NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosGer Pro : Gestaoprojetos008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 

Gestão de Projetos–Parte 8

 

Objetivos:

 

Esta é parte de uma série  tutoriais sobre o uso de Gestão de Projetos . Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a concepção de projetos bem como sua definição de objetivos  tanto estrategico como de definição de metas. Você aprenderá a definir, bem como a recrutar e coordenar os participantes de um projeto.

 

Pré-requisitos:

 

Nenhum.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Gestão de Projetos – Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 10 lições por módulo e estará disponível para aquisição brevemente, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

 

Gestão de Projetos – Parte 8

 

“Não existe maneira certa de fazer uma coisa errada."

 

(Kenneth Blanchard)

 

Esboço do Projeto (Parte 2)

 

Planos de Ação

 

Definindo-se o propósito ou meta do plano deve-se em seguida definir os planos de ação.

 

Num plano de ação é definido o esboço do projeto, analisando-se uma visão e uma direção

 

O que fazer?

 

Deve-se primeiramente estar definido o resultado desejado. Em seguida é necessário uma coleta ou avaliação dos dados apresentados. É preciso saber também como as outras pessoas participantes do plano estarão envolvidas do mesmo. Definindo-se isto, muitos problemas poderão ser evitados ou previstos no decorrer do caminho.

 

Quando fazer?

 

Nem tudo pode ser feito estalando-se um dedo ou num piscar de olhos.  Pra um bom desenvolvimento de um projeto é preciso avaliar cuidadosamente o prazo previsto para cada etapa, seja ela de uma tarefa, um compromisso ou até o prazo final de um projeto.

 

Pesquisas mostram que 85 porcento dos projetos têm o prazo de conclusão extendido devido à falhas de controle de execução e prazos que não são cumpridos. Uma característica de um projeto para atingir a certificação com base em ISO 9000 é o cumprimento de prazos.

 

Como fazer?

 

“Tudo é uma questão de escolha”

 

A todo instante decidimos sobre tudo ao nosso redor. Decidimos aonde morar, como nos transportar, a cor da nossa roupa, com quem nos casar.

 

Antes de começarmos a fazer, deve-se utilizar do recurso de pesquisa, para se avaliar todas as possibilidades de como fazer.

 

Oportunamente pode-se utilizar do recurso de:

 

Brainstorming (Tempestade Cerebral)

 

Numa sessão de Brainstorming, no máximo 2 horas, levanta-se todas as possibilidades possíveis, inclusive as impossíveis ou pouco prováveis. Numa sessão de Brainstorming, encoja-se o pensamento criativo e livre para um determinado assunto.

 

Como conseguir o máximo do Brainstorming:

 

1. Escrever numa folha de papel, num flip chart, num caderno, enfim anotar e registrar todas as possibilidades apresentadas durante a sessão;

 

2. Pedir para cada participante apresentar a sua idéia uma de cada vez, ou conjuntamente conforme o assunto;

 

3. Evitar críticas às idéias propostas como afirmação de posicionamento;

 

4. Não desistir enquanto não alcançar uma solução ou o objetivo; (cuidado para não extrapolar o tempo previsto)

 

5. Esteja descontraído, e encojare o pensamento inovador e idéias diferentes.

 

Estudo de Caso 1

 

Uma das tendências do mundo moderno é o Retardamento do envelhecimento. As pessoas mais velhas estão gastando cada vez mais em recursos de medicina preventiva e cirurgia plástica, vestuário, coloração do cabelo e com comportamento mais jovial e de maneira não propensa à sua faixa etária. Freqüentemente estão em danças de salão,  em camping e em eventos.

 

Faça um Brainstorming sobre o assunto e tente descobrir o futuro de tal tendência.

 

Neste Brainstorming veja os seguintes pontos analizando-se a visão da família com relação ao assunto:

 

O que fazer?

 

Como fazer?

 

Quando fazer?

 

Estudo de Caso 2

 

Outra tendência é a de “Manter-se vivo”. Cada dia mais as pessoas estão interessadas no que comem, seu estilo de vida e em medicina curativa. A maioria das pessoas hoje em dia morrem no hospital e não mais em casa com a sua família. Os médicos ficam até o último instante tentando recuperar a saúde do paciente que muitas vezes já está decretado o seu falecimento.

 

Faça para esta tendência outro Brainstorming e tente descobrir as causas, os motivos pela qual as pessoas estão querendo manter-se vivas.

 

Neste Brainstorming veja os seguintes pontos, com a visão dos médicos com relação à este assunto:

 

O que fazer?

 

Como fazer?

 

Quando fazer?

 

Possíveis Respostas:

 

Estudo de Caso 1

 

A família pode apoiar o familiar até certo ponto. Ou seja deve apoiar até que esta atitude não extrapole os limites do ridículo ou do bom convívio familiar.

 

Deve conversar e dialogar com o familiar que também ele deve seguir algumas limitações da idade, pois muitas das vezes o seu corpo não acompanha mais o ritmo jovem.

 

Em momento oportuno aonde os familiares estejam abertos ao diálogo.

 

Possíveis Respostas:

 

Estudo de Caso 2

 

O médico pode de apoiar o paciente e os familiares até certo ponto. Ou seja deve apoiar até que esta atitude não extrapole os limites em que não haja mais condição de manter o paciente vivo.

 

Deve conversar e dialogar com os familiares e explicar que a morte é uma causa natural da vida e que chega para todos, e que não há mal nenhum em morrer em condições dignas e próximo aos familiares.

 

Em momento oportuno aonde os familiares estejam abertos ao diálogo.

 

Atividade:

 

No seu(s) projeto(s) desenvolva um escopo(rascunho) do objetivo principal e coloque as principais atividades para conseguir o seu alvo.

 

Determine também:

 

O que fazer?

 

Como fazer?

 

Quando fazer?

 

Conclusão:

 

Neste tutorial, mostrei e defini o conceito de esboço do projeto. Também descrevi exatamente como se faz um plano de ação para a uma necessidade, a definir o que fazer, como fazer e quando fazer. Na próxima parte deste tutorial você continuará a ver o desenvolvimento do projeto.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI