NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosExcel Básico › Capítulo 02 : 19
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 039 - Módulo 02 - Protegendo uma planilha - definindo uma senha
Objetivo: Nesta lição aprenderemos a proteger uma planilha do Excel, através da definição de uma senha. Podemos definir uma senha para leitura da planilha e outra senha para alteração da planilha. Ao abrir a planilha, em primeiro lugar será solicitada a senha para leitura. Em seguida é solicitada a senha para alteração (caso esta tenha sido definida). Se o usuário souber apenas a senha para leitura, ele poderá abrir a planilha porém não poderá fazer alterações. Se o usuário souber a senha para alteração poderá alterar a planilha e salvar as alterações. 

As senhas são definidas para cada planilha individualmente. Um detalhe importante é que se você esquecer a senha de leitura, não será mais possível abrir a planilha . A única maneira de voltar a ter acesso a planilha é lembrando da senha. Se você esquecer a senha de gravação, poderá abrir a planilha, porém não poderá fazer alterações. 

Como definir as senhas de leitura e alteração? 

1. Abra a planilha na qual você deseja definir a(s) senha(s). 

2. Selecione o comando Arquivo -> Salvar Como. Surgirá a janela indicada na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

3. Dê um clique no botão Opções . Na janela que surge (conforme indicado na figura a seguir), você pode definir uma senha para leitura ( Senha de proteção ) e também uma senha para gravação/alteração ( Senha de gravação ). Se for definida apenas a Senha de proteção, a senha será solicitada na abertura da planilha. Se você fornecer uma senha incorreta a planilha não será carregada. Se você definir apenas a Senha de gravação, a senha será solicitada no momento da abertura da planilha. Se você não fornecer a senha de gravação ou fornecer uma senha incorreta, a planilha será carregada porém não poderá ser alterada. Na figura a seguir estou definindo uma Senha de proteção e também uma senha de gravação: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

4. Após digitar as senhas dê um clique no botão OK. Será exibida uma janela pedindo confirmação para a Senha de proteção. Digite a senha novamente e dê um clique em OK. Surgirá uma janela pedindo a confirmação da Senha da gravação. Digite a senha novamente e dê um clique em OK. Você estará de volta a janela Salvar Como. Dê um clique no botão Salvar. Você estará de volta a planilha. 

Nota : As senhas de gravação e proteção não precisam ser iguais. 

5. Feche a planilha. 

6. Abra a planilha novamente e observe que, em primeiro lugar será solicitada a Senha de Proteção. Digite a senha, conforme indicado na Figura a seguir e dê um clique no botão OK: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Se você não digitar a senha ou digitar uma senha incorreta, a planilha não será aberta. 

7. Em seguida será solicitada a senha de Gravação. Digite a senha, conforme indicado na figura a seguir e dê um clique no botão OK: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Se você não souber a senha, pode clicar no botão Somente leitura. A planilha será aberta, porém não poderão ser feitas alterações. 

8. Se você não quiser mais utilizar senhas em um planilha, utilize o comando Arquivo -> Salvar Como . Na janela que surge dê um clique no botão Opções e defina as duas senhas em branco. Salve a planilha. Na próxima vez que a planilha for aberta, não serão mais solicitadas as senhas de proteção e gravação.


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI