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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS : CONCEITO FUNDAMENTAIS- PARTE1

 

MÓDULO 1:CONCEITOS E FUNÇÕES DA LITERATURA E CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO LITERARIO

 

Objetivo:

 

Esta lição visa mostrar as origens da literatura e sua função.Mostra também algumas da figuras de linguagem mais usadas na literatura em geral.

 

LITERATURA: CONCEITUAÇÃO

 

Conceituação

 

Toda a manifestação artística feita com a palavra recebe o nome de literatura.Esta palavra designa textos que buscam expressar o belo e o humano através das palavras. Embora se tenha amplos significados. Deve-se diferenciar o seu emprego genérico de seu sentido artístico, criativo.

 

A literatura trata de textos que possuem uma preocupação estética, que provoca prazer e conhecimento por seu conteúdo, forma e organização. Por ser uma expressão do homem é um bom meio de comunicação, porque explora todos as partes da linguagem.

 

Ela pode utilizar simultaneamente palavras recursos gráficos ou visuais e é bem vista na comunicação do dia-a-dia. Na televisão, cinema, teatro, shows, DVD, rádio, jornais e até em revistas de quadrinhos.Por que em todos esses campos existe um elemento em comum: a palavra.

 

A utilização da literatura não é de hoje. Na Grécia antiga, Aristóteles, filósofo de destaque, mostrou que a literatura tem também a propriedade de exprimir, mostra sentimentos coletivos, ou seja, de um grupo, sociedade ou de uma época e que os purifica pela expressão escrita, fortes emoções.

 

Esta propriedade chama-se de cartase, ou seja, purificação das emoções. Foi bem explorada por escritores de todas as épocas.

 

Na França, no século XVIII, surgiu outra concepção de literatura: a de ligação entre o homem e o fazer literário, isto quer dizer que, a literatura está intimamente ligada aos aspectos coletivos do homem.Sob esta conceituação, a literatura marcou sua presença em grandes mudanças sociais e políticos. Ela podia com que reinterpretar o mundo, a partir de ações, gestos e palavras de acordo com a situação da sociedade.

 

Por isso, essa associação de inter-relação entre sociedade e literatura, alguns escritores do séc.XIX,  viram que havia a necessidade  de se compreender a literatura como também em exercício da linguagem da comunicação.

 

A literatura que busca o essencial, o universal, que pode contribuir para a formação dos homens,indicando-lhes a maneira de agir,mostrar os seus prazeres,desejos e outros sentimentos.Isto ajuda o homem a se conhecer melhor.A literatura da a vida, o sentido das palavras, exemplo:

 

Havia um mendigo cego, onde as pessoas que passavam por ele não lhe davam quase nada, mas aí um homem fez a diferença para ele ganhar mais esmolas,trocou o cartaz que carregava com as palavras ”cego de nascença” por outro: “chegará a estação das flores e eu não a vereis”.

 

Com isso nota-se que simples palavras ganham sentimento.

 

LITERATURA E SUAS FUNÇÕES

 

A literatura pode ser definida como:

 

- Um elemento de catarse

 

- Um elemento do conhecimento do mundo, tanto do passado, e do presente, como da mentalidade de uma sociedade ou época.

 

- Um elemento essencialmente ligado ao homem, ao seu próprio conhecimento.Em si mesmo, a outros, como um espelho de si mesmo, ou como ele sendo um espelho da sociedade em si.

 

- Um elemento de formação e desenvolvimento em todos os campos do saber: intelectual, moral, ideológico e até estético.

 

CARACTERÍTICAS DO TEXTO LITERARIO:

 

SENTIDOS DAS PALAVRAS

 

Em um texto literário, dependendo do contexto que uma palavra se encontra, o seu significado pode ser real, ou seja, esta pode ter um objetivo comum a todos.

 

EX:  Romeu é cego por isso lê em braile.

 

Este exemplo mostra o valor denotativo da palavra. Aqui no exemplo a palavra  cego.

 

Mas esta mesma palavra em outro contexto pode ter outro sentido, ou interpretação.

 

EX: Romeu estava cego de paixão por Julieta.

 

Neste caso a mesma palavra cego tem valor conotativo.

 

Para melhor entendimento, observe:

 

Na denotação aparece:

 

- uma linguagem informativa,objetiva.

 

- Tem por objetivo um conhecimento prático e cientifico.

 

- A palavra é usada no seu real sentido.

 

EX: Ganhei um par de brincos dourados.

 

Na conotação aparece:

 

- Uma linguagem mais afetiva e subjetiva.

 

- tem por objetivo uma apreciação bela e criativa.

 

- A palavra é empregada no seu sentido figurado.

 

EX: Os anos que você esteve ao meu lado, foram anos dourados.

 

ATIVIDADES

 

01) Indique se as palavras abaixo em destaque estão em sentido denotativo ou conotativo:

 

a) A raiz desta árvore já está afetando a estrutura da casa.

 

_______________________________________________

 

b) A raiz de todo o mal da humanidade é a falta de amor.

 

_______________________________________________

 

c) Ela é uma víbora perigosa, com suas atividades.

 

_______________________________________________

 

d) A víbora é cobra muito perigosa.

 

_______________________________________________

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 

As figuras de linguagem são recursos usados para dar maior ênfase ou sentido á expressão.O estudo dessas figuras ajuda a entender melhor os recursos utilizados pelos escritores em seus textos.Veja algumas das figuras de linguagem mais usadas:

 

COMPARAÇÃO

 

É uma comparação, ou seja, uma equivalência real entre um comparante  e um comparado por meio de um termo de comparação, uma frase,palavra ou locução,que deixa claro a comparação na sentença.

 

EX: Ela é tão feia quanto briga na foice.

 

METÁFORA

 

A metáfora é uma comparação, mas de maneira indireta, porque não possui em termos específicos de comparação. Ela associa idéias semelhantes, ou seja, usar uma palavra fora do seu contexto normal para fazer parte de um outro contexto.

 

EX: Nosso chefe é um leão.

 

METONÍMIA

 

Esta é a substituição de um termo por outro com o qual há uma relação de sentido.

 

Essa relação pode ser:

 

- Efeito pela causa

 

EX: Bebeu a morte

      Bebeu veneno

 

- Continente pelo conteúdo

 

EX: Bebeu dois copos

      Bebeu duas doses de wisque

 

- Autor pela obra

 

EX: Eu li a obra de machado de Assis.

      Eu li machado de Assis.

 

CATACRESE

 

É como uma metáfora do dia-a-dia.Seu objetivo é desviar uma palavra do seu sentido próprio para dar nome a outra coisa que não tem nome específico.

 

EX: Braço do sofá

      Perna da mesa.

 

EUFEMISMO

 

É usado para amenizar o que é desagradável, através da substituição de palavras graves e fortes, diretas por outras mais suaves, brandas.

 

EX: Ela passou dessa para melhor.

      ( quer dizer ela morreu)

 

IRONIA

 

É uso de palavras, expressões, mas que querem dizer o contrario do que está sendo dito.

 

EX: Com governo honesto e sem corrupção não precisa ter medo do futuro.

 

ANTÍTESE

 

É usado para opor dois termos na mesma frase ou parágrafo, enfatizando seus contrastes.

 

EX: Quando estou triste, aí que fico alegre.

 

ELIPSE

 

É quando uma ou mais palavras são omitidas na frase, mas que são subentendidas.

 

EX: Elas todos no quintal de casa.

( Quer dizer que elas todas estavam no quintal de casa) o verbo estar ficou em elipse.

 

ANÁFORA

 

É a repetição de palavras em intervalos regulares no final ou início de frase, serve para enfatizar idéias.

 

EX: Pense em mim

      Chore por mim

      Liga pra mim

 

HIPÉBOLE

 

Este é o exagero intencional de uma idéia ou sentimento.

 

EX: Ele come feito um leão.

 

PROSOPOPÉIA

 

É a figura que dá características humanas a seres inanimados, abstratos ou irracionais. Um exemplo comum: são os filmes onde mostram animais com características humanas.

 

EX: O rei leão

 

Gabarito – Atividades

 

a) denotação

b) conotação

c) conotação

d) denotação.

 

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