NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSérie "Como Fazer": Modelagem de Dados › Lições : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Modelagem de dados com MS Access
Autor: Robert Friedrick Martim
Lição 002 - Uma visão geral dos modelos de banco de dados

O Microsoft Access vem com uma série de exemplos de banco de dados pré-intalados com o pacote. Para acessar tais bancos de dados clique em “Novo” no menu Arquivo e depois clique sobre a opção “No meu computador” na barra de tarefas do Access. Na janela que se abrirá clique sobre a tabulação Bancos de dados:

Figura 2‑1 Modelos de banco de dados

Nele há dez modelos de banco de dados, mas você pode ainda ir até o site oficial do Office online para baixar mais modelos.

Muitos usuários reclamam que os bancos de dados não servem para o problema que eles precisam resolver. Contudo, você não deve olhar para tais bancos de dados como soluções para seus problemas, mas o que eles realmente são, isto é, os bancos de dados são modelos e devem ser vistos como tais.

Desta forma você não ficará desiludido com os bancos de dados e certamente aprenderá muito com tais modelos não somente em termos de estrutura dos dados, mas também em programação utilizando VBA.

Ao selecionar um dos modelos e clicar OK o Assistente de banco de dados é aberto e ele te guiará durante todo o processo. A única coisa que você precisará fazer é clicar nos botões para continuar o processo:

Figura 2‑2Assistente de banco de dados

Na janela à esquerda encontram-se as tabelas que comporão o seu banco de dados. Na janela à direita encontram-se os campos que comporão a sua tabela. Alguns campos são opcionais ao passo que outros campos são obrigatórios. Campos opcionais podem ser removidos ou incluídos bastando apenas clicar na caixa de seleção para desmarcar ou marcar um campo da lista. Ao clicar em Avançar a próxima janela do Assistente é aberta:

Figura 2‑3 Escolhendo estilo de fundo para exibição de formulário

Aqui, você pode escolher o estilo dos formulários e seu banco de dados. Existem vários estilos que você pode utilizar livremente. O próximo passo refere-se aos estilos de relatórios. Existem vários relatórios padrões e você pode escolher o estilo de formatação:

Figura 2‑4 Escolhendo estilo de relatório

A seguir, precisamos definir o título de nosso banco de dados. Feito isso, o Access resolverá o resto sozinho. A única coisa que você precisa fazer é sentar e esperar que o Assistente termine o resto to trabalho.

Uma barra de progresso é mostrada para que você saiba como anda a criação de seu novo banco de dados

Figura 2‑5 Progresso da criação de um banco de dados modelo

Com o banco de dados pronto, tudo que você precisa fazer é aprender como ele funciona. Porém, nem esta parte é complexa, pois todos os modelos são bem intuitivos e seguem uma mesma linha de layout, portanto, se você alguma vez utilizou um modelo do Access, você não terá problemas em aprender algum outro modelo rapidamente.

Utilize os modelos do Access como ferramentas de aprendizagem e não como ferramentas que resolverão os seus problemas num piscar de olhos.

Como este curso visa à modelagem de dados, não entrarei em mais detalhes sobre os modelos do Access.

Partimos agora para a criação de nosso banco de dados do marco zero. Mais para o final do curso estudaremos casos para avaliarmos a melhor forma de abordar um problema. Vale lembrar que o estudo de casos não é verdade absoluta, mas os estudos mostram exemplos de como o problema pode ser abordado e resolvido. Ao final deste curso e do estudo dos casos o leitor terá uma ampla visão das abordagens e deverá ser capaz de aplicar o que for ensinado na solução de seus próprios problemas.

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI