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CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 038 - Módulo 02 - Funções básicas do Excel - Exemplo 6
Objetivo: Nesta lição iremos propor um exemplo que utiliza o conceito de endereços absolutos e as seguintes funções: 

· SOMA() 

· MÉDIA() 

· MÁXIMO() 

· MÍNIMO() 

· CONT.SE() 

· SOMASE() 

· Funções "SE Aninhadas" 

· E() 

Exemplo: Vamos criar uma planilha na qual efetuaremos alguns cálculos. Nesta lição criaremos a planilha Modulo 2 - Lição 18.xls e salvaremos a mesma na pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercicios\Modulo2 . 

Para criar a planilha Modulo 2 - Lição 18.xls faça o seguinte: 

1. Abra o Excel (Iniciar -> Programas -> Microsoft Excel). 

2. Será aberta uma pasta de trabalho em branco ( Pasta1 .xls). 

3. Digite as informações indicadas na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

4. Na coluna E vamos calcular o valor do Salário Bruto. Na célula E9 digite a seguinte fórmula:  

=C9*$B$5+D9*$B$6 

Observe a utilização de endereços absolutos para as células $B$5 ( valor da hora normal) e $B$6 (valor da hora extra). Estenda esta fórmula para as demais linhas. 

Nota: Para maiores informações sobre como estender uma fórmula para uma faixa de células consulte: Módulo 1 - Lição 15 - Copiando fórmulas para uma faixa de células 

5. Utilize funções SE Aninhadas, para determinar o valor do desconto para o INSS, na coluna F, de acordo com os critérios da tabela a seguir: 

Salário Bruto 

Desconto do INSS em R$ 

< 500 

35 

>=500 E <=1000 

65 

>1000 

90 

Na célula F9 digite a seguinte fórmula: 

=SE(E9<500;35;SE(E(E9>=500;E9<=1000);65;90)) 

Estenda esta fórmula para as demais linhas. 

Nota: Os descontos e cálculos utilizados neste exemplo são fictícios, não tendo relação com a legislação do INSS e do IRPF. Um bom exercício seria adaptar os nossos cálculos fictícios, para cálculos reais, baseados na legislação. 

6. Utilize funções SE Aninhadas, para determinar o valor do desconto para o IRPF, na coluna G, de acordo com os critérios da tabela a seguir: 

Salário Bruto 

Desconto do IRPF em R$ 

<500 

0 

>=500 E <=1000 

35 

>1000 

50 

7. Na célula G9 digite a seguinte fórmula: 

=SE(E9<500;0;SE(E(E9>=500;E9<=1000);35; 50 )) 

Estenda esta fórmula para as demais linhas. 

Nota: Os descontos e cálculos utilizados neste exemplo são fictícios, não tendo relação com a legislação do INSS e do IRPF. Um bom exercício seria adaptar os nossos cálculos fictícios, para cálculos reais, baseados na legislação. 

8. Na coluna E, calcule o valor do salário líquido. Para isso subtraia, do salário bruto, os valores do desconto para o INSS e para o IRPF. 

9. Na célula H9 digite a seguinte fórmula:  

=E9-F9-G9 


Estenda esta fórmula para as demais linhas. 

10. Nas células B35, B36 e B37, utilize a função CONT.SE() para determinar quantos funcionários pertencem a cada seção - ADM, CONTAB E FINAN respectivamente . 

11. Nas células C35, C36 e C37, utilize a função SOMASE() para determinar a soma dos salários para cada seção. Por exemplo, na célula C35 vamos determinar a soma dos salários de todos os funcionários da Administração - ADM. 

12. Nas células D35, D36 e D37, vamos determinar o valor da média salarial por seção. Para isso basta dividir a soma dos salários da seção pelo número de funcionários da seção. 

13. Na célula B30 utilize a função Máximo() para determinar o maior salário líquido. 

14. Na célula B31 utilize a função Mínimo() para determinar o menor salário líquido . 

15. Na célula B32 utilize a função Média() para determinar a média aritmética dos salários. 

16. Feito isso você deve obter os resultados indicados na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

17. Agora vamos salvar a planilha. 

18. Selecione o comando Arquivo -> Salvar Como. Surge a janela Salvar Como. 

19. Utilize a lista Salvar em, para navegar até a pasta C:\Meus documentos\Curso Excel 97\Exercicios\Modulo2 . 

20. No campo Nome do arquivo:, digite Modulo 2 - Lição 18.xls . Sua janela deve estar conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

21. Clique no botão Salvar . 

22. Feche o Microsoft Excel.


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