NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosExcel Básico › Capítulo 02 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 023 - Módulo 02 - Sintaxe e ordem de avaliação dos elementos da fórmula
Objetivo: Vamos entender a sintaxe das fórmulas do Excel. Também aprenderemos em que ordem as operações são avaliadas e como alterar esta ordem utilizando parênteses. 

A sintaxe de fórmulas no Excel: 

A sintaxe da fórmula é a estrutura ou ordem dos elementos em uma fórmula. As fórmulas no Microsoft Excel seguem uma sintaxe específica que inclui um sinal de igual ( = ), obrigatoriamente , seguido dos elementos a serem calculados (os operandos) e dos operadores de cálculo (+, -, *, etc). Cada operando pode ser um valor que não se altera (um valor constante), uma referência de célula ou intervalo, um rótulo, um nome ou uma função de planilha. 

Por padrão, o Microsoft Excel calcula uma fórmula da esquerda para a direita , iniciando com o sinal de igual ( = ). Você pode controlar a maneira como os cálculos são efetuados, alterando a sintaxe da fórmula. Por exemplo, a fórmula a seguir fornece 11 como resultado, pois o Microsoft Excel calcula a multiplicação antes da adição. A fórmula multiplica 2 por 3 (tendo como resultado 6) e, em seguida, adiciona 5. 

=5+2*3 

Por outro lado, se usarmos parênteses para alterar a sintaxe, você pode adicionar primeiro 5 e 2 e, em seguida, multiplicar este resultado por 3 para obter 21 como resultado. 

=(5+2)*3 

A ordem na qual o Microsoft Excel efetua operações em fórmulas: 

Se você combinar diversos operadores em uma única fórmula, o Microsoft Excel efetuará as operações na ordem mostrada na tabela a seguir. Se uma fórmula contiver operadores com a mesma precedência - por exemplo, se uma fórmula contiver um operador de multiplicação e divisão - o Microsoft Excel avaliará os operadores da esquerda para a direita. Para alterar a ordem de avaliação, coloque a parte da fórmula a ser calculada primeiro entre parênteses.  

ORDEM DE AVALIAÇÃO DOS OPERADORES NO EXCEL: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Vamos a alguns exemplos práticos para entender a ordem de avaliação. 

Ex. 1 : Qual o resultado da seguinte fórmula: 

=5*6+3^2 

R: 39 . Primeiro o 3 é elevado ao quadrado e nossa expressão fica assim: =5*6+9 . Depois é feita a multiplicação e nossa expressão fica assim:=30+9 . Finalmente é feita a soma, obtendo-se o resultado 39. 

Ex. 2 : Vamos utilizar parênteses para modificar a ordem de avaliação da expressão anterior.Qual o resultado da seguinte fórmula: 

=5*(6+3)^2 

R: 405 . Primeiro é feita a operação entre parênteses e a nossa expressão fica assim: =5*9^2 . Entre a multiplicação e a exponenciação, primeiro é efetuada a exponenciação e a nossa expressão fica assim: =5*81 . A multiplicação é calculada e o resultado 405 é obtido. Vejam como um simples parênteses altera, completamente, o resultado de uma expressão.


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI