NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Anterior | Δ Página principal | ¤ Índice | Próxima » |
Curso Grátis - Excel 2007 Avançado, Macros e Programação VBA Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 14 - Capítulo 02 - Definição de critérios em consultas – Parte II | |||
Nesta lição utilizaremos o Microsoft Query para criar um consulta onde definiremos alguns critérios de pesquisa. Faremos a consulta na tabela Pedidos do arquivo ExQuery.mdb, que está na pasta C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos. Após definirmos alguns critérios de pesquisa, executaremos a consulta e os dados serão retornados para uma planilha do Excel 2007. Salvaremos a planilha com os resultados obtidos. Exercício 20: Abrir o Excel 2007 e definir uma fonte de dados para acessar os dados do arquivo C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos\ExQuery.mdb. Após acessar a fonte de dados usar o Microsoft Query para acessar os seguintes campos da tabela Pedidos:
Fazer com que sejam retornados apenas os pedidos para o Brasil, no primeiro trimestre de 2010. Retornar os dados para o Excel 2007 e salvar a planilha com o nome de Exemplo 20.xlsx, na pasta C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos. 1. Abra o Excel 2007.
4. O primeiro passo é informar ao Microsoft Query o formato em que se encontram os dados que serão acessados. No nosso exemplo estão no formato do Microsoft Access. Dê um clique na opção Banco de dados do MS Access, para informar o formato dos dados.
7. Navegue até a pasta C:\Excel 2007 Avançado\Exemplos e dê um clique no arquivo ExQuery.mdb para marca-lo.
Nota: A criação de consultas com o Microsoft Query é muito semelhante à criação de consultas com o Microsoft Access. Para detalhes sobre a criação de consultas com o Microsoft Access, consulte o Curso de Access Básico – 300 páginas, no seguinte endereço: https://juliobattisti.com.br/accbasico/accessbasico.asp. 10. Clique na tabela Pedidos para marcá-la. Em seguida clique no botão Adicionar.
12. Na parte de cima da janela estão os comandos do menu de comandos e a Barra de ferramentas. Logo após temos as tabelas com a lista de campos de cada tabela. Para adicionar um campo à consulta, basta dar um clique duplo no campo ou arrasta-lo para o painel na parte de baixo da janela. Ao arrastar um campo, os dados do campo já serão exibidos. Cada campo é exibido em uma coluna separada no painel de baixo.
14. Por padrão a área para definição dos critérios não é exibida. Para exibi-la selecione o seguinte comando: Exibir -> Critérios. Será exibida uma área entre as tabelas e o painel de dados, para a definição de Critérios, conforme indicado na Figura 2.57.
15. Cada critério é definido em uma coluna, na área de Critérios. Na linha Campo de critérios você deve selecionar o campo no qual iremos definir um critério de filtragem. Na linha valor você define um valor ou uma expressão de critério, usando um dos operadores descritos na lição anterior. Critérios colocados na mesma linha são ligados por um operador E, colocados em linhas diferentes são ligados por um operador OU.
É importante observar os seguintes detalhes:
17. Na primeira coluna da área de Critérios selecione o campo PaísDeDestino. Na linha valor digite Brasil e pressione a tecla TAB. Observe que, automaticamente, o Query coloca Brasil entre apóstrofes e os resultados, na parte de baixo da janela, já são filtrados para exibir apenas os pedidos do Brasil. Observe que, automaticamente, o Query coloca as datas entre sinais de # e traduz Between para Entre. Os resultados, na parte de baixo da janela, já são filtrados para exibir apenas os pedidos do Brasil (filtro anterior) para o primeiro trimestre de 2010. 20. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 2.58:
21. Agora estão sendo exibidos apenas os pedidos que coincidem com os critérios especificados.
23. O Excel 2007 abre a janela solicitando que você informe a faixa da planilha onde os dados da consulta devem ser exibidos. Por padrão o Excel 2007 sugere a partir da célula A1.
24. Clique em OK. O Excel 2007 executa a consulta e dentro de alguns instantes os dados serão exibidos na planilha, conforme indicado na Figura 2.61:
24. Observe que somente foram retornados os pedidos para o Brasil, no primeiro trimestre de 2010. |
|||
« Anterior | Δ Página principal | ¤ Índice | Próxima » |
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI