NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCsharp : Eventlog001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Utilizando Event Log – Parte I

 

Visual Studio.NET 2005

 

Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior. Mostro como registrar os erros da aplicação criada dentro do event log do windows. Para quem ainda não sabe o é event log do windows, irei explicar.

 

No sistema operacional windows existe um dispositivo que pega todos os erros que aconteceram ou que acontecem durante a execução de qualquer tipo de aplicativo, inclusive sua página ASP.NET ou aplicativo criado com o .NET.

 

Irei mostrar com separar as linhas dos erros, mostrar o tipo do ícone dentro do aplicativo event log e outras coisas mais.

 

Na referência 1.1 – EventLog, mostro onde pode ser encontrado todos os erros falado anteriormente.

 

Referência: 1.1 – EventLog

 

Para acessar o programa, basta entrar em MENU INICIAR / PAINEL DE CONTROLE / FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS / VISUALIZAR EVENTOS.

 

Quando cliquei no link o mesmo abre o programa. (1.2 – EventLog).

 

Referência: 1.2 – EventLog

 

Com o programa aberto, existem três itens onde é registrado os erros, APLICATIVO, SEGURANÇA E SISTEMA. Dentro da pasta APLICATIVO é onde vai ficar registrado o erro da página web.

 

Cliquei em qualquer erro registrado no aplicativo e mostra a referência 1.3 – EventLog.

 

Referência: 1.3 – EventLog

 

Explicação:

 

Dentro do evento de erro, existe a data, hora, tipo, erro, usuário, computador, fonte e a descrição do erro completo. Na próxima parte, irie mostrar como registrar e gravar os dados em todos os tipos de campos para identificar corretamente o erro acontecido.

 

Esse tipo de registro sempre é bom para saber o que está acontecendo dentro da sua classe ou aplicativo criado funcionando pela web. Geralmente, nós os programadores, sempre testamos os códigos com um vício, ou seja, teste viciado. Com esse tipo de geração de erro e registro, fica sempre tudo visível para o programador ou analista de sistemas.

 

Na prática, veja como irá ficar o erro que estou forçando a aplicação para fazer.  (1.4 – EventLog).

 

Referência: 1.4 – EventLog

 

Agora o erro foi criado no eventlog.(1.5 – EventLog)

 

Referência: 1.5 – EventLog

 

Note que a classe é mostrada, o método e a mensagem de erro dentro do campo DESCRIÇÃO.

 

Bom, fico por aqui, no próximo passo mostro como gerar na prática.

 

Mauricio Junior

 

www.ascompras.com

www.aspneti.com

mauricio@ascompras.com

 

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI