. Uma das soluções possíveis é utilizar uma solução para limpeza de contatos, muitas vezes dependo da região, podem ocorrer oxidações nos contatos do RJ45 da porta console. Outros casos um pouco mais graves estão relacionados a problemas de quebra no próprio conector RJ45, ou até mesmo problemas internos nas soldas. Numa situação dessas, sugiro que o equipamento seja encaminhado a uma assistência técnica ou até mesmo para um profissional de hardware competente que possa abrir seu equipamento e fazer uma inspeção desta conexão. Na maioria das vezes isso já é suficiente.

Assim que concluir estas verificações, conecte tudo novamente e repita todas as etapas acima para estabelecer sua conexão de console.

Conclusão:

Neste tutorial mostrei como estabelecer uma conexão serial a uma console de um roteador Cisco 1700. Esta é a primeira etapa para que seja possível entrar em todos os níveis de configuração. A partir do próximo tutorial estaremos navegando nos prompts de comando do roteador bem como conhecendo um pouco mais dos comandos “help” tão necessários no dia-a-dia do administrador de redes.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI