Dreamweaver MX 2004 Básico – Parte 01
Introdução ao Dreamweaver MX 2004
Objetivo: Conhecer o Dreamweaver MX 2004, bem como sua interface, menus, ferramentas e paletas; definir um site no Dreamweaver.
Características principais
O Dreamweaver une o design e o código num só produto. Trabalhe com uma interface personalizada por você. Desenvolva websites com layouts fantásticos utilizando recursos de integração e design fundamentados em CSS.
No Dreamweaver, é você quem decide como a interface deve funcionar pois ela é personalizável!
J2EE, PHP e.NET são tecnologias que podem ser usadas no Dreamweaver com tranqüilidade e, além disso roda em Windows e Machintosh e possui integração com outros produtos da Macromedia, e Microsoft Office.
Workspace
O Dreamweaver utiliza MDI (Multiple Document Interface), onde todas as janelas e painéis do documento são integradas em uma única janela do aplicativo. Ao inicializar o Dreamweaver pela primeira vez, é exibida uma janela onde você pode escolher qual o layout mais adequado para você trabalhar.
- “Designer” usa como padrão o modo de visualização Design e mantém à direita os grupos de painéis.
- “Coder” dá ênfase à codificação, exibindo como default o modo de visualização Code e mantêm à esquerda os grupos de painéis.
: Você pode encaixar os grupos de painéis tanto à direita como à esquerda em qualquer um dos layouts arrastando-os com o mouse.
Tela Inicial
Após selecionar o layout desejado na janela “Workspace Setup”, é exibido um menu onde você escolhe o que deseja fazer no Dreamweaver.
- Abrir Arquivos;
- Selecionar um tipo de arquivo para iniciar um novo documento ou iniciar a criação de um novo site;
- Criar documentos a partir de Modelos do Dreamweaver;
- Ou ainda acessar a página do Dreamweaver na Internet;
- Navegar por tutoriais;
- Caso não queira que essa janela continue sendo exibida nas próximas vezes que o Dreamweaver for aberto, basta selecionar a opção “Don´t show again”.
Interface
- “Menu Principal” .
- “Insert” - barra de ferramentas que possui os principais botões para inserção de objetos num documento.
- “Document” - através desta barra de ferramentas você seleciona o tipo de visualização do documento (Code, Split, Design), insere o título do documento (Title), checa se há erros no código (No Browser Check Errors), seleciona o gerenciamento de arquivos (File Management), visualiza a página em um browser (Preview/Debug in Browser), atualiza a visualização do design (Refresh Design View) ou seleciona outras opções de visualização (View Options).
- “Panels” - são os painéis de design, código, arquivos, ou outro que você exiba através do menu Windows.
- “Tag Selector” - seletor de tags exibe, em seqüência, da direita para a esquerda as tags que estiverem sendo editadas. É utilizado tanto para mostrar a hierarquia das tags quanto facilitar a seleção de objetos no momento do design.
- “Windows Size” – permite que você redimensione a janela Documento em tamanhos predefinidos contidos num menu pop-up (somente no modo Design). Pode-se também verificar o tamanho e velocidade de download estimados para o documento que está sendo editado.
- “Properties Inspector” – inspetor de propriedades, com opções para configurar um objeto de design selecionado.
: Outras barras de ferramentas e/ou painéis podem ser exibidos a qualquer momento utilizando o menu Window.
Definindo um Site no Dreamweaver
É muito importante que seja definida um local no disco para armazenar os arquivos do site. O ideal é criar uma pasta para cada site que será feito para que haja organização no arquivos e facilidade em encontrá-los tanto durante o desenvolvimento quanto na hora que o site tiver que ser publicado.
O Dreamweaver possui um assistente de definição de sites. Para utilizá-lo:
- Na “Tela Inicial” do Dreamweaver, selecione a opção “Dreamweaver site...”.
- Será exibida na tela a janela “Site Definition...”, no passo “Editing Files”. Digite um nome para seu site e clique no botão Next.
- No próximo passo, “Editing Files, Part 2”, deve ser definido se o site será baseado em tecnologia de servidor ou não. Para esse tutorial não utilizaremos tecnologia de servidor, portanto, selecione a opção “No, I do not want to use a server technology” e clique no botão “Next”.
- No passo “Editing Files, Part 3”, será definido como e onde serão trabalhados os arquivos durante o desenvolvimento do site.
- Selecione a primeira opção para que os arquivos sejam trabalhados na sua máquina.
- Digite (ou selecione clicando no ícone da pastinha) o caminho onde serão armazenados os arquivos do site no seu computador.
- Clique no botão “Next”.
- Em “Sharing Files”, é onde definimos como será feita a conexão com o servidor remoto. Já que não utilizaremos servidor remoto, selecione a opção “None” e clique em “Next”.
- “Sumary”. Confira as configurações setadas para o seu site e clique no botão “Done” para concluir a criação do site.
- Note que no painel “Files”, está sendo exibida uma pastinha com o nome do site que você acaba de criar.
Uma vez criado um site, você pode adicionar a ele páginas do tipo HTML, Coldfusion, PHP, ASP (JavaScript ,VBScript, .NET C# ou .NET VB), JSP ou CSS. Esse assunto será tratado no próximo capítulo.
Untitled Document