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Objetivo:
O objetivo deste tutorial é de ensinar você a criar um aplicativo para Academia o qual vai possibilitar cadastrar alunos, mensalidades, modalidades e mais algumas funções. Para isso vamos dividir em partes, nessa primeira parte iremos criar o formulário principal.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.
Nota:
Vou ensinar de uma forma fácil e objetiva a criação do aplicativo para uma melhor compreensão sua e também irei começar abordando um assunto relativo ao desenvolvimento deste aplicativo que é a atividade física, nos dias de hoje é indispensável para a nossa saúde a prática de atividades físicas como você deve saber os benefícios são enormes, então pratique sempre atividades físicas no mínimo 2 a 3 vezes na semana.
Vamos começar a criar a interface gráfica principal do aplicativo, a partir desta interface iremos acessar as demais, a primeira coisa que vamos fazer é definir quais os objetos iremos utilizar nesta criação de interface.
Objetos serão os seguintes:
01 – Formulário
05 – Botões
03 – Label
Agora iremos dar nomes a cada um dos objetos modificando através de suas propriedades:
Formulário:
Name para principal;
Caption para principal;
Height para 269;
Widht para 330;
Irei mostrar abaixo como deve ficar o formulário antes e depois de suas propriedades modificadas, para isso ative a janela de codificação do Excel, para ativá-la inicie o Excel clique em ferramentas, macros e por ultimo em editor de visual basic, será aberta a janela de codificação conforme figura abaixo:
Tela 001
Formulário inserido sem alterações em suas propriedades:
Tela 002
Formulário com suas propriedades modificadas:
Tela 003
Vamos definir os nomes para os 05 botões modificando suas propriedades:
Botões:
01 – Botão name para alunos;
Caption para alunos;
02 – Botão name para modalidades;
Caption para modalidade;
03 – Botão name para medidas;
Caption para medidas;
04 – Botão name para mensalidades;
Caption para mensalidades;
05 – Botão name fechar;
Caption para fechar;
Abaixo veja como deve ficar o posicionamento dos botões antes e depois de suas propriedades serem modificadas:
Botões inseridos sem modificações em suas propriedades:
Tela 004
Botões com suas modificações efetuadas:
Tela 005
Por último vamos definir os nomes das label também através das suas propriedades:
01 – Label caption para aplicativo para academia;
Fonte tahoma;
Tamanho 16;
Estilo negrito e itálico
02 – Label caption para dia
03 – Label caption para data
Veja como devem ficaras label e onde devem ser inseridas no formulário, antes de modificar suas propriedades:
Tela 006
Label após ter modificado suas propriedades:
Tela 007
Terminamos de criar a interface gráfica principal do aplicativo, você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem igual a esta última tela(007).
Ensinei a criar o aplicativo principal, bem como definir os objetos que iríamos utilizar e a definir suas propriedades, também mostrei como definiriam ficar os objetos através de formulários para ter uma melhor compreensão, na próxima parte do tutorial daremos continuidade na criação dos outros formularios. Bons estudos e até a próxima parte.
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