NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosExcel Básico › Capítulo 03 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »
CURSO-APOSTILA - APRENDA EXCEL BÁSICO EM 120 LIÇÕES - CURSO COMPLETO - GRATUITO ONLINE
Autor: Júlio Battisti


Lição 056 - Módulo 03 - Configurando a planilha para impressão - Parte 2
Objetivo: Nesta lição aprenderemos a configurar mais algumas opções da planilha para impressão. Aprenderemos as seguintes configurações: 
  • Margens
  • Criação de Cabeçalho e Rodapé 

Configurando margens: 

Antes de imprimirmos uma planilha, podemos fazer uma série de configurações. Estas configurações são acessadas através do comando Arquivo -> Configurar Página . Ao selecionarmos este comando surge a janela Configurar Página . Nesta janela dê um clique na guia Margens, com isso será exibida a janela indicada na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Nesta tela podemos configurar as seguintes margens: 
  • Superior
  • Inferior
  • Esquerda
  • Direita
  • Cabeçalho: É a margem entre o início da página e o início do Cabeçalho.
  • Rodapé: É a margem entre o final da página e o final do rodapé. 

Para criar um cabeçalho e rodapé: 

O cabeçalho aparece no início de cada página. Podemos, por exemplo, criar um cabeçalho onde aparecem as informações da unidade, como por exemplo: 

A SUA FONTE DE INFORMAÇÕES NA INTERNET 
www.juliobattisti.com.br 


O rodapé aparece no final da página. Normalmente utilizamos o rodapé para inserir informações como o número de páginas, o nome e e-mail do autor do documento. 

A título de exemplo iremos definir um cabeçalho como os dados da unidade e um rodapé com o nome e o e-mail do autor da planilha.  

Para definir o cabeçalho dê um clique na guia Cabeçalho/rodapé . Irá surgir a janela indicada na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Para definir o cabeçalho basta clicar no botão Personalizar cabeçalho... Ao clicar neste botão surge a janela Cabeçalho. Neste janela temos três áreas, onde podemos inserir informações: Seção esquerda, Seção central e Seção direita . Para o nosso exemplo vamos inserir as informações na Seção esquerda. Para isso basta clicar nesta seção e digitar as informações, conforme indicado na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Dê um clique no botão OK. Você estará de volta a janela Configurar Página. Agora vamos definir o rodapé, onde colocaremos o nome do autor, o e-mail e o número de página. Para isso dê um clique no botão Personalizar rodapé... Surge a janela Rodapé. Na seção Central vamos digitar o nome do autor e o e-mail. Digite : 

Júlio Battisti 
webmaster@juliobattisti.com.br 


a janela Rodapé estará conforme indicado na Figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Agora vamos inserir o número de página na Seção direita. Para inserir o número de página, o número total de páginas, a data, hora, etc podemos utilizar os botões indicados na tabela a seguir: 

Botão 

Função 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Abre a janela de formatação de fonte. Podemos utilizar este botão para formatar o texto do cabeçalho ou rodapé, alterando a cor da fonte, negrito, itálico, tipo e tamanho da fonte, etc. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere o número da página no cabeçalho ou rodapé. Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Página] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo número da página. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere o número total de páginas da planilha. Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Páginas] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo número total de páginas. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere a data atual. Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Data] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo data atual do sistema. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere a hora atual. Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Hora] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo hora atual do sistema. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere o nome do arquivo (pasta de trabalho do excel). Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Arquivo] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo nome do arquivo .xls que é a planilha atual. Por exemplo se estivermos trabalhando com o arquivo Contab.xls, o nome Contab.xls será inserido. 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Insere o nome do planilha (lembre que em pasta de trabalho do excel podemos ter até trinta planilhas diferentes). Ao clicarmos neste botão é adicionado o seguinte texto: &[Guia] . Este texto, durante a impressão, será substituído pelo nome da planilha. Por exemplo se estivermos trabalhando com a planilha Plan1 do arquivo Contab.xls, o nome Plan1 será inserido. 

Para o nosso exemplo vamos inserir o número de página na Seção direita. Dê um clique na seção direita para selecioná-la, depois dê um clique no botão ( Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti) para inserir o número de página. Sua janela deve estar conforme indicado na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Dê um clique no botão OK. Você estará de volta a janela Configurar página, com o Cabeçalho e o Rodapé já definidos, conforme indicado na figura a seguir: 

Excel Básico em 120 Lições - Júlio Battisti

Dê um clique no botão OK e pronto, você estará de volta a planilha. Quando você for imprimir a planilha, serão impressos o Cabeçalho e Rodapé que foram definidos no nosso exemplo.


Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA

Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

São 68 Cursos - 3440 Vídeo Aulas - 396:07 horas

68 Certificados de Conclusão e Acesso Vitalício

Domine Todos os Recursos de Informática Exigidos pelo Mercado de Trabalho, Através de Exemplos Práticos, Completos e Úteis, Detalhadamente Explicados - Passo a Passo

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

 

Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

https://juliobattisti.com.br/informatica-curso-completo-1v.asp

« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL?

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00

Para Todos os Detalhes, Acesse:

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas


Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

https://juliobattisti.com.br/excel-curso-completo.asp


Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI