NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosHardware : Montagemconfiguracaopc012
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Montagem e Configuração de PC– 12ª Parte

 

Objetivos:

 

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC.

 

Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal, não tendo como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros da área e um acompanhamento personalizado em questões de conhecimentos técnicos avançados. Todas as marcas e nomes apresentados tem seus direitos reservados aos fabricantes.

 

Montagem e Configuração de PC – Barramentos

 

* Barramentos

 

Como foi visto em tutoriais anteriores o conhecimento básico sobre algumas partes fundamentais de computadores, começaremos a partir deste tutorial a detalhar informações mais especializadas sobre os diversos assuntos de montagem e manutenção de PC.

 

Barramentos é basicamente um conjunto de sinais digitais com os quais o processador se comunica com o seu exterior, ou seja, estabelece uma comunicação com os chips da placa mãe, e demais periféricos.

 

O barramento pode ser considerado como um caminho de comunicação entre os mais diversos periféricos do computador.

 

O chamado barramento também é conhecido como Bus e possui como características possuir linhas metálicas que são impressas na placa mãe, conduzindo informações entre a CPU e as placas diversas. Esta velocidade de tempo de transferência de dados e media em Mhz e pela capacidade de transferência em bits.

 

* Barramento Local

 

O barramento Local ou “Local Bus” é o barramento mais importante do computador, pois estabelece a comunicação entre o processador e as memórias SRAM e DRAM.

 

O Local Bus conecta o processador à memória RAM e ao Chip da placa-mãe. Na realidade o Local Bus e a mesma placa de sistema, tipo upgradable, possuindo um slot especial conhecido como o próprio nome de local bus.

 

O computador 386 e 486 se comunicam com a memória em 32 bits e os periféricos instalados nos slots em velocidades de 16 bits. No Bus, o microcomputador se conecta com esse slot em 32 bits.

 

No sistema Local Bus, todos os componentes trabalham em 32 Bits e na mesma velocidade do processador, sendo no máximo 33 Mhz “chamado de sistema VESA” e 66 Mhz “sistema PCI”.

 

Quanto maior for a taxa de transferência do barramento local, melhor e mais rápido será o desempenho do microcomputador.

 

Porém determinados processadores usam a mesma freqüência de operação externa, no caso 66 Mhz e por isto terão o mesmo desempenho de barramento, seja ela qual for a sua freqüência de operação interna.

 

Observe um esquema de comunicação Bus:

 

 

- Tabela de freqüência de barramento

 

 

* Tipos de barramentos, funcionamento e demais informações

 

- Barramento PCI

 

Um dos principais tipos de barramentos do computador é chamado PCI. O termo PCI (Peripheral Component Interconnect) foi criado para ser um barramento de expansão.

 

O PCI foi elaborado e projetado pela empresa Intel na época de desenvolvimento  do processador Pentium. Fez tanto sucesso este barramento que é usado até hoje.

 

Este grande sucesso se deve pelo fato dele trabalhar com velocidade de 32 a 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferências. Só para exemplificar essa taxa de transferência um slot PCI de 32 bits pode chegar a transferir 130 Mb por segundo.

 

Um dos grandes fatores de sucesso do slot PCI pode ser considerado também o fato dele suportar a tecnologia Plug and Play (Pnp), que permite uma placa ser encaixada em um slot PCI e ser automaticamente reconhecida pelo microcomputador.

 

O barramento PCI padrão trabalha a 32 bits e 33 Mhz o que nos remete uma taxa de transferência de dados de 132 Mbs. A conexão com a placa-mãe é feita através da chamada Ponte Norte ou chipset da placa-mãe.

 

Vejamos duas figuras:

 

1 – Slot PCI especificamente

 

 

2 – Placa mãe com slot PCI

 

 

- Barramento AGP

 

Para ter uma maior taxa de transferência de informações entre as placas de vídeo e placa-mãe, objetivando ter uma melhor performance em softwares voltada para tecnologia 3D, novamente a empresa Intel arquitetou e desenvolveu um barramento especificamente desenvolvido para a comunicação com o vídeo.

 

O termo AGP significa (Accelerated Graphics Port), este slot é somente para uso de placas que tem tecnologia.

 

Desta forma o barramento AGP permite que a placa de vídeo  tenha acesso direto a memória RAM do computador, usando-a para armazenar informações que antes ficariam na memória do vídeo, que se encontra localizados na própria placa de vídeo.

 

O primeiro AGP (1x) trabalhava com velocidade de 133 Mhz, proporcionando uma velocidade no valor de 04 vezes mais ao barramento PCI.

 

Observe as figuras:

 

1 – Slot AGP especificamente

 

 

2 – Placa mãe com slot AGP

 

 

Nas próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.  Até a próxima.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI