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Modelagem de dados com MS Access
Autor: Robert Friedrick Martim
Lição 006 - Estudos de Casos - Modelando dados para escritório advocatício: determinando processos, clientes e pagamentos

Com último tópico, veremos estudos de casos para modelagem de dados.

Os exemplos aqui dados são exemplos reais os quais podem ser adaptados (de preferência melhorados) pelo leitor para o trabalho que faz.

Os estudos de casos estão longe de ser exaustivos, mas cobrem dúvidas recorrentes dos mais variados níveis de usuários. Embora cada estudo possa ser visto individualmente é aconselhável que o leitor estude a lógica para ver como, mesmo tendo aplicações diferentes, os exemplos, de certo modo, convergem para um tipo específico de modelagem de dados.

Finalmente, o estudo de casos não visa criar o banco de dados por completo, mas estudar a modelagem de dados. Questões como análise de informações através de consultas, criação de macros, acesso a dados, formulários, relatórios, etc, não são discutidos aqui, embora possam aparecer para deixar mais clara a idéia da modelagem dos dados.

É importante que o leitor esteja ciente de cada um destes processos separadamente e como os mesmos trabalham em conjunto para solucionar o problema final de um banco de dados completo. Por este motivo há outros módulos desta série que tratam de assuntos específicos no Access.

1. Modelando dados para escritório advocatício: determinando processos, clientes e pagamentos

Este exemplo serve como demonstrativo para o exemplo do próximo tópico. Aqui, não teremos um formulário com múltiplos subformulários com entrada automática de prestações. Isso fica para o próximo tópico.

Neste, estamos interessados em como criar as tabelas e relacioná-las.

O objetivo deste banco de dados é controlar clientes, contratos e recebimentos em um escritório de advocacia.

Vamos iniciar dando uma olhada no relacionamento entre as tabelas:

Figura 6‑1 Relacionamento entre tabelas do projeto

A tabela à esquerda, tblClientes, é a tabela mais importante para nós. Com ela determinamos quantos contratos temos com um determinado cliente e a partir daí poder determinar quantos pagamentos estão pendentes por contrato para cada cliente:

Figura 6‑2 Expansão entre tabelas

Neste exemplo não discutirei todas as tabelas, pois algumas são apenas de apoio (como a tabela de cidades) e são irrelevantes para o foco principal deste exemplo.

O primeiro passo requer a construção da tabela de clientes. Os detalhes de cada campo não serão discutidos, pois são bastante diretos.

A figura na próxima página mostra o detalhamento dos principais campos para a tabela de clientes:

Figura 6‑3 Campos da tabela de clientes

Note que o campo TipoCliente é uma caixa de combinação do tipo Lista de valores. Sendo assim, os valores “Pessoa Física” e “Pessoa Jurídica” são digitados como possíveis argumentos do campo. Uma alternativa seria utilizar uma consulta a uma outra tabela para criarmos a lista para este campo, mas com dois itens apenas isso é desnecessário.

A próxima tabela é a de contratos:

Figura 6‑4 Campos da tabela de contratos

Finalmente, nós temos a tabela de recebimentos a qual controla os pagamentos efetuados por determinado cliente em determinado contrato:

Figura 6‑5 Campo da tabela de recebimentos

Com as tabelas prontas, nós podemos começar a construção da interface gráfica para o usuário final. No exemplo abaixo utilizo um formulário principal e dois subformulários. Quando um contrato é selecionado no primeiro subformulário os detalhes de pagamento são mostrados no segundo subformulário:

Figura 6‑6 Formulário principal com dois subformulários

O formulário acima e seus subformulários podem ser obtidos pelo próprio Assistente de Formulários. Na próxima lição discuto um exemplo mais complexo no qual utilizo VBA para executar certas funções.

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