NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCsharp : Misturandodados001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Misturando dados

 

Obfuscar dados

 

Olá pessoal, a minha intenção é mostrar como é fácil misturar alguns dados com rapidez e segurança. Mostrarei o exemplo sendo aplicado com aplicação windows form, porém pode ser usada da mesma forma em vários outros tipos de aplicações como: web form ou pocketc pc.

 

Pré-requisitos:

 

- Visual Studio.NET 2005;

- Conhecimento avançado C#.NET;

- Disposição para aprender e ser pró-ativo.

 

Antes de tudo, volto com as minhas frases criptografadas, tente descriptografar e guanhará um prêmio se for um dos primeiros.

 

Nf nboef f-nbjl dpn p ujuvmp: Eftdsjquphsbgfj b gsbtd qfsgfjubnfouf.

 

Para o começo, criei um projeto com o nome de WindowsAplication1. Dentro dele criei um form chamado Form2.cs. Por enquanto está bem básico, tente seguir passo a passo.

 

Na referência 1.1 mostra como foi montado o layout da janela, porém o que quero mostrar é apenas a funcionalidade em si e para que vá servir daqui pra frente.

 

Referência: 1.1

 

Propriedades do form:

 

Referência: 1.2

 

Com o layout pronto e simples de montar, passo para codificação bruta.

 

Criei uma classe chamada Obfuscator.cs, que será responsável em codificar e decodificar o valor passado pela classe anterior.

 

Referência: 1.3

 

Explicação:

 

O código em si está todo comentado para entendimento.

 

Criei uma constante chamada KeyObfuscator com (byte) 15, criei dois métodos onde uso um para misturar valores e outro para tirar a mistura.

 

Referência: 1.4

 

Na analise da assinatura do método, coloquei internal e recebe um valor do tipo byte, ou seja o valor que deve ser mandado é todo tipo byte[]. Logo depois pego a quantidade de caracteres enviados com a linha Length.

 

Com o próximo passo, faço um for onde pego valor de cada caracter e somo com o valor de minha constante criada no começo da classe. No final retorno os dados. Esse método da referência 1.4 é para misturar os dados passados.

 

Referência: 1.5

 

O método da referência 1.5 é para quebrar o valor obfuscado e transformar em valor normal digitado pelo usuário. Faço à mesma coisa com esse outro método, pego a quantidade de caracteres passados, depois faço um for diminuindo o valor de minha constante. Depois retorno o valor.

 

Programando Form2

 

Com os botões e texts do form2 já colocados, sigo o passo de programar e chamar os valores que quero misturar. Cliquei duas vezes em cima button1 e coloquei o código referência 1.6.

 

 

Referência: 1.6

Explicação:

 

Transformei o valor do TextBox1 para caixa alta atribuindo a uma string text1.

 

Criei uma variável bytesValores[] atribuindo o valor text1 transformando para pegar o resultado em Bytes com o código this.encorder.GetBytes(text1).

 

Criei uma variável com o nome aux, cujo não é aconselhável, pegando o valor retornado do método ObfuscateValue passando o valor bytesValores; ou seja; chamo o método criado anteriormente passando o valor transformado em byte. Com o resultado do mesmo, utilizo o enconder para pegar o GetString passando o valor aux retornado do método misturador. Até o momento não falei nada do encorder, falarei mais a frente.

 

Seguindo para a programação do button2, dei um duplo clique e digitei a linha de código referência 1.7.

 

Referência: 1.7

 

Explicação:

 

Peguei o valor de minha variável resultado armazenada anteriormente pegando o GetBytes, depois criei uma outra variável com o nome obj do tipo byte[] atribuindo o retorno do método GetClearObsfuscatedValeu, cujo foi feito anteriormente. Atribui o valor do obj ao meu Text1 pegando o meu GetString(obj). Simples, fácil e rápido.

 

A referência 1.8 mostra o código o form2.cs todo construído. Inclusive o enconder comentado anteriormente está declarado no início do código.

 

Referência: 1.8

 

Testando aplicação:

 

Depois de compilar a aplicação, cliquei F5 e digitei mauricio@ascompras.com e cliquei no botão OBFUSCADOR. (Referência 1.9)

 

Referência: 1.9

 

Depois apaguei o valor do text1, (mauricio@ascompras.com) e cliquei no botão DesObfuscar, o mesmo pegará o valor do text2 e transformar os dados mostrando no text1. (Referência 1.10 e 1.11).

 

Referência: 1.10

 

Referência: 1.11

 

 

Fico por aqui e espero ter ajudado.

 

Mauricio Junior

 

mauricio@ascompras.com

Community: www.aspneti.com

Site: www.ascompras.com

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI