NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior. Mostrarei como popular um dataset tipado e depois gravar o mesmo em XML. Antes de tudo, para quem quiser acompanhar o desde a parte I, o mesmo pode ser visto no site www.aspneti.com ou www.aspneti.com.br.
Requisitos:
- Visual Studio.NET 2005;
- Ler a parte I;
- Básico de XML
Depois de criado o dataset, é necessário preencher o mesmo depois de fazer o select no banco de dados. É de mesma forma preencher um dataset tipado e um dataset. Faço o select, conecto no banco de dados e em seguida uso o dataadapter em seguida faço o fill para preencher o xsd. (1.1 – Parte II)
Referência: 1.1 – Parte II
Explicação:
Antes de tudo, o código está todo comentado para melhor entendimento. Pego a conexão do meu banco de dados, logo em seguida gero o meu select usando o StringBuilder.
Uso o SqlCommando passando o select e conexão, atribuo o valor do timeout para 240, gero uma variável do tipo SqlDataAdapter com o nome dtAdapter passando como parâmetro o cmd do SqlCommand criado anteriormente.
No meu caso, o nome do dataset tipado é FechamentoDS, ou seja, lá possui todos os campos iguais a minha tabela no banco de dados.
Referência: 1.2 Parte II
Na referência 1.2, crio uma nova instância do meu dataset, e preencho em seguida usando o dtAdapter.Fill, como parâmetro, passo a variável e em seguida coloco o nome entre aspas “FechProcesso”.
Com isso, preenchi o dataset tipado e posso retorná-lo.
Depois do mesmo preenchido é hora de criar um xml e gravar em um local do seu servidor ou computador.
Para gerar um xml com os dados preenchidos, criei um método que recebe como parâmetro o dataset tipado e com isso é gerado de uma forma dinâmica. (1.3 – Parte II)
Referência: 1.3 – Parte II
Explicação:
Antes de tudo, fiz um método para executar e preencher um xml e salvando no servidor. Esse método chama-se GeraXMLDocument. Dentro do bloco try, gero um novo objeto chamado xml que é do tipo XMLDocument. A segunda linha, preencho o meu objeto xml usando o método LoadXml passando como parâmetro dtSet.GetXml(). Depois disso, basta salvar o xml na máquina, no meu caso, configurei no web.config o caminho do arquivo. Para criar o nome do arquivo, coloquei nome_data_.xml, ou seja, todo o arquivo terá o nome concatenado com a data do dia. (1.4 – Parte II).
Referência: 1.4 – Parte II
Esse comando @configurationSettings é normal, estou pegando apenas o valor de minha variável dentro do web.config.(1.5 – Parte II)
Referência: 1.5 – Parte II
Dentro do web.config está a key CaminhoArquivo onde o valor é o c:\. Você pode colocar qualquer caminho, ou seja, pode ser mudado de pasta sem nem mesmo recompilar a aplicação. Não posso esquecer de que estou concatenando o nome como a data do dia e depois o nome da extensão.XML.
O resultado do xml gerado pode ser visto na referência (1.5 – Parte II).
Referência: 1.5 – Parte II
Com o xml pronto, qualquer aplicação pode ler ou utilizá-la. Dessa forma fica um padrão estabelecido para quem quiser usar suas referências.
Dica: dentro de cada classe estou utilizando dentro do bloco catch uma forma de registrar o erro dentro do eventLog.
Bom, fico por aqui.
Espero ter ajudado alguma coisa...
Mauricio Junior
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI