NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosGer Pro : Gestaoprojetos006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Gestão de Projetos–Parte 6

 

Objetivos:

 

Esta é a Parte 4 de uma série de tutoriais sobre o uso de Gestão de Projetos.

 

Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a concepção de projetos bem como sua definição de objetivos  tanto estrategico como de definição de metas. Você aprenderá a definir, bem como a recrutar e coordenar os participantes de um projeto.

 

Pré-requisitos:

 

Nenhum.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Gestão de Projetos – Criação e Utilização.

 

Este curso terá seis módulos, com 10 lições por módulo e estará disponível para aquisição a partir de 31 de Março de 2006, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

 

Gestão de Projetos – Parte 6

 

"Quando você é forte o bastante, não existem precedentes."

- F. Scott Fitzgeral

 

Liderança

 

É preciso ter uma liderança forte para comandar um time ao sucesso.  Quer seja um  técnico de futebol, um presidente, ou até um síndico de um prédio deve-se estar atento à sua especialidade e saber desta especialidade como um todo”globalização”.

 

Um líder não “fracassa” ele “aprende”. Ele “não dá o peixe”, “ensina a pescar”, ele não “guarda rancor”, “ele ama” são notiriamente temas atuais que não podem faltar num líder de sucesso. Seguem abaixo alguns itens essenciais para um bom líder de sucesso:

 

1- Credibilidade

2- Visão

3- Controle de Emoções e pensamentos

4- Metas e Alvos – Saber o que quer e para onde vai

5- Implementação, diagnóstico

6- Humildade

7- Ética

8- Reação à mudanças

9- Automotivação

10- Valores

 

1- Credibilidade

 

O seguimento atual que está mais em alta é o bancário. A nossa  credibilidade ou reputação se forma com o decorrer dos anos adicionados à nossa conta da credibilidade.  Imagine você por exemplo depositar todas as suas economias num banco que numa segunda-feira te diga que perdeu todos os dados dos correntistas e suas movimentações! Um bom termômetro para isso é olhar os “frutos”  ou o que o líder conquistou com o cargo (os resultados), ou ainda seus atributos “espirituais”  ou não palpáveis estão num modelo atual bastante requisitados. Ninguém ou poucas pessoas seguem  a um líde sem credibilidade.  Um bom marketing pessoal ajuda, mas é preciso resolver as situações  e problemas que lhe são apresentados para que a sua credibilidade cresça. Quer seja um político, um religioso, um empresário, um executivo, uma marca, etc, a sua credibilidade consta como uma credencial principal no mercado atual.

 

2- Visão

 

Quando se trabalha com projetos se consegue  obter resultados maiores que sua capacidade normal. Quando se tem um projeto se trabalha como se fosse um “general”. Um general normalmente é quem dá os comandos e inspira tropas dando assim a direção necessária ao grupo. As pessoas normalmente seguem quem sabe para aonde ir e portanto um líder precisa enxergar além de todos os liderados.

 

3- Controle de Emoções e pensamentos

 

É preciso saber controlar emoções e pensamentos pois os mesmos podem, se não  controlados pôr tudo a perder. Nunca tome decisões quando estiver com : fome, nervoso, triste, feliz, ansioso,  ou qualquer um outro estado emocional. Por exemplo não é bom fazer compras no supermercado quando estiver com fome, pois a tendência será comprar mais do que o esperado.  Durante o dia passam na nossa mente vários pensamentos, mas deve-se controlá-los ao nível de não interferir nos nossos objetivos e metas.

 

4- Metas e Alvos – Saber o que quer e para onde vai

 

As metas e alvos devem ser fixos.  O que dever ser maleável é o planejamento e a implementação.

 

5- Implementação, diagnóstico

 

Um líder basicamente precisa saber implementar e diagnosticar todas as situações.  É como um controle remoto. Não precisa saber como ele funciona, os chips e bytes, mas saber que apertando-se aquele botão ele irá mudar de canal.

 

6- Humildade

 

Imite Sócrates ou Jesus.

 

7- Ética

 

Não é recomendável mentir. Um líder mentiroso perde a credibilidade de seus liderados e muitas vezes perde o seu cargo. Um líder desonesto do mesmo modo pode colocar tudo o que conseguiu, inclusive a sua reputação em risco.

 

8- Reação à mudanças

 

Um líder de sucesso precisa estar atento às mudanças, quer sejam internas ou externas que possam afetar diretamente ou indiretamento no andamento do projeto.

 

9- Automotivação

 

Hoje em dia encontram-se muitos livros relacionados à motivação, obtenção de metas. Mas um líder de sucesso tem que ser automotivado, ou seja não depender de nenhum fator externo para estar motivado. A sua motivação principal é a interior. Por exemplo, antigamente tinha-se os chamados gritos de guerra, principalmente para o departamento de vendas. Hoje em dia tem a obtenção de resultados como motivação principal.

 

10- Valores

 

Suponha-se que você deseje viajar. Você viajaria para a Ásia, Europa, etc, ou preferiria ir para uma fazenda tranquila. Os valores são as coisas mais importantes que se pode acreditar. Quando se cria valores , se cria uma estrutura básica para uma empresa, carreira profissional, ou vida pessoal. honestidade, ética, compromisso, pessoas, cliente, “mais por metro quadrado” são valores que muitas das vezes transcende o valor dinheiro.  O general do exercito da salvação dizia : “A paixão de muitos é dinheiro e poder, a minha é almas”.  “Uma nota de Cem dólares queima igual a de Um Dólar são frases que podem valer bem seus valores. Imagine por exemplo se as 05 pessoas mais importantes de sua vida não existissem ou partissem para sempre. Ou até mesmo a empresa ou organização que você está agora ou até você mesmo se nunca existisse, que mudança isso faria! Pode-se ter como valores os seguintes itens:

 

Carreira

 

Dinheiro

 

Segurança

 

Amizade

 

Respeito

 

Casamento

 

Pessoas

 

Família – Filhos e parentes

 

Diversão

 

Qualidade de Vida

 

Poder

 

Fama

 

Espiritualidade – Deus

 

País

 

Saúde

 

Cliente

 

Compromisso

 

Prazo

 

Caridade

 

 

Amor

 

Exercício 2

 

Assistir aos seguintes filmes (no mínimo 02)

 

FARENHEIT 11 SETEMBRO

 

VIDA DE INSETO

 

SUPER SIZE

 

HITLER

 

EFEITO COLATERAL ou COLATERAL

 

Conclusão:

 

Neste tutorial, mostrei e defini o conceito de liderança moderna. Descrevi também exatamente como funciona as características de um líder de sucesso, bem como os seus principais valores e como o mesmo pode influir no líder. Na próxima parte deste tutorial você aprenderá a definir concepção do projeto.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI