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O debug é uma ferramenta muito útil no mundo da programação e nos dias de hoje para quem desenvolve qualquer tipo de software seja qual for à ferramenta. Seria ótimo se não precisasse dela, ou seja, se não tivesse qualquer tipo de erro nos softwares que desenvolvemos. Mas isso não é possível, pois o ser humano possui erros e com isso as possibilidades de erro geralmente são de cinqüenta por cento.
Com essa necessidade de não terem erros inventaram o debug, uma forte ferramenta, simples e prática. O Visual Studio .NET 2005 não poderia deixar de ter essa ferramenta tão utilizada, porém existe uma diferença grande em relação outros “debugs” do mercado; um exemplo bem prático é: algumas ferramentas só mostram os erros depois que o desenvolvedor mandar “compilar” o código desenvolvido.
No Visual Studio .NET 2005, caso tiver erro na linha descrita ou foi esquecido de algum comando, é mostrado imediatamente ao desenvolvedor sem ser ter sido “compilado”. Isso quer dizer que a nova ferramenta já verifica automaticamente os códigos depois de digitados, evitando assim ter que compilar primeiro para depois achar o erro. Poupa tempo ao desenvolver e faz com a funcionalidade, método ou aplicativo seja desenvolvido bem mais rápido e produtividade.
Como acessa-lo
Para acessar as opções do debug junto ao Visual Studio .NET 2005, basta clicar na opção do menu DEBUG. (Referência debug 1.1)
Referência: Debug 1.1
A referência “Debug 1.1” mostra as opções para debug dentro de um aplicativo do tipo ASP.NET. Nos passos seguintes, mostrarei na prática utilizar o debug.
Na prática
No primeiro passo, criei uma página simples chamada “Debug.aspx”. Referência (Debug 1.2).
<%@ Page Language="C#" AutoEventWireup="true" CodeFile="Debug.aspx.cs" Inherits="Debug" %>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" >
<head runat="server">
<title>Debug VS .NET 2005</title>
</head>
<body>
<form id="form1" runat="server">
<div>
Depurando aplicativo
</div>
</form>
</body>
</html>
Referência: Debug 1.2
Note que não existe qualquer objeto de tela como TextBox ou Label. Apenas uma descrição “Depurando aplicativo”. Dentro do arquivo “Debug.aspx.cs”, declarei apenas uma variável do tipo “int” e a somei com alguns valores. (Referência Debug 1.3)
using System;
using System.Data;
using System.Configuration;
using System.Collections;
using System.Web;
using System.Web.Security;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;
using System.Web.UI.WebControls.WebParts;
using System.Web.UI.HtmlControls;
public partial class Debug : System.Web.UI.Page
{
protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
{
//declarei uma variável igualando igual a zero
int numero = 0;
//atribuir uma soma
numero = 1 + 3;
//mandei escrever na tela
Response.Write(numero);
}
}
Referência: Debug 1.3
O código é simples e qualquer pessoa pode desenvolver. O que quero mostrar é como utilizar o debug. Como gosto muito de teclas de atalho, para colocar um “breakpoint” no código, basta clicar na linha e clicar a tecla “F9”, outra forma legal para inserir é clicando com o botão direito do mouse na linha, selecione a opção “BreakPoint” e em seguida a sub opção “Insert BreakPoint”. (Referência Debug 1.4)
Existem outras formas de atribuir um “breakpoint” no código, porém mostrarei apenas essas duas opções.
Referência: Debug 1.4
Depois de atribuir a opção para o código, veja como fica. (Referência Debug 1.5)
Referência: Debug 1.5
Fica a linha marcada de vermelho.
Conceito
No debug existem três tipos: Step Into, Step Over e Step Out. Explicarei cada um deles.
- Step Into
O Step Info ou com a tecla de atalho do teclado F11 sempre executa a próxima linha do código, mesmo se houver um outro método dentro do código, o mesmo entra e começa a depurar linha por linha ou passo a passo. Caso esse método tenha outro método formando assim uma cascata, o “debug” passa para dentro, após o término retorna automaticamente para o método que o chamou.
- Step Over
O Step Over ou com a tecla de atalho do teclado F10 executa o debug, porém se houver algum método dentro, o mesmo passa por ele, mas não entra do método. Executa o método sem entrar no mesmo trazendo o resultado necessário.
- Step Out
O Step Out ou com a tecla de atalho do teclado Shift + F11 executa o “debug” fora da linha, ou seja, a rotina é feita mais completa e mais complexa.
Mostrarei passo a passo cada uma dessas três formas especiais de debug.
Depurando aplicativo
Depois de marcado com F9 na primeira linha de código, executei o aplicativo e o mesmo foi parado automaticamente. Utilizei o “Step Into” ou “F9” para seguir linha por linha. Referência (Debug 1.6)
Referência: Debug 1.6
Antigamente, ou na versão anterior, não possuía a forma de mostrar passando apenas o mouse em cima da variável, com esta versão parei o mouse em cima do “numero” e me mostrou na tela o valor atribuído da soma, ou seja, “numero 4”. É muito legal que economiza tempo.
Agora criei um outro método apenas para somar essa variável “número” dentro da classe. Note como ficou o método. (Referência Debug 1.7)
using System;
using System.Data;
using System.Configuration;
using System.Collections;
using System.Web;
using System.Web.Security;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;
using System.Web.UI.WebControls.WebParts;
using System.Web.UI.HtmlControls;
public partial class Debug : System.Web.UI.Page
{
protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
{
int numero = 0;
// utilizando o método
numero = SomarNumero(numero);
Response.Write(numero);
}
// novo método
private static int SomarNumero(int numero)
{
numero = 1 + 3;
return numero;
}
}
Referência: Debug 1.7
Criei este novo método para utilizar o as formas de “debugs” explicadas anteriormente. Iniciei o aplicativo e fui clicando F11 para depurar linha por linha. Note que o mesmo entrou no segundo método criado anteriormente. (Referência Debug 1.8).
Referência: Debug 1.8
Continuando o “debug”, o mesmo soma e retorna um valor para o método que o chamou. Agora utilizando o F10 para depurar o método, foi constatado que a soma é feita, porém sem entrar no método e depurar linha por linha. Poupa tempo para o desenvolvedor não entrando no método que não seja necessário depurar. Referência Debug 1.9
Referência: Debug 1.9
Com F10 passou direto. O que quero mostrar também com a referência Debug 1.9 é a tela de “Autos”. Esta tela possui os valores de variáveis que estão sendo usadas no momento, veja que a variável número é mostrada com o “Value” igual a 4.
Para fazer o “Step Out”, inicie o aplicativo e quando parar no “breakpoint” clique Shift + F11 e veras o resultado, o mesmo passa direto.
Immediate
Outra tela além da “Autos” é a tela de “Immediate”. Serve para mostrar os valores de variáveis dentro do código. Alguns editores, essa tela não é mostrada por padrão, dessa forma utilizei a tecla de atalho CTRL + ALT + I e apareceu automaticamente. Coloquei “?” (interrogação) + o nome da variável. Serve para qualquer variável e não importa o tipo. Coloquei do “numero” e mesmo mostrou corretamente os valores atribuídos. (Referência Debug 1.10)
Referência: Debug 1.10
Bom, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail mauricio@aspneti.com.
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