NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosExcel Básico › Capítulo 01 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 006 - Módulo 01 - Um exemplo passo-a-passo
Objetivo: Nesta lição vamos resolver o exercício proposto no Módulo 1 - Lição 5 . Utilizaremos uma abordagem do tipo passo-a-passo. 

Para criar a Pasta de Trabalho Modulo 1 - Lição 6.xls , proposta na lição Anterior execute os procedimentos indicados a seguir. 

Procedimento 1: Criar uma pasta de trabalho do Excel (arquivo .xls) em branco e salvar com o nome de Modulo 1 - Lição 6.xls . Faça o seguinte: 

1) Abra o Excel (Iniciar -> Programas -> Microsoft Excel). 

2) Será aberta uma Pasta de Trabalho em branco, com o nome de Pasta1.xls. 

Vamos salvar este arquivo na pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercícios\Modulo 1 , com o nome de Modulo 1 - Lição 6.xls . 

Obs.: Podemos utilizar espaços no nome das pastas e dos arquivos, pois isto é suportado pelo Windows 95/98 Me, 2000 ou XP. A pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercícios\Modulo 1 já deve ter sido criada, conforme orientações da lição anterior. 

3) Para salvar a Pasta de trabalho selecione o comando Arquivo->Salvar ou dê um clique no botão Salvar ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti). 

4) Será aberta a janela Salvar Como, indicada na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

5) Abra a lista Salvar em :, nas opções que surgem clique em C: . Serão exibidas todas as pastas do seu Disco rígido local. Dê um clique duplo na pasta Meus documentos para abri-la. Serão exibidas as subpastas da pasta Meus documentos. Dê um clique duplo na pasta Curso Excel 97para abri-la (pasta esta que você já deve ter criado, conforme orientações da lição anterior ). Serão exibidas as subpastas ds pasta Curso Excel 97. Dê um clique duplo na pasta Exercícios para abri-la. Serão exibidas as subpastas da pasta Exercícios. Dê um clique duplo na pasta Modulo 1para abri-la. No campo Nome do arquivo, digite Modulo 1 - Lição 6.xls , conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

6) Dê um clique no botão Salvar e pronto, a pasta de trabalho (ainda vazia), terá sido salva na pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercícios\Modulo 1, com o nome de Modulo 1 - Lição 6.xls . 

Procedimento 2: Criar as planilhas Jan, Fev, ..., Dez. 

1. Já temos três planilhas: Plan1, Plan2 e Plan3. Estas planilhas são criadas, automaticamente, ao criarmos uma nova pasta de trabalho. O nosso trabalho será criar mais nove planilhas e renomeá-las. 

2. Para criar uma planilha utilize o comando Inserir->Planilha . As planilhas serão inseridas fora de ordem. Isto não tem importância, uma vez que vamos renomeá-las depois. 

3. Para criar as nove planilhas que faltam, você precisa executar o comando Inserir -> Planilha , nove vezes. Após ter executado este comando nove vezes, teremos as planilhas indicadas na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

4. Agora estamos quase lá, só falta renomear as planilhas. 

5. Vamos começar a renomear a partir da planilha bem da Esquerda, ou seja, vamos renomear Plan12 para Jan, Plan11 para Fev, Plan10 para Mar e assim por diante. 

6. Para renomear uma planilha, dê um clique com o botão direito do mouse no nome da planilha. Por exemplo, aponte o mouse para o nomePlan12 e dê um clique com o botão Direito do mouse. No menu que surge, selecione o comando Renomear , conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

7. O nome da planilha ficará selecionado, conforme indicado a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

8. Não movimente o mouse nem clique no nome selecionado, apenas digite o novo nome . Quando você digitar a primeira letra do novo nome, todo o nome antigo será excluído. No nosso exemplo, simplesmente digite Jan e pressione ENTER. A planilha terá sido renomeada, conforme indicado a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

9. Repita os passos 6, 7 e 8, para renomear as demais planilhas. No final a sua pasta de trabalho deverá estar conforme indicado a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

10. Salve as alterações. Para isso selecione o comando Arquivo -> Salvar ou dê um clique no botão Salvar ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti). 

11. Feche a pasta de trabalho Modulo 1 - Lição 6.xls , para isso selecione o comando Arquivo -> Fechar ou pressione a combinação de teclasAlt+F4 ou dê um clique no botão fechar ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti). 

12. Com isso encerramos o nosso primeiro exemplo passo-a-passo.


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI