NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Anterior | Δ Página principal | ¤ Índice | Próxima » |
Curso Grátis - Excel 2007 Avançado, Macros e Programação VBA Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 05 - Capítulo 01 - Ordenando Listas - Parte 1 | |||
Uma vez que temos uma Lista no Excel 2007, quer esta lista tenha sido importada ou digitada diretamente no Excel 2007, podemos realizar uma série de operações sobre os dados da lista. Podemos classificar a lista de acordo com uma ou mais colunas, podemos aplicar filtros na lista, podemos criar listas ordenadas personalizadas e assim por diante. Quando classificamos uma lista, o Microsoft Excel 2007 reordena as linhas da lista de acordo com o conteúdo da coluna (ou das colunas) selecionadas para ordenação. Por exemplo, se você define que a lista seja ordenada em ordem crescente, pelo campo PaísDeDestino, as linhas serão reordenadas para ficar em ordem alfabética crescente do campo PaísDeDestino. Nesta e na próxima lição aprenderemos a fazer a classificação (ordenação) de uma lista de acordo com uma ou mais colunas de dados. Considere o exemplo das duas planilhas a seguir, onde a primeira não está classificada e a segunda está ordenada pelo campo País:
Vamos utilizar um exemplo prático para aprender a fazer a ordenação de listas usando o Microsoft Excel 2007. Utilizaremos a lista de Pedidos contida na planilha Exemplo 04.xlsx. Nesta lição aprenderemos a ordenar por uma única coluna. Na próxima lição aprenderemos a classificar por duas ou mais colunas, faremos algumas observações em relação aos cuidados que devem ser tomados, quando classificamos listas cujos valores são obtidos a partir de fórmulas calculadas. Veremos mais algumas observações sobre a classificação de listas. Exercício 04: Abrir o arquivo C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos \Exemplo 04.xlsx e classificar a listagem primeiro pelo País e depois pela DtDoPedido: 1. Abra o Excel 2007. 2. Selecione Botão do Office -> Abrir. 3. Navegue até a pasta C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos. 4. Selecione o arquivo Exemplo 04.xlsx. 5. Clique em Abrir. 6. Será aberta uma planilha com uma Lista de Pedidos. 7. Para classificar a lista não é necessário selecionar todas as linhas da lista. Basta clicar em uma das células que fazem parte da lista, qualquer célula. 8. Em seguida selecione a Guia Inicio -> Grupo Edição -> Classificar e Filtrar -> Personalizar Classificação. Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente selecionadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas.
9. Será exibida a janela Classificar, indicada na Figura 1.20:
10. Nesta janela podemos classificar a lista por: Classificar por, além disso se você clicar no botão Adicionar Nível você poderá escolher uma segunda classificação e assim por diante, você pode escolher quantos níveis desejar. Além de selecionar um campo para fazer a classificação, também podemos definir Classificar em no qual pode escolher por (Valores, Cor da célula, Cor da Fonte e Ícone da Célula) e na sequeência escolher Ordem (classificação será Crescente ou Decrescente). Em Meus dados Contém Cabeçalhos, definimos se a primeira linha da lista contém dados ou contém os rótulos dos campos. Lembre, da Lição 1, onde sugerimos que sempre devem ser usados rótulos de campos na primeira linha, pois isso facilita uma série de operações com listas. Caso você acesse uma planilha que não contém rótulos, sugiro que você insira uma linha em branco antes dos dados e digite rótulos para cada uma das colunas. 11. Primeiro vamos classificar pelo campo País. Na lista Classificar por selecione País, na opção Ordem escolha de A a Z (Crescente) e clique em OK. A listagem de Pedidos será classificada em ordem alfabética pelo campo País, conforme indicado na Figura 1.21. Figura 1.21– Lista de Pedidos classificada pela coluna País. 12. Clique em uma das células da lista. 13. Em seguida selecione a Guia Inicio -> Grupo Edição -> Classificar e Filtrar -> Classificar do mais antigo para o mais novo. Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente classificadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas. Figura 1.22 – Lista de Pedidos classificada pela coluna DtPedido. 15. Feche e salve a planilha Exemplo 04.xls. |
|||
« Anterior | Δ Página principal | ¤ Índice | Próxima » |
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI