NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosExcel Básico › Capítulo 01 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 009 - Módulo 01 - Criando e salvando a planilha Modulo 1 - Lição 9.xls
Objetivo: Nesta lição criaremos a planilha Modulo 1 - Lição 9.xls e salvaremos a mesma na pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercicios\Modulo1 . 

Para criar a planilha Modulo 1 - Lição 9.xls faça o seguinte: 

1. Abra o Excel ( Iniciar -> Programas -> Microsoft Excel ). 

2. Será aberta uma pasta de trabalho em branco ( Pasta1.xls ).  

3. Clique na Célula A1 e digite o seguinte: 

COOPERATIVA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS ABC . 

4. Clique na Célula A3 e digite o seguinte: Acompanhamento mensal de venda dos principais produtos  

5. Continue digitando as informações conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

6. Ao digitar uma informação pode acontecer que ela ultrapasse o tamanho padrão da coluna. Podemos aumentar o tamanho de uma coluna, facilmente, utilizando o mouse. Para aumentar o tamanho da coluna C, por exemplo, coloque o mouse na divisória entre as duas colunas (entre o botão do cabeçalho da coluna C e da Coluna D, por exemplo), a seta do mouse troca para uma seta de ponta dupla. Clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha-o pressionado. Agora movimente o mouse para a direita, ainda com o botão esquerdo pressionado. O tamanho da coluna C vai sendo aumentado. Movimento o mouse para a esquerda, ainda com o botão esquerdo pressionado. O tamanho da coluna C vai diminuindo. 

7. Também podemos deixar uma coluna do tamanho exato, ou seja, nem maior nem menor do que os dados da coluna. Para isso basta apontar o mouse para a divisória entre a coluna a ser ajustada e a próxima coluna. Quando a seta trocar para uma seta de ponta dupla, dê um clique duplo . A coluna se ajusta exatamente para o tamanho necessário. Na Figura a seguir indico o que eu chamo de divisória da coluna: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Importante : Sempre que eu falar em divisória da coluna é na divisória entre os botões do cabeçalho de cada coluna, conforme indicado na Figura anterior. 

8. Após termos digitados os dados é hora de salvarmos a nossa planilha. 

9. Selecione o comando Arquivo -> Salvar Como . Surge janela Salvar Como . 

10. Utilize a lista Salvar em , para navegar até a pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercicios\Modulo1 . 

11. No campo Nome do arquivo:, digite Modulo 1 - Lição 9.xls . Sua janela deve estar conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

12. Dê um clique no botão Salvar e pronto. A planilha será gravada na pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97 \Exercicios\Modulo1, com o nome de Modulo 1 - Lição 9.xls. 

13. Nas próximas vezes que você for salvar o arquivo basta clicar no botão Salvar ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti), ou selecionar o comando Arquivo -> Salvar . Utilizamos o comando Salvar Como apenas quando estamos salvando a pasta de trabalho pela primeira vez ou quando queremos salvar a pasta de trabalho em outra pasta ou com um nome diferente. Por exemplo, queremos salvar no disquete uma cópia de um arquivo que está no Disco Rígido. 

14. Com isso criamos a nossa primeira planilha e salvamos ela no Disco rígido. Para abrir esta planilha e fazer alterações, utilizamos o comando Arquivo -> Abrir ou um clique no botão Abrir ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti).  

Ao utilizar este comando surge janela Abrir. Nesta janela utilizamos a lista Examinar para navegar até a pasta ou subpasta onde esta o arquivo .xls a ser aberto. Uma vez encontrada a pasta onde está o arquivo, damos um clique no nome do arquivo para selecioná-lo, conforme indicado na Figura a seguir. Uma vez selecionado o arquivo a ser aberto é só dar um clique no botão Abrir . 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

15. Feche o Excel. Você pode utilizar o comando Arquivo -> Sair ou pressionar ALT+F4 . Se você tiver feito alguma alteração que não foi salva no disco, será emitida a seguinte mensagem: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

16. Para salvar as alterações basta dar um clique no botão Sim. Para descartar as alterações que ainda não foram salvas, dê um clique no botão Não. Para voltar ao Excel dê um clique no botão Cancelar.


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI