NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior. Mostrarei como desenvolver e usar esse grande componente do Visual Studio.NET 2005 chamado GridView. Voltando um pouco a história, no ASP 3.0 nenhum componente existia antes para melhorar o nível de codificação ou a velocidade de desenvolvimento, já no Visual Studio.NET 2003 surgiu um componente chamado DataGrid que revolucionou o mercado dos desenvolvedores. Na prática, esse componente acaba virando uma <table> com vários <tr> e <td>.
Antes de continuar segue uma frase criptografada, se você conseguir decifrar poderá ganhar um livro.
Nf nboeb f-nbjm dpn p bttvoup hboifj p mjxsp.
Com o novo lançamento do Visual Studio, foi lançado um novo componente junto da IDE. Vou dizer que é parente do DataGrid porque é bem parecido em relação ao desenvolvimento. Possibilita as grandes artimanhas para o programador.
Existem várias formas ou para ser mais exato duas formas fáceis e rápidas para preencher um GridView: uma é usando o visual e outra usando o código mesmo. Não irei mostrar nada pelo visual, sinceramente não gosto programar usando apenas o visual; gosto de saber o que está acontecendo no código mesmo. Se você quiser usar o visual, existem artigos pela internet que podem mostrar como utilizar.
Referência: 1.1 GridView
Como posso notar, os componentes estão todos no toolbox igual ao VS 2003, porém agora organizados por funcionalidades e funções. O que está circulado de vermelho mostra todos os componentes de DATA. O GridView está selecionado de azul e está ao lado direito da tela.
Mostrarei como editar, deletar dados e preencher grid. Em relação à conexão com o banco de dados, conexão e select não será mostrada porque uso um framework de dados que fiz.
Depois que coloquei o componente na tela, irei preenchê-lo.
Fui ao banco de dados e trouxe uma lista de dados chamada dataset.
Para entender, criei uma outra classe responsável para ir ao banco de dados, ou seja, uma outra camada que é responsável apenas para acessar os dados e trazê-los.
Código HTML do GridView.
Referência: 1.2 GridView
A referência 1.2 GridView é bem particular porque o mesmo mostra apenas os campos do meu bando de dados. Serve como exemplo onde você possa seguir e desenvolver o seu.
Código Behing
No próximo passo é preencher o grid utilizando o código C#.NET.
No método Load coloquei o seguinte código: (Referência 1.3 GridView)
Referência: 1.3 GridView
Logo depois criei o método da referência 1.3 GridView.
Referência: 1.4 GridView
Explicação:
É simples, fácil e prático. Chamei o método SelecionarConfiguracaoOffLine() que é responsável para trazer os dados como DataSet. Depois de pegar os dados e vincular ao DataSource do GridView, só chamar o DataBind(). Não é diferente do componente DataGrid do VS 2003.
O método SelecionarConfiguracaoOffLine() faz o seguinte: Conecta no banco de dados, faz o select na tabela de dados e retorna os campos que irei preencher no GridView como DataSet, apenas isso.
Executei o código e mesmo foi preenchido automaticamente. (Referência 1.5 GridView)
Referência: 1.5 GridView
Bom, fico por aqui e espero ter ajudado nessa primeira parte do artigo. Na segunda parte mostrarei como editar e deletar dados gridview.
Mauricio Junior
Comunidade: www.aspneti.com
Site: www.ascompras.com
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI