NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCisco : Recuperacaosenhas001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Recuperação de Senhas

Objetivos

Neste tutorial mostrarei a o processo de recuperação da senha de acesso ao modo privilegiado do roteador Cisco Modelo 1721 . Este laboratório é fundamental para situações em que não temos mais acesso a configuração do equipamento devido justamente a perda ou esquecimento desta senha.

Pré-requisitos

Conhecer os modos de execução de comandos. Conhecer os dispositivos de armazenamento interno do roteador.

Parte 1 – Componentes de Armazenamento

Primeiramente vamos relembrar um pouco sobre o funcionamento de alguns componentes do roteador Cisco. O roteador possui suas memórias para armazenamento das informações, tais como, arquivos de configuração, IOS, tabelas de roteamento, etc. Cada tipo de informação é armazenada num local específico, para saber exatamente que tipo de informação e onde está guardada devemos conhecer o seguinte:

Memória Flash: Local onde é armazenado o Cisco IOS

NVRAM: Memória de Acesso Aleatório não Volátil, armazena a configuração a ser inicializada pelo roteador. Esse dispositivo mantém seu conteúdo quando o equipamento é desligado.

RAM: Memória Volátil que mantém as configurações atualmente em uso pelo roteador, mantém também as tabelas de roteamento. O conteúdo é apagado quando o equipamento é desligado.

É muito importante compreendermos muito bem estes conceitos e principalmente o que armazena cada um destes componentes. Evidente que a receita de bolo que passarei agora não será utilizada diariamente, ou seja, serão raras as vezes que necessitaremos utiliza - lá, justamente porque não é todo dia que perdemos ou esquecemos da senha de acesso ao modo privilegiado.

O modo privilegiado, como foi mencionado no tutorial “Modos de usuário e comandos de ajuda” é conhecido na console do roteador pelo prompt router#. Todas as configurações são possíveis a partir deste modo, portanto é comum proteger o acesso com uma senha.

Abaixo temos a visualização do modo privilegiado.

O que devemos considerar é que a única alteração que necessitamos é mudar a senha de acesso ao modo privilegiado, o restante da configuração devemos manter intacta. 

Parte 2 – Procedimentos de Recuperação

No momento que o equipamento está ligado e em funcionamento normal, a configuração que foi carregada está armazenada na NVRAM, inclusive a senha que devemos alterar. Devemos ter o cuidado de somente alterar esta senha e manter o restante da configuração. Para isso proceda da seguinte maneira:

  1. Conecte-se a console do roteador via Hyper Terminal.
  2. Desligue o Roteador.
  3. Ligue o roteador novamente e pressione em conjunto as teclas CTRL + Break.
  4. Isto fará com que o roteador entre em modo ROMMON (ROM Monitor). Neste modo digite confreg 0x0142

Este comando executa a alteração do registro de configuração do equipamento. Cada registro de configuração tem uma função específica, por exemplo, o registro de configuração 2102 busca os comandos de inicialização na NVRAM.

  1. Digite reset e pressione Enter.
  2. Agora o equipamento reinicializará e entrará no modo de recuperação de senha definido pelo modo 0x0142. Isso fará com que o roteador inicie um script de configuração justamente porque ele não buscou instruções de configuração na NVRAM. Digite n quando solicitado se deseja executar este script. Note que existe uma configuração armazenada na NVRAM, a questão é que não devemos alterá-la porque somente queremos mudar a senha do modo privilegiado, o restante desta configuração deve permanecer do jeito que está, portanto se rodarmos o script de configuração ele automaticamente mata todo o conteúdo da NVRAM.
  3. Para garantir que somente será alterada a senha, faça uma cópia do arquivo startup-config (conteúdo da NVRAM) para memória RAM ou memória de trabalho. Para isso execute o seguinte comando:

Router#copy startup-config running-config

  1. Agora defina nova senha do modo privilegiado conforme segue abaixo:
  1. Antes de reiniciar o roteador devemos alterar o registro de configuração para 2102. Para isso execute o seguinte comando:

Router(config)#config-register 0x2102

Parte 3 – Salvando o Arquivo de Configuração

Todas as configurações feitas até aqui encontram-se na RAM. Precisamos fazer uma cópia dessas configurações para NVRAM, desta forma toda vez que o roteador for desligado não perderá as configurações e o roteador inicializará com base neste arquivo de configuração. Para executar este comando, vá até o modo privilegiado e digite o seguinte comando:

copy running-config startup-config + Enter.

Será perguntado se o nome do arquivo de destino é startup-config, o que está entre colchetes informa o padrão, se quisermos manter este nome é só pressionar Enter.

Agora podemos desligar o roteador que nossa configuração permanecerá armazenada na NVRAM até que seja necessário excluí-la.

Executado o procedimento de cópia do arquivo de configuração, resta apenas reiniciar o equipamento. Para isso execute o seguinte comando:

Router#reload

Confirme que deseja salvar todas as configurações e proceda o reload. Após inicialização do equipamento, teste a nova senha para ter certeza de que foi alterada corretamente.

Conclusão

Neste tutorial foi apresentado o procedimento de recuperação de senha no roteador Cisco modelo 1721. Também mostrei como armazenar o conteúdo desta configuração na NVRAM através do comando copy e recarregar a configuração.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI