NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCsharp : Progressbar001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 

Usando ProgressBar com Visual Studio.NET 2005

 

 

Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou com o objetivo de mostrar como utilizar o componente ProgressBar do Visual Studio.NET 2005 com framework 2.0. Segue as referências de uso.

 

- Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio .NET 2005;

- Framework 2.0;

- Plataforma Windows Forms;

- Linguagem C#.NET.

 

Para começar, todos os componentes estão na barra de ToolBox inclusive o ProgressBar. Falarei de uma forma mais simples e fácil sobre o componente, ou seja, mostrarei os métodos principais para uso do progressbar dentro do seu sistema. O controle indica o processo de uma ação por exibir apropriado número de retângulos arrumados na barra horizontal. Quando a ação é completa, a barra fica toda cheia. O progressbar é usado geralmente para mostrar ao usuário uma indicação de quando a ação apropriada chegue ao final.

 

Praticando

 

Referência: 1.1

 

Na barra de toolbox está sublinhado o componente chamado PROGRESSBAR. Note que o mesmo possui a figura na horizontal cujo indica o passo a passo todo o processo.

 

Esse passo a passo pode ser controlado de acordo com sua aplicação.

 

O primeiro de tudo é criar o projeto. Cliquei no menu FILE / NEW PROJECT. Escolhi o projeto do tipo Visual C#, na parte de Templates escolhi WINDOWS APPLICATION, coloquei o nome do projeto ProgressBar. (Referência 1.2 ilustrada)

 

Referência: 1.2

 

Depois de clicar OK, cliquei no componente ProgressBar e arrastei para o form criado. Coloquei um botão e mais um label. Veja a referência 1.3.

 

Formulário

Label:

Id = label1

 

Button

Id = button1

Text = Progress

 

ProgressBar

Id = progressBar1

 

Referência: 1.3

 

A referência 1.4 mostra a ilustração falada anteriormente.

 

Referência: 1.4

 

As propriedades do componente ProgressBar mais usados são: Minimum, Maximum, Step e Value. É necessário atribuir alguns valores antes mesmo de utilizá-los.

 

Minimum: É necessário atribuir um valor mínimo para início do progress. Geralmente é atribuído o valor 0 (zero), dessa forma não aparece nada na barra.

 

Maximum: Este é o atributo para o máximo de pontos que deseja para a barra. Caso os valores passem desse valor atribuído o sistema mostra um erro. O valor comum é de 100.

 

Step: Cada step é um gominho da barra, ou seja, o mais comum é atribuir o valor 10 que corresponde a cada gomo. Caso coloque menos que 10, terá que chegar ao 10 para preencher um gomo.

 

Value: É o que deve ser somado para que ande perfeitamente o processo. Adicionando 10 + 10 por exemplo, aparecerão dois gomos.

 

Cliquei duas vezes no botão chamado Progress e adicionei o código de referência 1.5.

 

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)

        {

            // Setando o mínimo para a barra de progress.

            progressBar1.Minimum = 0;

 

            // Setando o valor de número máximo representado

            progressBar1.Maximum = 5;

 

            // Setando a propriedade passo a passo para poder

            // incrementar o montante para cada gomo.

            progressBar1.Step = 1;

 

            // Usando o loop para incrementar a barra.

            // Neste caso, 5 arquivos serão copiados

            for (int i = 0; i <= 4; i++)

            {

                // Inserir o código para copiar arquivo

                 progressBar1.PerformStep();

              // Atualizando o label para mostrar e mostrando na tela.

                 label1.Text = "# of Arquivos = " +

                         progressBar1.Value.ToString();

            }

        }

 

Referência: 1.5

 

Explicação:

 

O primeiro passo foi colocar o valor mínimo igual a 0 (zero). Depois coloquei o valor máximo igual a 5, ou seja, pode ser até 5, passar disso dá erro. O passo seguinte foi colocar os passos (Step) de um em um. Agora ficou mais fácil, basta só fazer o loop com for adicionando os valores na barra. (Referência 1.6)

 

Referência: 1.6

 

Depois de clicar no botão, automaticamente a barra foi preenchida de uma em uma. Existem outras formas de preencher a barra, formas mais simples e complicadas. Em outros passos mostrarei como preencher a barra de outras formas.

 

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Mauricio Junior

 

www.aspneti.com

www.mauriciojunior.org

mauriciojunior@mauriciojunior.org

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI